"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/01/29

I would Run way...Runway


E' ciclico. Sempre que saem a publico alguns resultados sobre as performances dos nossos estudantes em determinada disciplina, logo aparecem os entendidos e especialistas a apontar o dedo acusador. Em Portugal, e' raro se ouvir: a culpa e' de todos. Tem de existir sempre algo ou alguem que tem de assumir algum erro. Depois de isso acontecer, todos ficamos mais descansados e podemos dormir ou entao rumar ao cafe para discutir futebol ou a vida alheia. Aposto que hoje, muitos vao ser os "especialistas" a apontar culpados. Vao ser desde Professores, Governo, alunos...enfim de tudo. Propostas, ideias para inverter isto? Na... Nao vale a pena, pois a gente quer e' saber quem sao os culpados, quais os projectos que nao funcionaram e logo depois as coisas "vao ao sitio". Mas nao vao! Esta rapidez e superficialidade, no tratamento dos mais variados assuntos, especialmente na comunicacao social, so nos leva ao fracasso. Ja tivemos o tempo "das comissoes de acompanhamento para a elaboracao de um programa de combate" , entretanto temos a vontade reformadora (ainda existe?pouco vejo...!) deste governo. No meio disto tudo, houve o tempo em que o "dinheiro alemao" disfarcado de escudos via UE" foi enterrado em "brincadeiras" e formacao dos alunos...
O resultado sempre o mesmo... Quando se pensa que as coisas ja sao mas, temos conhecimento de piores resultados...
Contudo, hoje discute-se, amanha comenta-se e depois de amanha foi ja esquecido.
O Publico de hoje faz nota de primeira pagina os resultados das provas de afericao nas disciplinas de Portugues e Matematica. Na realidade sao preocupantes, mas nao sao nada de novo...O problema e' mesmo esse, e' uma tendencia que ainda nao se conseguiu inverter...
Medidas... O lapis de cor, pouco tem a acrescentar, e' um facto. Do que pode falar e' da sua experiencia pessoal com a matematica. Nunca teve pavor 'a matematica. Nunca tentou fugir dela, sempre teve a ideia de que as coisas nunca sao tao complicadas como parecem. Teve disciplinas de matematica ate ao terceiro ano da Faculdade, numa Faculdade de Engenharia, e nunca as deixou de fazer na primeira oportunidade lectiva... Depois poderiam fazer-se campanhas de forma a melhorar a imagem que as pessoas, os jovens, tem da matematica. Por exemplo isso acontece aqui nos EUA. Existem alguns comerciais na TV em que se incentiva e se tenta incutir uma mensagem positiva da matematica. Alias penso que sempre que saem novos dados sobre os resultados dos alunos e estes sao discutidos e passados para a opiniao publica, estamos aumentar a imagem negativa que a matematica tem nos mais jovens. Pensam eles... - "Meu, se os resultados sao assim tao maus, aquilo deve ser mesmo dificil, ena pa, tenho de fugir disso!"

Sem comentários:

Arquivo do blogue