"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/02/27

Fugas de informacao

a
Existe um fenomeno recente nos "emails em cadeia" em Portugal.
Dantes eram as cartas que as vezes se recebia em casa, dizendo... "Envie esta carta para mais 10 pessoas e todos os seus desejos serao realidade"... Depois essas cartas foram transferidas para a net e de vez em vez elas parecem nas nossas contas de email...
Mais tarde foram as fotos, as montagens de fotografias de figuras publicas, etc...
Ultimamente existem emails, que eu considero eticamente reprovaveis, a "rolar" pela internet. Falo da utilizacao de respostas de alunos a algumas perguntas. Muitos tem o cuidado de retirar o nome do seu autor do ficheiro, mas outros nao se dao ao trabalho... Estes emails servem para ridicularizar os alunos e so e' possivel a sua publicacao atraves da iniciativa dos professores que corrigem os testes/exames.
E' neste ponto que acho reprovavel a atitude destes professores... Por exemplo, todos nos quando mais pequenos respondemos de forma estranha a algumas perguntas da primaria (eu tenho a minha resposta na minha mente muito fresca). O problema e' quando se desconhece o contexto, idade, personalidade do aluno...
Sinceramente nao me parece bem esta utilizacao dos alunos para "galhofa global". Acho que os professores deveriam ter em mente que tambem deve ser capaz de guardar um certo sigilo profissional. Penso ser o minimo...

Mas se calhar sou so' eu que assim penso...

Sem comentários:

Arquivo do blogue