"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/02/02

O oposto de Portugal...

a
Recortei uma parte do New York Times do dia 23 de Janeiro. Na pagina A12 vinha uma noticia sobre o ABORTO.
Entretanto o tempo passou...Em Portugal assinaturas, mais de cem mil, foram entregues ao Presidente da Assembleia pedindo, penso que nao me engano, uma nova consulta, por referendo, popular sobre o assunto.
A minha opiniao nao e' para aqui chamada, pois nao e' isso que me interessa discutir neste post.
O que gostava de referir e' a diferenca de abordagem na opiniao publica dos EUA e Portugal sobre o assunto.
Em Portugal, a visibilidade de quem defende o aborto (bem sei que e' muito redutor dividir assim, mas assim vai para ser mais facil escrever e catalogar...) e' sempre superior a quem defende a proibicao. Parece, principalmente para os mais jovens, sempre mais facil afirmar que se e' a favor do aborto do que contra... Nunca entendi bem porque...
Ao mesmo que em Portugal se volta a discutir o aborto, de forma a levar a um novo referendo, em Washington a 20 de Janeiro, milhares de pessoas (pelas fotos, constato, a esmagadora maioria mulheres...) fazem um "rally" de apoio ao Presidente George Bush, que e' manisfestamente contra todas as formas de aborto.
Em suma nos EUA e' politicamente correcto ser contra o aborto, enquanto e Portugal se passa exactamente o contrario.


Post Scriptum - Sobre a questao existem algumas pessoas que afirmam que apenas as mulheres deveriam ter posicao sobre esta materia. Para mim esta visao revolta-me bastante, pois se assim fosse e no caso hipotetico de a minha parceira ficar gravida a minha opiniao pouco ou nada seria necessaria para a "decisao dela"...

Sem comentários:

Arquivo do blogue