"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/04/14

Fuga de cerebros...As medidas do Governo.

a
Ontem a responsavel pelo Ministerio da Ciencia e do Ensino Superior (MCES) anunciou um Novo Modelo de Financiamento à Ciência - MAIS CIÊNCIA MELHOR CIÊNCIA. O documento pode ser consultado por aqui (versao integral) e aqui (o resumo).
Teve impacto na comunicacao social o ponto de "COMPLEMENTO DE ESTÍMULO À EXCELÊNCIA E À FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS" batizado como uma medida de combate 'a "fuga de cerebros". Mas o que diz o referido ponto? Afirma que de forma a "Aumentar os recursos humanos qualificados nas ciências e tecnologias e promover o emprego científico", os "investigadores nacionais ou estrangeiros radicados numa instituição portuguesa ou ainda aos que se queiram radicar em Portugal, será concedido, pelo período de dois anos, um complemento para despesas de investigação", adiantando de que "Caso se trate de um investigador português no estrangeiro e que pretenda regressar e trabalhar em Portugal, este complemento terá um acréscimo de 100%". Para o investigador ser candidato valido tem de corresponder a um perfil:"publicado 100 artigos em revistas internacionais referenciadas no ISI e com 200 citações; e/ou sido supervisores de, pelo menos, 10 doutoramentos já concluídos e publicado 50 artigos em Revistas Internacionais referenciadas no ISI e com 100 citações;".
Ainda antes de conhecer as medidas, eu ja tinha lido algumas reacoes de alguns investigadores sobre o assunto. Uns defendem que o criterio 'e bastante exigente e que os que se encontram ja dentro padrao/perfil da medida "'é bom cientista e já está bem estabelecido la fora". Outros defendem que e' uma medida importante e que nota que o Governo esta empenhado na Ciencia em Portugal.

Acho um pouco estranho alguem que trabalhe em ciencia afirmar que os criterios sao bastantes exigentes... A exigencia so faz mal 'a mediocridade. Concordo que estarmos a falar de um numero, e que em termos de ciencia e de producao cientifica uma analise neste aspecto quantitativo, e' um erro. O numero de artigos cientificos nada diz! Varias vezes aqui expliquei o porque! Alias tendo em conta a informacao disponibilizada no Portal do Governo, a propria Ministra nao conseguiria completar um item necessario para ter acesso 'as medidas do seu ministerio (tem 92 artigos cientificos "as mais conhecidas revistas científicas internacionais"). Mas ate poderia ter 500 artigos cientificos publicados que, sem saber o factor de impacto dessas revistas, a mim nada me dizia para aferir a qualidade do seu trabalho. Por isso, dizer que o numero e' exigente e' para mim muito pobre em argumentacao, isto para nao ir mais longe...
Curioso foi tambem verificar que ate agora ainda nao se ouviu nenhum investigador que esteja la fora a pronunciar-se sobre o assunto...
Depois, mais uma vez se nota o medo da mudanca que existe em Portugal, ouvir pessoas a dizer que se trata de uma piada de mau gosto esta medida do governo, para mim so tem uma designacao... cegueira politica!Pois de imediato, cai a mascara e la sai que a ISI nao e' definicao de qualidade pois tem " uma visao muito america-centrista"... So faltou dizer que se deveria retirar as tropas do Iraque de imediato!...
Eu estou de acordo que as medidas sao positivas e que denotam um esforco para incentivar e motivar a actividade cientifica em Portugal. Esta e' essencial para o nosso futuro e desenvolvimento. No entanto na minha opiniao em vez de criterios bem definidos, sou mais defensor do modelo americano em que os candidatos sao analisados pelas proprias instituicoes, mediante um juri e apos "talk" sobre o trabalho desenvolvido e o psterior trabalho a desenvolver na instituicao. O juri sabe analisar de forma critica os artigos publicados e qual o seu impacto na ciencia e na area.

Mas as medidas do Governo nao se limitam a este ponto. Toda a forma de financiamento foi revisionada... Ficara para mais tarde uma analise a este ponto.

Termino a ouvir a musica dos ColdPlay: "The Scientist"...

Sem comentários:

Arquivo do blogue