"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/05/06

Erro de analise...

a
Neste post prometia abordar o assunto e demonstrar o erro que se esta a cometer...
Hoje o Publico volta a cometer o mesmo erro. Ate chega a referenciar a opiniao de uma pessoa ligada 'a NIH, suponho ser a NIH pois a noticia nao identifica claramente, que corrobora que os EUA estao a perder o dominio na area das ciencias.
Na minha opiniao esta analise e' um erro. Afirmo porque os dados do The New York Times , apenas dizem respeito a uma area da ciencia, a fisica.

Ora neste momento os EUA apostam nas areas das ciencias medicas-"biosciences". Ainda ha uns meses a University of Michigan anunciou um aumento das verbas transferidas para projectos destas areas, ao mesmo que tempo que encolhia em outras areas... E nesta area, os EUA tem, infelizmente para nos Europeus, um dominio incontestatvel. Ate porque e' mais simples obter dinheiro da industria e do estado, em suma o financiamento e' mais abundante, sendo tambem mais facil descobrir utilizacao e impacte directo da investigacao cientifica na vida das pessoas.

Mas a noticia do Publico traduz em numeros algo que eu ja tinha verificado por estes lados. O jornal avanca que cerca de "38 por cento dos doutorados a trabalhar em áreas da ciência e engenharia, nos EUA, são estrangeiros." e tambem que "os EUA no 17º lugar do mundo, no que diz respeito ao número de jovens inscritos em cursos de ciência e engenharia. Em 1975 estava em terceiro." Pois quem anda pelas escolas de engenharia deste pais, constata que os asiaticos e indianos estao a tomar conta disto...

Sem comentários:

Arquivo do blogue