"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/06/04

UMTS - 3 G





Optimus, Vodafone e TMN, as três operadoras de telecomunicações moveis a operar em Portugal, já tem UMTS.
Depois da a TMN ter sido a primeira a chegar ao mercado, seguida depois da Vodafone, ontem a Optimus lançou também um produto de UMTS no mercado.
Após uma falsa partida e deslizamento em termos de datas, a chamada terceira geração de telecomunicações esta agora ao dispor de todos. Bem na realidade não e' bem assim, se levarmos em conta os preços ainda elevados que este serviço custa. Mais do que os preços das telecomunicações, os preços nominais dos terminais (telemóveis) são ainda proibitivos 'a esmagadora maioria dos portugueses. Claro esta que muitos "filhinhos do papa" já devem andar pelas ruas a mostrar o seu novo brinquedo... Como escrevi uma vez por aqui, e' o "vazio dos armantes".

A minha operadora de telemóveis em Portugal é a Optimus. Sinceramente acho que é a melhor operadora em Portugal. Em termos de imagem e' muito forte! Depois é portuguesa e privada. As suas concorrentes são diferentes... A TMN acho que não tem qualidade para ser líder de mercado. A TMN esta para as operadoras de telemóveis em Portugal, como a Microsoft esta para o software no mundo, ou seja, ambas tem posições dominantes (no caso da Microsoft, posição esmagadora!...) e isso faz com que não invistam o suficiente em inovação e desenvolvimento nos seus produtos. Para quê aumentar os custos se com o que actualmente oferecem serve para dominar o mercado. Parece ser esta a linha de pensamento nestas empresas... Alias, basta comparar os sites das 3 operadoras (poderia ate falar dos spots publicitários de ambas...) e com isenção se conclui que a TMN e' a mais fraquinha das três...
A Vodafone faz parte de um grupo gigante. Logo utiliza todas as sinergias dai recorrentes para ter um serviço bastante aceitável e com qualidade em Portugal.
Agora a Optimus foi uma lufada de ar fresco quando entrou no mercado. O mundo das telecomunicações em Portugal não seria tão competitivo sem a sua presença! Faz parte de um grupo nacional privado e começou de uma posição recuada, quando comparada com as existentes na altura TMN e Telecel/Vodafone. Hoje em dia incomoda, em Portugal, um gigante como a Vodafone. E' mais um exemplo de que podemos e somos competitivos quando apostamos na qualidade!

A UMTS-3G promete revolucionar o mercado das telecomunicacoes e não so, pois na minha opinião para muitas coisas o computador deixara de ser necessário. São realmente novos tempo que aí chegam. Não tenho a menor duvida, e a entrada da Microsoft neste negocio demonstra isso mesmo, que o computador vai assumir um papel mais marginal no acesso ‘a internet com a UMTS. Obviamente que não vai ser de imediato e que as estimativas de numero de clientes de algumas operadoras nacionais para o primeiro ano são demasiado optimistas (e.g. TMN).
Em suma, convêm esperar um pouco para ver como as coisas correm... Os fabricantes de telemóveis necessitam de escoar todos os seus actuais terminais 2,5G (telemóveis com MMS...) e também por isso mesmo ainda não apresentam preços convidativos. Por outro lado as operadoras anunciam que não tencionam subsidiar terminais, pois também estão conscientes da políticas dos fabricantes de telemóveis.
Por volta do Natal, aposto que a 3G vai ser começar a ser popular!

Mesmo assim seja bem-vinda UMTS-3G. Infelizmente não compensa, pelo menos para já porque ainda não existe esta tecnologia nos EUA, ao autor ser cliente desta tecnologia. Mas ando atento, como sempre, a tudo que diga respeito a tecnologia e telecomunicações!

Sem comentários:

Arquivo do blogue