"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/07/21

Poder...

A
Acabo de ver na SIC/Noticias a entrevista de José Pacheco Pereira. Muitas das suas preocupações, criticas sobre este novo governo são comungadas também por mim.
Interessante a sua analise sobre a dinâmica de poder que, infelizmente, existe nos partidos políticos (principalmente PSD e PS).
Afirmou que os partidos políticos não sabem fazer politica sem o objectivo final de obter o poder. Sem essa ideia de poder, os partidos políticos não funcionam politicamente... Só produzem algo com esse espírito de controlar/obter algum tipo de grau de poder. Esta afirmação levanta uma discussão que acho interessante e muito relevante.
Mal, apreendi, em tempos em que tinha outras responsabilidades partidárias, que a oposição “deve apontar o que esta mal”, sendo que o partido que gere o poder devera ser responsável pelo delinear das opções. Ainda bem que no tempo certo para me curar desses vícios, abandonei a politica mais activa e com mais responsabilidades. Sinceramente, acho necessário produzir, lutar, viver fora da politica, antes de “oferecer” as nossas capacidades ‘a politica.
“Um partido na oposição só deve mostrar o que vale quando chega ao poder... Ate esse dia deve apenas criticar e apontar erros e não outras opções.” – Versão oficial do Manual dos partidos políticos.
Em suma não se consegue ver nada a médio-prazo na oposição... Sendo ainda mais problemático quando quem exerce o poder pensa também no imediato e no “conta-corrente”...

Onde esta aquele sentimento de serviço publico que os partidos devem ter? Escondem-se ideias e guardam-se projectos na gaveta das sedes politicas para não auxiliar os adversários políticos a ganhar eleições. Contudo, desta forma não se pensa nas pessoas das cidades/pais E’ este o verdadeiro problema de se fazer politica para ganhar eleições... O inverter de prioridades: primeiro o poder pessoal, depois o partido e só depois vem Portugal...


Sem comentários:

Arquivo do blogue