"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/07/01

Porque se dorme?...


A revista Nature de hoje tem na sua capa a seguinte pergunta: "Why do we sleep?".
E' um artigo muito interessante que reporta um estudo sobre o mapeamento do cerebro com o intuito de constatar se existe um perfil comum e logico das zonas mais activas do cerebro sobre o sono.
A mesmo revista comenta e analisa as proposta do candidato John Kerry para a ciencia. Tem algumas ideias extravagantes e na minha opiniao pouco apelativas para a comunidade cientifica.
Um outro artigo que aconselho (como sempre obviamente que envio o pdf file a quem estiver interessado no artigo...) trata dos ritmos circadianos das nossas celulas e tecidos... os ritmos circadianos pode ser explicado pela apetencia celular em reconhecer e regular-se com a luz solar e logo regular a sua actividade em ciclos de 24 horas. E' como se existisse um relogio biologico interno nas celulas. Dai que alteracoes forcadas repentinas no ciclo circadiano dos humanos leve a efeitos negativos. A base cientifica do famoso jet lag esteja relacionada com alteracoes no ciclo circadiano. Os autores iniciam o artigo desta forma muito peculiar: "Have you ever heard of a bacterium with jet lag? The idea might seem absurd; 20 years ago, experts in the field would have thought so too. Bacterial cells were believed to be just too 'simple' to have the biological clocks necessary to regulate daily (circadian) rhythms of gene expression, physiology and behaviour" Interessante o facto de neste artigo existir indicios de que mais do que sistemas celulares, pode existir um relogio biologico em cada celula...

Sem comentários:

Arquivo do blogue