"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/09/15

Encontro de Ciência – Curia no Porto


O meu programa de Doutoramento, Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina (PGDB), festeja este ano 10 anos de existência. António Coutinho(pessoa que possui um currículo invejável e notável a todos os níveis... a nivel de curiosidade basta referir os 11 papers na Nature entre as varias centenas de publicacoes), director do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e ex-director do PGDB adjuvado por Alexandre Quintanilha fomentaram e tornaram realidade a existência de um Programa de Doutoramento único no mundo. O PGDB admite todos os anos 16 alunos das mais diversas áreas, assegurando todas as condições que permitam um trabalho cientifico de qualidade elevada . O único critério que deveríamos ter para a escolha era a qualidade do laboratório e Universidade. Assim após um ano de aulas e treino laboratorial, os alunos são convidados a escolher o melhor local para prosseguirem os seus estudos.
Uma vez por ano, tradicionalmente por altura de Setembro, todos os alunos dos diferentes anos do PGDB (eu por exemplo faço parte do 2PGDB, sendo que este ano ja iniciaram as aulas do 5PGDB) reúnem-se na Curia de forma a “prestarem contas” do trabalho realizado, ouvir conselhos do “grupo de sábios” que são os elementos do Comité Executivo do programa, interagir cientificamente com os cientistas convidados, conhecer e seguir o trabalho de colegas criando networks de trabalho e por fim mas não por ultimo conviver com colegas. Dessa forma durante uma semana estamos “fechados” num hotel da Curia para se discutir e falar sobre ciência. Não e’ difícil de prever que a semana da Curia tem uma aceitação bastante elevada e favorável por todos os alunos do PGDB.
Este ano, de forma a celebrar a data, a direcção do PGDB decidiu convidar e alargar o tradicional encontro da Curia a outros programas do género que entretanto foram criados pelo pais ‘a imagem do PGDB. Eu sinceramente não vi as coisas com uma visão muito simpática, porque para mim “Curia” tem de ser na Curia (leitão, ar puro e festas na piscina...). Depois também porque tenho impressão que muita gente significa maior dispersão e confusão, mas a ver vamos como corre. Fiquei um pouco mais alegre quando soube que o Porto foi o local escolhido para o evento. Por outro lado um encontro desta natureza, de certeza de que, vai atrair os olhos da comunicação social e toda a informação que circule sobre ciência no nosso pais deve ser sempre bem-vinda.

Escrevo este post porque faz, amanha, três anos em que estive presente na minha primeira Curia, marcando nesse momento a minha mutação para a Biologia. Desde esse momento tudo modificou na minha vida. Deixei de viver na minha cidade predilecta, fiquei ausente dos amigos, namorada e família. Não mais voltei a praticar com frequência o meu desporto de eleição – voleibol. Ate mesmo o meu “sotaque nortenho” carregado e “raçudo” ficou atenuado. Enfim, nesse preciso momento, e sem consciência profunda das consequências, a minha mudou de facto. Mesmo assim e tendo, agora, profunda consciência de todas as alterações que a minha vida teve desde então e mesmo ate prevendo que provavelmente estas ainda não terminaram, no caso de me perguntarem se me arrependo, a resposta surge rápida: Não!

Sem comentários:

Arquivo do blogue