
Uma das principais vantagens na mudança de Ann Arbor para Cambridge/Boston está no aumento exponencial de eventos que suscitam o meu interesse.
Nesta noite tive a oportunidade, provavelmente única, de estar lado a lado com o realizador Pedro Almodóvar.
O realizador espanhol foi o convidado de Harvard e os alunos tiveram oportunidade de o entrevistar.
Numa sala repleta e na última sessão (era para ser apenas uma mas a procura foi tal que tiveram que dividir em três...) da “entrevista”, Pedro Almodóvar presenteou-nos com respostas directas, longas e muito personalizadas.
Mal chegou definiu desde logo o tom aberto e intimista deste encontro. As suas primeiras palavras foram para dizer que estava ali para conversar sobre tudo e mais alguma coisa, sublinhando que até poderia dar conselhos sobre questões sentimentais...
Suponho não ser necessário sublinhar que toda esta conversa com Pedro Almodóvar foi digerida com imenso prazer pelo autor do Lápis de Cor.
Foram varias as frases e gestos que me ficaram e ficarão na memória. Foi deveras interessante ver o realizador espanhol a fazer um apanhado do seu inicio de carreira: “O realizador Almodóvar, fisicamente, segui o decurso dos anos... Em meados dos anos 70, pesava 70 e tal quilos, nos anos 80 engordou e já pesava 80 e poucos. Claro está que nos ano 90, consegui chegar até aos 90 Kg. Muito recentemente fiz uma festa para comemorar o meu primeiro centenário... Não em idade, mas sim em peso, claro está!” . “Os meus filmes iniciais tiveram uma vertente de comedia e a isso está associado o facto de me divertir muito naquela altura... A minha vida era foder, sair e cocaína!... Depois acalmei e comecei a conhecer-me em solidão... E a isso estão associados o início dos filmes dramáticos”
Ficou também uma novidade e promessa que os próximos filmes de Almodóvar vão ser mais fieis ao início da sua carreira. Vêem ai filmes com o carimbo do humor do espanhol.
Post Scriptum – Não tive oportunidade de tirar uma fotografia... Nestas alturas, como ontem, tenho pena de não ter um telemóvel com maquina fotográfica...
Sem comentários:
Enviar um comentário