"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/10/01

Round One (II)


A “real answer” sobre o debate desta noite e’ um pouco mais elaborada, mantendo-se a opinião de uma melhor performance de John Kerry.
Primeiro, este encontro televisivo entre os dois candidatos, teve pouco de debate. Foi mais um somatório de diversos monólogos com alguma fase de resposta e contra-resposta. No entanto apenas uma única vez se interromperam mutuamente, sendo a ocasião para se auto-elogiarem e falarem das suas filhas. Curioso, não?...
Depois devo afirmar que fiquei impressionado com a preparação que Kerry demonstrou para tratar de diversos temas ao mesmo tempo. Apresentou que e’ possuidor de uma argumentação bem elaborada que não fica pelo superficial. Em suma teve uma postura em que denotou segurança naquilo que estava a abordar, conseguindo por vezes passar a ideia de que não e’ só um conhecimento teórico sobre os acontecimentos que possui, conseguindo ir um pouco mais alem, tal como explanou algum conhecimento no terreno quando deu o exemplo da sua presença na Rússia, mais concretamente na sede do KGB.

Bush, por seu lado, jogou constantemente ‘a defesa. Kerry consegui mesmo, numa ou outra ocasião, deixar Bush enrolado com o seu discurso a procurar o tom ideal para responder. Ou seja, Bush utilizou grande parte do seu tempo a justificar-se das suas politicas. O que não e’ propriamente o seu forte. Como cedo verificou que pela via da argumentação, já não tou a pedir pela via dos factos concretos, não conseguia desmontar a melhor preparação e segurança do seu oponente, usou e abusou de palavras curtas e repetidas. São incontáveis as vezes que este repetiu as palavras, inimigo, posição dúbia, mudança de opinião, fomos atacados, entre outras.
Este “debate” agradou-me porque ambos conseguiram fazer passar o que os distingue, pois varias, ambos, foram claros a afirmar:”ao contrario dele, eu...” (algo que não se vê muito nos debates do nosso pais).

No fim grande parte dos comentadores foram unânimes em dizer que Kerry deve ter ido para casa mais contente com a sua performance, alias a primeira sondagem que descubro após este debate confirma este sentimento generalizado. Ver aqui (de certeza de que outras se seguirão...).

Agora temos de esperar para ver se, na realidade, este debate vai notar um influencia na tendência de vitoria que Bush tem ate ao momento. Contudo convém também não esquecer de que as sondagens não estão a ter em conta certos parâmetros (por exemplo o voto dos jovens e daqueles que ate não votavam ainda. E nisso basta andar pelas ruas dos EUA para se notar que Kerry esta muito bem organizado tentando captar esse faixa de votantes...).

Para terminar faço minhas as palavras que um comentador sentenciou na CNN: “Quem não seguisse estas eleições e não soubesse em que lado estava o actual Presidente dos EUA, diria que Kerry era, sem duvida, a pessoa que tinha o destino deste pais, tal foi a segurança e convicção utilizada na sua argumentação.” Por momentos Kerry teve traços de Clinton.



PS – Fico curioso por ler mais opiniões sobre o debate. Ler, por exemplo, a opinião do Nuno que também deve ter seguido este debate por estas bandas. Ou a opinião dos detectives pró-Bush , ou o sempre atento Paulo – detector de Spin.

Sem comentários:

Arquivo do blogue