"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/10/09

Round Two...





Por estar a jantar não vi em directo os primeiros 20 minutos do debate desta noite. Neste momento acabei de ouvir essa parte do debate, por aqui, ou podem também ler todo o debate.

Após esta adenda segue a opinião.

O comentário rápido sobre o segundo round dos debates, voltou a resultar numa vitoria de John Kerry, embora por uma margem mais curta. Segundo li as sondagens reflectem o meu sentimento.

Foi a primeira vez que assisti a um debate com estes moldes e realmente gostei bastante. Espero que um dia se veja este tipo de debates, com perguntas seleccionadas pelo jornalista da plateia aos candidatos, numas eleições legislativas em Portugal.

John Kerry manteve a tendência vitoriosa e demonstrou que o primeiro debate foi ganho à pelas suas qualidades e não ás custas de um Bush num dia menos bom. Também fica a ideia de que pode fazer vários debates e Kerry dificilmente sairá como perdedor com George Bush.


Por seu lado Bush apostou bastante num tom mais directo de “buddy” aproveitando sempre que possível para deixar uma piada ou deixar um sorriso para as cameras, tentando dizer votem em mim alem de tipo firme na guerra, sou também um tipo porreiraço. Um número, largado por Bush, que me chamou atenção foi o facto de ter quantificado que 75% das pessoas da Al-Quaeda ter sido preso por esta administração. Mesmo sabendo que este número foi uma forma de Bush se defender do facto, bem apresentado por Kerry, de ainda não terem o chefe desta organização, fiquei a pensar com que critério defende e apresenta o Presidente dos EUA esta estimativa.

Outra coisa que Bush repetiu varias vezes, dirigindo-se a Kerry foi: "You can run but you can not hide”. Se bem me lembro foi a mesma expressão que Bush usou quando anunciou que ia apanhar Bin Laden... Kerry teria brilhado se tivesse tido o golpe de asa e o tivesse lembrado disso mesmo, rematando que até agora não se prendeu Bin Laden.


Kerry respondeu com firmeza e de imediato olhos directos para a camera que vai baixar os impostos para a classe media. Na minha opiniao resultou muito bem e mostrou real convicção nessa sua ideia.

Também fiquei muito desapontado pela resposta de Bush, não ao facto de se opor a utilização de células estaminais embrionárias, por ter feito uma defesa tão pobre e ignorante da posição desta administração.

Esta quarta-feira temos o ultimo debate destas eleições. Fico ja decidido que vou assistir a este ultimo debate na Escola de Politica de Harvard – John Kennedy.

Com estes debates, começo, pela primeira vez desde cá estou nos EUA, a sentir que Bush pode não ganhar esta eleição...

Sem comentários:

Arquivo do blogue