"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/11/15

Ao longe...



Hoje 'a tarde fui ver o mar de Boston. Sou "bileiro com alma caxineira" e como tal tenho uma relacao com o mar muito chegada. Sempre que chego a Vila do Conde, nao hesito em visitar o "meu" mar. Nao e' dificil me encontrar nas primeiras horas, sempre que volto a Vila do Conde... De certeza de que andarei pela praia com que a dizer: "Cheguei, tou aqui! Nao consigo estar muito tempo longe de ti, regressarei sempre, tu sabes bem!"
Nao e' nada dificil imaginar o quanto me encheu a alma passear pelo areal da praia com o som das ondas e gaivotas como companhia. A visita ao mar de hoje, teve algo de completamente novo para mim. Pela primeira vez na minha vida tive numa praia onde a areia estava coberta de neve. Estranho! Caminhar por um misto de neve e areia ao mesmo tempo com as ondas do mar por perto...
Como Boston (42.3670N) esta de frente para Vila do Conde (41.3670N), com o Atlantico pelo meio (falando de Latitude), espreitei ao longe... Ao longe, muito longe mesmo, estava a minha cidade, meu pai, minha mae... Todos... Sentei-me e "nadei" ate Vila do Conde... O que estaria a fazer meu pai neste momento... Minha mae... Esbocei um tranquilo sorriso... E' impossivel nao adquirir tranquilidade tendo como companhia o som do oceano.
O Mar, aquela massa de agua que e' salgada devido as lagrimas de Portugal, e' sem duvida o melhor ouvinte que conheco... Quantos pensamentos, suspiros, vontades, angustias, foram por mim depositadas neste Atlantico durantes os tempos. Qual sms, email, telefonema, carta, o que eu queria mesmo era enviar uma, duas, varias, imensas mensagens pelo mar...
Sao nestas alturas que sentimos que estamos vivos. Senti-me vivo quando, tal como uma crianca, molhei os pes ou entao quando apanhei areia molhada e a esfreguei nas maos cheirando depois a palma das maos... Frio, claro!!! Mas contente!! A agua pareceu-me menos salgada do que a do "meu" mar em Vila do Conde. Numa coisa o "meu" mar bate aos pontos este mar de Boston, o perfume. O "meu" mar tem uma "fragancia" forte, revitalizante, agresiva e' certo, mas que transfere-me energia! Maresia... Obviamente que a lingua portuguesa tinha de possuir uma palavra especifica para definir o perfume do mar.

Ao longe... Ao longe estava Vila do Conde, nunca tive tao perto de casa nos EUA. Era "apenas" o mar, o "meu" e este, que me separava da minha cidade.

"Mar sonoro, mar sem fundo mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós.
E tão fundo intimamente a tua voz
Segue o mais secreto bailar do meu sonho
Que momentos há em que eu suponho
Seres um milagre criado só para mim."


Sophia de Mello Breyner Andresen




Sem comentários:

Arquivo do blogue