"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/11/12

Opiniao dos Jovens...


Tenho um conhecimento considerável sobre as “JOTAS”, vulgo Juventudes partidárias em Portugal.
Sempre me criou certa confusão ler o “mainstream” dos artigos de opinião/entrevistas/discursos dos responsáveis das JOTAS.
E' possivel ler as mesmas palavras vagas na esmagadora maioria dos responsáveis das JOTAS. O que muda são os sujeitos e a data em que essas declarações são publicáveis. Da mesma forma são os discursos, por exemplo, dos dirigentes académicos. As vezes pergunto-me se existe algum manual de oratória ao qual, eles, dirigentes das JOTAS, fazem juramento de fidelidade.
Vem isto a propósito da publicação do artigo de opinião do líder da JS/Vila do Conde, no Primeiro de Janeiro de hoje.
Existe sempre a parte onde se elogia a posição fundamental da organização na sociedade e principalmente como local onde os jovens tem voz: “Vila do Conde é uma terra com passado e com presente. E com futuro, porque aposta nos jovens. E os jovens de Vila do Conde sabem-no bem. Por isso, é possível verificar que aqui a política mobiliza os jovens. E, por tal, que a JS representa um atractivo para todos os que desejam ter uma participação activa na vida pública, bem visível na noite do passado sábado em que se reuniram cerca de mil participantes num jantar, onde, pela voz do Eng. José Sócrates, pudemos relançar a confiança no futuro, e onde se reafirmou a motivação que o projecto socialista representa junto dos jovens vilacondenses.” Por outro lado e’ também regra deixar claro que no futuro a importância da JOTA será ainda mais crucial: “É esse projecto que nos garante que será cada vez melhor viver em Vila do Conde.”
No caso do artigo do João Fonseca, são gastos cerca de 2/3 do artigo neste seguidismo do manual de oratória das JOTAS.
Ok, parte bondosa de mim... Eu ate compreendo que se tenha este tipo de discurso alguma vezes, especialmente quando se comunica com os militantes, agora num espaço publico como um artigo isso e’ errado e descontextualizado.
EM suma, nada, mas mesmo nada de novo. Nem uma ideia, um singelo anseio que seja tem o João para Vila do Conde. Os jovens de Vila do Conde são os jovens mais sortudos do mundo por viverem onde vivem, especialmente porque Mário de Almeida tem o pelouro da Juventude e trabalha a pensar nos jovens.

Sem comentários:

Arquivo do blogue