"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/11/07

Porque o Anonimato num blogue?...


Ja tive essa discussao... Na altura recebi como resposta, da dupla Dupond&Dupont, que a identidade de quem escreve nao interessa, mas sim o conteudo do seu pensamento expresso em palavras. Nao e' necessario grande esforco ou brilhante em numero de ligacoes sinapticas para conseguir desmontar essa justificacao. Claro que nao fiquei convencido...
Numa altura em que se discute muito a opiniao livre na comunicacao social, nos blogues volta o assunto do anonimato...
Por exemplo li na Revolta das Palavras de Jose Antonio Barreiros:
"Porquê tanto anónimo neste ciber-espaço?
Escondem-se, assim secretos, da responsabilidade do que dizem, evitando verem descobertas as suas torpezas verbais? Não, pois a esmagadora maioria escreve simpáticas amabilidades, gentis elogios, que qualquer um gostaria de assinar.
Ocultam-se, assim escondidos, para não serem reconhecidos pelos seus próximos conhecidos, poupando-se a serem confrontados pelos seus públicos pensamentos? Também não, pois o que dizem, por certo o poderiam dizer no quotidiano dos seus empregos, na intimidade dos seus lares.
Ou será que, muitos deles, se disimulam de si próprios? E, assim, cibernautas sem rosto e sem nome, o que não querem é confrontarem-se privadamente com aquilo que são: é que há um momento em que um homem, ao reconhecer-se naquilo que é, suicida-se por aquilo em que se tornou.
Assim, é mais fácil: cada escritor anónimo pode assumir então publicamente a sua cidadnia e viver secretamente a sua servidão. Não será verdade para todos, mas não é mentira para muitos deles.
"



ps - No caso especifico de Vila do Conde...
O Vilacondense possui hoje uma audiencia local muito interessante. Obviamente que nao existem dados quantitativos, mas os dados qualitativos, decorrentes da realidade que conheco da minha cidade, me indicam que e' lido e seguido por muita gente. E' normal ler no espaco de comentarios, elementos com responsabilidades politicas em Vila do Conde, directores de jornais, jornalistas, etc. Segundo ja me constou varias vezes, ate o proprio Presidente da Camara o visita com alguma regularidade.
Tenho a minha opiniao sobre quem sao, com uma taxa de fiabilidade elevadissima, os dois (ou sera apenas um) escribas daquele espaco.
Apenas num aspecto compreendo o anonimato... No caso de se conhecer a identidade, facilmente deixava de ser tao seguido localmente e mais facilmente era atacado e criticado. Disso nao tenho a menor das duvidas! Em vez de se credibilizar, as opinioes transcritas em posts eram descredibilizadas e fortemente criticadas. E' oposto do normal, mas Vila do Conde e' assim mesmo, um exemplo de cultura democrata, especial de quem detem o poder para quem tem opiniao oposta.
Hoje O Vilacondense tem uma visibilidade que excedeu as expectativas dos seus criadores. E' respeitado, sendo um dos locais mais importantes de discussao (deverei antes escrever combate) politica. Tem mais visibilidade que muitos dos Comunicados do maior partido da oposicao. Alias, sendo mais do que assumido que Dupond&Dupont simpatizam com o PSD/Vila do Conde, questiono-me se nao seria uma sombra enorme ao desempenho da Comissao Politica do PSD, no caso de conhecer a sua identidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue