"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/11/03

Why?


Bush ganhou as eleicoes.
Agora interessa analisar os resultados.
Antes de tudo, confesso que os valores que ate agora tenho visto, a favor de Bush, me tem surpreendido. Sem duvida de que os homens do Presidente fizeram um excelente trabalho, em especial o seu irmão na Florida. Também se nota que existe um esforço imenso do Partido Democrata em ganhar condados, ja para não falar em Estados.
Depois, sem duvida que desta vez, Bush ganhou o voto da maioria das pessoas dos EUA. Não esquecer também que já vai para 12 anos que os Republicanos tem o controlo da Câmara do Senado (o pai do actor de cinema George Clooney perdeu também)...
Existe um ponto que acho que e’ importantíssimo, neste aspecto das eleições presidências nos EUA, focar que e’ o facto da dissonância entre Europa/EUA não preocupar minimamente a grande maioria dos eleitores. Alias, já antes o tinha afirmado, tenho a forte convicção que as criticas globais (maioritariamente da Europa) contra os EUA, funciona que a favor de defender a actual administração.
Kerry que se apresentou com uma postura muito Europeia, e na minha opinião correcta no tempo, não teve nenhuma vantagem eleitoral.
Não que tivesse sido um mau candidato, acreditem que não o foi, antes pelo contrario. Mas de facto, hoje volto ‘a minha convicção inicial e de sempre, os americanos não gostam que sejam criticados por terem escolhido o seu Presidente. Assumem um pouco a postura do toca a reunir e defendem, embora não estejam de acordo (vejam as sondagens sobre a opinião do mandato de Bush), o Presidente em exercício. E’ uma forma de sublinharem que são eles que escolhem o seu destino e não os Europeus.
Mais do mesmo, durante 4 anos.
Os EUA perdem uma oportunidade de dar um salto e levarem consigo o resto do mundo.


Ps – Acho incrível como muitas cabeças bem pensantes confundem as coisas e alinham por algo que e’ contra-natura o seu espírito. Durante os últimos tempos li muitas opiniões que defendiam Bush sem o mínimo de fundamentação politica. Alias erro, pois a única forma na qual me leva que consigo entender e’ a defesa da "famosa" dualidade, ou seja: “se sou de direita apoio Bush, se sou de esquerda apoio Kerry”. Ora se em Portugal ainda consigo entender essa ideia, transferir essa ideia para um pais diferente a mim faz-me imensa confusao. Redutor. Muito pobre mas de facto assim foi, por Portugal. O que a maioria das pessoas desconhece e’ a realidade das propostas, do pensamento sobre varias questoes em debate na sociedade. Esquecem-se, voluntariamente muitas delas, que existem pessoas da ala Democrata dos EUA que em Portugal estariam ‘a direita do PSD.

Sem comentários:

Arquivo do blogue