"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2006/09/18

Pacto de Regime na Ciencia


Recentemente, PS e PSD assinaram um "pacto de regime" para a área da Justiça.
Completamente de acordo.
O referido acordo legitima a actual direcção do PSD e reforça a postura de estado que o actual líder tem conseguido manter com uma coerência assinalável. Da mesma forma que aplaudo o lema que Portugal deve ter como meta atingir os 3% ao ano (PIB), considero que o PSD deveria tambem congratular o governo pela constante aposta na ciência e educação. Segundo li (suponho que no semanário SOL), o ministério da Ciência e Ensino Superior será o único que terá reforço de verbas no próximo orçamento de Estado. Ao mesmo tempo julgo que o PSD deveria propor aos restantes parceiros políticos um outro Pacto de Regime: a Ciência e Tecnologia.
Estamos a crescer mas podemos e devemos ainda fazer mais e melhor!
Uma formula fácil seria a seguinte: os governos assumiam a meta de indexar a fatia (% do Total) do orçamento do ministério da Ciência & Tecnologia ao crescimento do PIB (% PIB anual), ressalvando que existira um limite inferior de 1.5% (em caso de crescimentos inferiores a 1.5%).

Muitas das vezes, a "vontade politica" tem de emanar da sociedade. Somos todos responsáveis pelo nosso pais e todos deveremos contribuir com ideias. Fica aqui uma...

Sem comentários:

Arquivo do blogue