"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2003/10/21

Design e Arquitectos...

A escola de Arquitectura do Porto é indiscutivelmente uma referência no panorama internacional.
A esmagadora maioria dos arquitectos de renome foram incubados nessa escola.
De entre esses nomes, salta o nome de Álvaro Siza Vieira.
Siza Vieira é o único português que recebeu o "Nobel" da arquitectura, o prémio Pritzker.
Vila do Conde faz parte da galeria de obras que estiveram na atribuição em 1992 do famoso prémio.
Na minha visão e opinião o Porto, como cidade com esta tradição na arquitectura, aproveita muito mal todo o potencial disponivel. Não era muito difícil fazer do Porto como uma referência Europeia da Arquitectura. O primeiro passo foi dado com a escolha de Rem Koolhas para o projecto da Casa da Música. É um assombro olhar para aquele edífico. A ver vamos se é desta que o Porto aproveita a boleia. A cidade só tinha a ganhar com essa atitude, pois de certeza que esse caminho levaria mais pessoas para o Porto do que milhentos El corte Ingles na Boavista ou na baixa...
Segundo consta, existe a possibilidade de Frank Owen Gehry não ser o autor do projecto para o futuro espaço do Parque Mayer em Lisboa. A Camara esclarece que o projecto tinha como dados inicias um orçamento sustentado em larga escala pelo Casino.
É uma má notícia a confirmar-se este abandono no projecto de Gehry. Basta ver algumas das suas obras mais reconhecidas para se ter a sensação da perda que será para Lisboa.
As suas últimas obras, em Seatle e Los Angels, representam um jogo de formas e linhas que amaciam qualquer olho mais bruto.

Sem comentários:

Arquivo do blogue