"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2003/11/18

Casa da Música


Já aqui escrevi, gosto de ver arquitectura. Acho que faz bem a alma e aos olhos ver peças de arte em tamanho grande.
Publiquei um post sobre o pouco que a cidade do Porto absorve do facto de possuir uma excelente escola de Arquitectura, uma das mais conceituadas da Europa.
Mas, escrevo este post após leitura dos comentários que Arata Isozaki teceu sobre a Casa da Música. (...)"a obra mais marcante" de Rem Koolhas (...) "uma escultura cheia de espaços íntimos". "Nem está completamente separada da sua envolvente, nem completamente fundida. É algo muito diferente. As pessoas têm que cá vir primeiro, e experimentar o seu interior, para que se possa sentir algo que não se vê nas fotos; é algo que se sente nos corpos"
Pena é que o site da internet nem sempre funcione correctamente. No entanto, devo dizer que o site está bem elaborado e com qualidade.
Ao contrário do que muitos afirmam, acho que o Porto está a dar passos para sair do cinzentismo em que ficou durante alguns anos. Também não comungo da ideia de que isto se deve a Rui Rio. Para o bem e para o mal, ele pouco ou nada fez que alterasse o estado das coisas.
Metro, casa da música, a nova área envolvente ao estádio das Antas (bem sei que é do Dragão, mas....) são exemplos de que o Porto, ja saiu do marasmo e que vai voltar a afirmar-se com uma cidade bem diferente de todo o país.
No entanto, novos projectos contínuam a ser necessários e não basta as pessoas (chamam a sociedade...) reclamar e dizer que as coisas estão paradas. É preciso lançar discussão e ideias, pois os políticos não são os únicos responsáveis, todos somos.
...
Gosto de isto...
A new day will come and when the sun shines, it will shine out the clearer... Kept going!!!
Obrigado pelos comentários!

Sem comentários:

Arquivo do blogue