"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2003/11/18

Ciência no país vizinho...


Na minha opinião, estamos em vantagem relativamente a Espanha em termos científicos.
Os nossos melhores laboratórios, "publicam melhor" do que os melhores espanhois.
A isto se junta os avanços que tivemos nos últimos tempos em termos científicos (evolução do número de Doutorados per 1000 hab.).
No entanto, os espanhois iniciaram uma série de investimentos na área das ciências biomédicas, que poderam inverter para sempre este estado de coisas. Neste ponto, lembro-me da entrevista do Alexandre Quintanilha no Público de Domingo. Queixava-se de forças contrárias e alguns atritos que impediam de criar, por exemplo, no Porto um "cluster" científico na área das ciências da saúde.
Foi e é noticia, os recentes investimentos realizados pelo governo espanhol na ciência, nomeadamente na biomedicina.
No número da revista que aparece em imagem, li os valores que o governo espanhol vai transferir para a ciência. Criar redes de excelência é o objectivo. O nosso vizinho, mais uma vez, mostra que define planos concretos para determinadas áreas. Por exemplo, Espanha foi o único país a seguir os critérios da União Europeia para a ciência, dotando de 60 milhões de euros esse programa. De imediato esta movimentação chamou a atenção da Revista Nature, que fez questão de dar realce a "procura de excelência" com que o país se compromete. Ora quem conhece estas coisas da ciência, sabe bem que esta "publicidade" numa revista com a Nature irá, obviamente, aumentar o "appealing" da comunidade cientifica por aqulele país.
Entretanto, pelo nosso país, ainda não entendeu bem qual o rumo que os nossos governantes querem para ciência. Mas, devo dizer que os professores e restante comunidade cientifica, tem muita culpa nisso. O importante é ter uma bolsa para a gente se entreter e mostrar egos... No fim quando se verifica a publicação em revistas decentes, o resultado é muitas das vezes muito pobre, quando comparado com as verbas que recebem e o "show-off" apresentado...

Sem comentários:

Arquivo do blogue