"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2003/11/20

Mudanças


A revista Nature, na sua edição de hoje, chamava atenção para o facto de uma Universidade dos EUA decidir cortar com a Elsevier (grupo sediado na Holanda e que controla 1/4 do "mercado" global das revistas científicas).
A Universidade de Cornell rompeu as negociações com o grupo devido aos valores pretendidos para a renovação da subscrição dos "journals" da Elsevier. 1.7 milhões de dolares era o preço que o grupo pedia pela renovação...
No comentário a esta notícia, Ted Bergstrom, economista da Universidade da California-Santa Barbara, afirma que esta Universidade será apenas a primeira de muitas, tal é a inflação que os grupos praticam nos preços.
Na minha opinião pessoal, também concordo que será pratica comum esta atitude. Esta discussão vem de encontro a um assunto que lancei anteriormente, o negócio de milhões que fazem, hoje, com a publicação de informação científica. A isto se junta a ideia da Public Library of Science.
São tempos de mudança aqueles que se vive na área da ciência. A meu ver são mudanças benéficas em que o cidadão comum será o maior beneficiado.
A seguir estas movimentações...

Sem comentários:

Arquivo do blogue