"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/03/18

A demagogia pela Bombardier e hegemonia do alumínio

A

A opinião que vou exprimir sobre este caso em particular pode ser extrapolada para muitos outros casos. Escolhi este caso por ser actual e porque segui com alguma atenção as declarações e posições das pessoas envolvidas no processo.
Dito isto vamos a pontos em concreto.
Factos:
- A Bombardier, empresa de sede canadiana, líder mundial de comboios e seus derivados decidiu e tornou público que, numa opção de cortar gastos e melhorar a sua produtividade, vai fechar sete unidades produtivas na Europa.
Infelizmente entre as referidas sete temos a ex-Soreframa localizada na Amadora.
Em números, temos que até final de Maio cerca de 400 trabalhadores vão deixar de ter trabalho.

Análise Política:

Hoje várias manifestações foram alvo da atenção da comunicação social. Em diferentes noticias, reparei que o alvo dos protestos eram, para não variar, o governo. Ouvi e li também algumas reações de alguns responsáveis politicos. Sinceramente me questiono como é possível as pessoas afirmarem coisas que sabem perfeitamente que é pura demagogia. Sim, porque afirmar que o Governo é responsável por esta situação só pode ser catologada como demagogia. Qual a solução que estes responsáveis oferecem? Como fazer e impedir que empresas privadas e multi-nacionais mudem de estratégia de médio-prazo. Parece que ainda não entenderam que estamos numa economia aberta e que o estado não deve intrevir.
Arrepia-me ouvir um senhor da Comissão de trabalhadores, dizer que: “existem muitos jovens vão ficar sem trabalho e devido a actual situação política…”. Para mim fico desde logo esclarecido de alguns dos motivos da luta, o problema em Portugal é politico e não economico nas palavras daquele responsável… Está tudo ditto, não?…

Análise técnica:

Embora já não me considere um engenheiro, por “defeito de formação académica” tenho alguns conhecimentos para analisar este encerramento numa vertente de ciência de materiais.
A nossa unidade produtiva da Bombardier era especializada na utilização de unidades em aço inoxidável. Um dos problemas associados a este unidade fabril está directamente relacionada com a utilização dessa matéria prima que é o aço em engenharia. Não é de hoje que o alumínio tem vindo a assumir uma papel cada vez mais liderante. Este material agrupa inúmeras vantagens sobre o aço, em especial sobre o aço inoxidável. Desde logo em aspectos economicos, pois nos dias de hoje o preço do aluminio é mais favorável do que o preço de alguns tipos de aço inox. Depois seguem-se as caracteristicas mais técnicas. O alumínio é menos susceptivel à corrosão do que o aço, mesmo sendo aço inox, pois as condições de soldadura para este material necessita de certos cuidados técnicos. Por fim, actualmente consegue-se obter no alumínio propriedades mecanicas similares ao aço, com a grande vantagem de ser uma material com “mais leve” e mais susceptivel a ser conformado e moldado.
Dito isto, consegue-se comprender a hegemonia que o alumínio tem vindo a assumir na industria ferroviária (ganhos elevados em poupança energética, devido ao inferior peso das carruagens) sendo fácil prever a mesma evolução na indústria automóvel. Mas não deverá ficar só por aqui… Por exemplo o meu computador é todo construído a alumínio…

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