"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/03/22

Medio-oriente e erro Americano

A
Ninguém tem a menor dúvida que a morte do líder espiritual do Hamas, Ahmed Yassin, vai despoletar uma escalada na violência entre Israel e palestenianos sem precedentes. Acho também impossível esta missão ter seguido sem o um pré-aval dos EUA.
Também não sou insensato de forma a pensar que este conflito é de fácil resolução. Neste conflito não existem inocentes (digo politico/religiosos). É necessário uma leitura no tempo e com a história como conselheira, para se assumir uma posição equilibrada.
Mas fico por vezes espantado ouvir certas opiniões de algumas pessoas com responsabilidades. Ouvi na SIC-noticias, uma senhora que se deveria etiquetar como especialista em Medio-oriente, afirmar que os EUA não conhecem a realidade daquela área do globo.
Sinceramente até posso concordar que os EUA tenham errado, muitas vezes, sobre a política mais adequada, mas daí a afirmar que não conhecem a realidade vai uma enorme diferença. Irrita-me ouvir as pessoas, benevolentamente, afirmarem que os outros não sabem, que só fazem trapalhadas. Alguém acredita que os EUA ou um outro qualquer país decida intrevir externamente noutro país sem tentar reunir o máximo de informação disponivel e sem ter a seu lado pessoas com larga experiência e conhecimentos sobre a material? Eu sinceramente não acredito, acho mesmo impossível e inviável.






Sem comentários:

Arquivo do blogue