"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/04/18

Terminei...

a
Recebi ontem o livro e ja o terminei.
Seguem alguns excertos:
"Vale a pena ser cientista?"
"Vale, isso vale. No fundo, pagam-nos para fazer o que queremos, apesar de nos pagarem pouco. E' ter a impressao, quase todos os dias, de que estamos um bocadinho menos ignorantes do que estavamos ontem e que vamos morrer menos estupidos do que nascemos. E' ter a impressao de contribuir nesta cruzada comum para fazer recuar a ignorancia, mae de todos os vicios. E' manter uma vida de grande entusiasmo pela "descoberta" ou, coisa mais importante, pela "compreensao" do mundo. Isto nao se paga com dinheiro nenhum.
Enfim, se nos estamos convencidos que num mundo com mais ciencia, com mais cultura de ciencia, e' um mundo melhor - e eu estou profundamente convencido disso mesmo - entao e' uma alegria grande, interior, pensar que tudo o que fazemos esta a contribuir para um mundo melhor."

"Que conselhos deixaria a quem esta a iniciar agora a sua actividade"
"Que seja verdadeiro, entusiasta e confiante. E que nao va por "modelos": so se pode fazer ciencia bem feita se cada um a fizer "a sua maneira". E isto garante que haja suficiente diversidade para que a ciencia continue a ser uma coisa interessante."
Antonio Coutinho, Director do Instituto Gulbenkian de Ciencia. Ref.: "Vale a pena ser cientista"; Jorge Massada. Editora: Campo das Ciencias

Sem comentários:

Arquivo do blogue