"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2005/02/25

Tradicao e Corrupcao em Portugal


Ao ler esta noticia do Publico de hoje... Lembrei-me de varias coisas...
Nos EUA existe mais segurança rodoviária do que em Portugal. Nos EUA em dois dias e por apenas 25-50$ se tem a carta de condução(carta esta que e' aceite em todo o mundo. Não se podendo, dizer o mesmo da nossa...) . Nos EUA as multas de excesso de velocidade são elevadas, mas baixas quando comparadas com Portugal e tendo em conta o rendimento do cidadão médio.
Por Portugal e' vergonhoso o dinheiro que se gasta para tirar a carta de condução. Criou-se, artificialmente, uma nova classe social com este negocio das cartas de condução: "o engenheiro". Qual futebol, qual alta finança, se existe sector da sociedade onde se fala 'a boca grande que existe corrupção e' no "negocio altamente lucrativo" dos "engenheiros" da DGV. Por quanto tempo vamos continuar a ver pessoas a enriquecer rápido com este negocio.
E' assim tão difícil verificar que e' impossível a qualquer cidadão comum ter o nível de vida que a esmagadora maioria dos "engenheiros da DGV" adquirem?
Investiguem, Ministério Publico! Sabendo, não vamos ser hipócritas, o que todos sabem e afirmam por sistema nos cafés sobre este assunto, questiono: quantas pessoas foram julgadas e investigadas por corrupção neste assunto em Portugal. Pois... Da sempre jeito oferecer a carta de condução ao filho quando este faz 18 anos...
Por essa razão, não só mas também, lá vão morrendo dezenas de milhares de pessoas por ano nas estradas portuguesas. Por mais que se aumente as multas, os meios da policia e se estreite as margens de velocidade e de álcool no sangue; o problema e' que muitos pagam a carta e saem "habilitados" para conduzir sem o mínimo de preparação.
Os "engenheiros da carta" são um exemplo do chico-esperto português...
E assim com conhecimento, lá temos tradição e corrupção em Portugal...

Sem comentários:

Arquivo do blogue