"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2005/10/28

Sai umas bolas de Naftalina para a elite lisboeta...


Ponto Prévio: Este post resulta de trechos retirados de uma trioca de emails com os meus colegas de Doutoramento da Gulbenkian... Após um desabafo (talvez a ser publicado em breve...) sobre a minha irritação que a “elite lisboeta” me desperta, se iniciou a discussão via email...
São varias as vezes que dou por mim nestas andanças, vociferando contra a “elite lisboeta”. Nesse sentido decidi passar o email para post... Aqui fica.


-Email de uma “lisboeta”-
Eduardo, o texto está mt bem escrito. Se foste o autor, parabéns! No entanto, visto estar obviamente fora do contexto, deixa-me dizer-te que vendo de fora parece simplesmente dor de cotovelo em relação a Lx! Desculpa lá, mas tens de resolver isso!!!

-Resposta-
Antes de tudo, obrigado pela confiança que depositas em mim, mas de facto fui eu que escrevi aquilo tudo (retirando, obviamente a melhor parte, o trecho do poema em linha recta de Álvaro de Campos).
Mas, com frontalidade te digo, a tua resposta foi também típica. Sou assim e não hesito em te afirmar directamente: não fiquei minimamente surpreendido com que o escreveste. Essencialmente e na tua opinião, eu tenho dor de cotovelo e vejo sempre o lobo mau nos lisboetas (interessante e' afirmar que poucos são os lisboetas de facto, mas pronto, faz de conta, associarei a “lisboeta”, a geografia de toda a sua área metropolitana, por exemplo...). mas não só, tenho um problema e nesse sentido deverei talvez ter consultas de psiquiatria de forma a resolver este trauma que assombra o meu espirito... Ora, e falando mais a sério, tenho pena que o argumento (utilizado pelos “lisboetas”) seja sempre o mesmo; muito forte em argumentação e passível de imensa discussão: "Vocês ("bimbos do norte que dizem palavrões a torto e a direito") tem um problema com a gente; azar o vosso, resolvam-no." Em suma e' apenas mais uma versão daquela missiva muito “tuga”: “Estas mal?... Muda-te!”
Pois bem, A., tenho pena que assim penses, mas ao menos agradeço a honestidade frontalidade que como vês as coisas. Mas, devo-te relembrar que a "minha gente" (aqueles que não se calam, por mais pobres que estejam!!!) não trata as coisas de sa forma. Não fugimos, nem assobiamos para o lado. Ao contrario do que afirmas, não somos nós que temos um problema, somos TODOS nós como país que temos um problema. A minha "gente" desde sempre mostrou que "por lá por cima" se discute as coisas, não se adia ou se tapa o sol com a peneira (nem ha muito sol, vê lá tu, ironia das ironias; associam sempre "vocês" ao Porto). Mas de facto tens razão, tenho um problema com toda a elite lisboeta.
Facilmente pensaras (embora se calhar não o afirmes...): - sente-se (eu, claro está...) diminuído intelectualmente e por isso mesmo faz todo este barulho, coitado. Pois bem, confesso aqui vergado pelas evidencias da confrangedora auto-comparação que fiz entre mim e a “elite lisboeta”(ja agora subscrevo respeitosamente um saco de bolas de naftalina, tal e' ausência de aragem fresca que passa pelas suas cabecinhas) não li os grandes filósofos ou escritores franceses (todos eles, faróis de toda a “iluminidade intelectual” ocidental), nem mesmo conheço de cor grandes estudos sociológicos, tudo o que em suma prove o quanto ignorante sou...
Sou assim, “bimbo”, apenas leio poesia (e mais do que a ler, a aprecio imenso) e no limite aproveito-me dela (não como forma de provar status intelectual ou marcar pontos na escala vaidosa de intelectualidade, mas antes por reconhecer o quanto limitado sou em expressar o que sinto...) sempre que possível...
Olha, sou assim e por isso mesmo:

"Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
-  Sei que não vou por ai!"
(Jose Regio)

Posta do dia...


O Cafajeste e' um dos blogues dos quais nao dispenso leitura. Recentemente fez dois anos. Versa sobre futebol, do FCPorto, em particular... E nao so... Como bom cafageste, tambem posta sobre o sexo oposto...
A ler, o seu texto de hoje...
(com a devida autorizacao, segue parte do texto)

"Pena e comiseração para os que preferiram o pássaro na mão. Para os que hesitaram na altura de saltar. Para os que pensaram duas vezes. Pena e comiseração para os que envelheceram a tentar decidir o que iam ser quando crescessem. E para os que decidiram, mas chegada a altura não foram.

Algumas pessoas passam a vida acompanhadas pelo que podiam ter sido. Um desfile de ressentimentos. Este sou eu se tivesse decidido fazer aquele curso em Londres… Se eu tivesse dito sim… se eu tivesse dito não…

Conhecemos muita gente assim. Gente que cultiva as oportunidades perdidas como se fosse o seu maior tesouro. E não perdem a oportunidade de contar como essa aventura foi desperdiçada:

- Foi num jogo de Poker. Tinha dois pares e não fui a jogo. Quem ganhou só tinha um. A melhor mesa da noite. Dezenas de Milhares de Euros. Eu, hoje, seria outro.

- Uma vez fui fazer testes no FC Porto. Parti tudo. Ficaram doidos com o meu potencial. Mas a minha mãe foi contra. Insistiu com a faculdade. Eu, hoje, seria outro.

- Eu, hoje, podia estar a treinar o Chelsea.

- Tudo porque não sai daqui quando devia.

Pena e comiseração para os que não saíram daqui quando deviam. Há quem diga que as oportunidades só surgem uma vez na vida. Têm hora marcada e não voltam. Um disparate, claro. Mas não para os mártires do por pouco.

Ia escrever um post genial, prémio Nobel, sobre isto tudo. Mas perdi-me. Perdi o momento certo. Agora é tarde."

Dados de 2000...se fossem dados deste ano...


No caso de Portugal, no ano 2000, 19,5 por cento dos portugueses com cursos universitários ou técnicos viviam no estrangeiro, incluindo outros países europeus.
Quando se analisar os dados relativos a 2004/2005, tenho poucas duvidas que ultrapasse os 20%...
Pior e isso o estudo nao menciona: se perguntarem se querem voltar, a esmagadora maioria afirma que sim, ressalvando que nao o faz porque o pais nao oferece condições para o regresso...

2005/10/24

Estranho.... Muito estranho...


Ao que parece, O Vida na Vila acabou...
Nao durou mais do que 20 dias...
Ate aqui tudo bem e nada de estranho... Todos os dias terminam blogues. E’ normal.
No entanto, o Vida na Vila termina de uma forma estranha... Termina após a publicação de dois posts extremamente polémicos e com ataques pessoais... Encontrava-se o Lapis de Cor ja preparado para postar sobre o assunto (“quem nao se sente nao e’ filho de boa gente” e ai de quem mexe com os meus amigos!) e... Nada! A “Rita” apagou os referidos posts e deu por terminado a sua experiência nos blogs...
A “Rita”, que pedinchava leitores pelas caixas de comentários, escreveu mentiras e atacou rasteiramente alguns dos jovens ligados ‘a JSD/Vila do Conde e depois fugiu... Atirou a pedra e logo de seguida escondeu a mao... Sim porque antes de dar por terminado o seu blog, fez questão de apagar os posts polémicos... Provavelmente arrependeu-se, mas nao teve o mínimo de brilho interior para dar pedir desculpas pelo o que escreveu.
Facto e’ que o blog Vida na Vila terminou e termina na altura em que tinha mais leitores e de uma forma estranha...

2005/10/19

Som da madrugada... Jewel


Meloso... Mas, simpatico ao ouvido... Passou com frequencia no iTunes do Lapis de Cor... E' o que da ter estado a tarde toda em frente ao computador a analisar dados.
...
Fica o tema: "You were meant for me", retirado do album Pieces of you.
Tema muito calmo de Jewel, perfeito para uma noite agradavel de Outono...

2005/10/17

Eu e a Cannabis...



Ponto prévio:
Nunca tomei ou fumei nenhum tipo de substancias ilícitas ditas “drogas”.
Nao encorajo ninguém a tomar/fumar, mas também nao censuro/critico ninguém por o fazer (especialmente certo tipo de estupefacientes). Eu nao o faço e nao discirno especial razão para o fazerem (consumo), porque sei que nao necessito desse tipo de “adjuvantes” para me divertir ou sentir melhor, por exemplo...


O meu primeiro contacto com Cannabis aconteceu tarde, por altura da minha entrada na Universidade. Na minha turma de secundaria os rapazes eram quase todos desportistas e nada dados a fumar. No meu “núcleo restrito” de amigos, quse todos da esfera do voleibol, nenhum (pelo menos na altura) fumava tabaco sequer (olhando para trás, que puritanos que eramos)... O nosso cafe favorito, bem perto da Praca Coronel Pacheco-Porto, tinha como nome de “praxe” Cannabis. Ao invés da minha turma de secundaria, eram poucos os meus colegas de Faculdade que nao fumavam Cannabis... Ainda hoje, alguns dos meus amigos aqui nos EUA consomem, de vez em vez, Cannabis. Nao me incomoda nada e nao sao nem mais nem menos meus amigos por esse facto.
Nesse sentido nao sou adverso a uma legalização do seu consumo, Cannabis, em Portugal. Houvesse referendo nesse sentido, votaria favorável, pelas razoes pessoais que descrevi em cima...
A isso junto razoes também cientificas... Existem inúmeras evidencias que sustentam que a Cannabis nao e’ tao diferente do tabaco em termos de malefícios para a saúde.

Ok... Perguntam voces: “Mas por que raio veio agora este com o tema da Cannabis?”
A energia de activacao para este post encontra-se nesta noticia da Nature: - Marijuana may make your brain grow. Cannabinoid injections sprout new neurons in mice.

1918/Influenza - Ciência responsável?...



Como se pode verificar aqui, em 1918 um surto de gripe levou a uma pandemia - “Gripe Espanhola”. Essa pandemia matou mais pessoas do que a I Guerra Mundial.
Durante muito tempo pouca ou nenhuma informação se tinha sobre assunto (estirpe, como começou, quem foram os hospedeiros)... Essa ausência de informação nao e’, obviamente, de estranhar tendo em conta a biologia rudimentar existente na altura...
Hoje a informação e’ ja considerável e a existente aponta para inúmeras similaridades entre a estirpe de H1N1 (1918) e a H5N1...
Numa altura em que o mundo anda preocupado com a possibilidade de acontecer uma pandemia de influenza, um grupo de cientistas do EUA publicou na Nature e na Science a reconstituição do vírus de 1918 (“fabricou-se” e produziu-se em laboratório o vírus da gripe mais letal que ha memória...). Tal facto, levou uma serie de comentários e posições sobre o assunto... Nesse sentido aconselho a leitura do Editorial da Science de Phillip Sharp , onde se discute ate que ponto e’ responsável este tipo de informação estar ao dispor de toda a gente...
Curiosamente, ou talvez nao, este tema nao teve impacto na comunicação social... Contudo na esfera cientifica foi/e’ um assunto que gera enorme controvérsia e acalorada discussão.
Uma coisa e’ certa, e’ o vírus influenza H1N1 e’ extremamente perigoso e encontra-se ‘a distancia de uma revista cientifica a sua produção...

Influenza - H5N1 - Avian Flu/Gripe das aves


A estirpe H5N1 do vírus Influenza já anda por ai... E nao apenas pela Ásia. Turquia e Roménia estão debaixo de olho e existem realmente razoes para ficarmos preocupados e alertados com o tema. Tal como podem verificar aqui, esta estirpe - H5N1, ja matou e em largar escala ( em % do numero total de infectados...).
Ao contrario do que se pensa, nao existe uma vacina especifica para esta particular estirpe - H5N1. O máximo (de forma a prevenir...) que se pode fazer e’ redobrar os cuidados de higiene do dia-a-dia. Uma gripe, pouco ou nada tem a ver com o facto de andarmos mais ou menos agasalhados (confusão entre gripe-viral e constipação-resfriado...).
Os dados apontam para que no caso de esta estirpe - H5N1, passar para os humanos, em certos locais do planeta, os números de mortalidade serem elevadíssimos. O Reino Unido, por exemplo, apresenta estimativas de 50 000 mortes.
Por outro lado e apesar dos inúmeros alertas da Organização Mundial de Saúde, o mundo nao se encontra preparado para responder adequadamente para o caso de o H5N1 se tornar uma pandemia, alias como a própria organização o reconhece...

Ao mesmo tempo e ao contrario de todas as outras estirpes, dados científicos reclamam para esta estirpe uma elevada taxa de mortalidade para o grupo etário dos 30 anos...

Dito tudo isto foi e e’ com preocupação que acomodo a informação da nossa direcção geral de Saude que Portugal esta fora de perigo (passei pelo site da DGS e verifiquei que apenas a partir- ou seja depois da UE ter alertado todos os estados membros- de 14 de Outubro e’ que começa a existir informação disponível nesse sentido-sendo que alguma dela nem se deram ao trabalho de traduzir para portugues...Que luxo!!!!).

2005/10/16

Influenza



Este vai ser tema a desenvolver no Lapis de Cor...

Vou ver a bola e almocar...
Volto em breve...

2005/10/14

A reter...



Sem duvida que sao numeros a ter em mente...
E' com este grafico que costumo iniciar algumas das minhas apresentacoes...
Da que pensar, nao da...

Tiro no pe...

2005/10/11

2 aniversario... Colorado/2005



Imagens dos festejos do 2 aniversario do Lapis de Cor...

2005/10/10

Dois novos...


links:
o antivilaconsense
o ze da vila

Expectativas eleitorais II...

Expectativas eleitorais I...


Na posta anterior dei relevância ao facto de em Vila do Conde, o PSD ter elevado artificialmente as expectativas sobre o resultado eleitoral.
Como o disse anteriormente, foi um erro. Foi um erro, essencialmente por duas ordens de razão:
1- Nao existiam (ate prova em contrario...) estudos de opinião que sustentassem o elevar desassombrado das expectativas, logo quando foram conhecidos os resultados, passou a existir um enorme ambiente de desilusão e incapacidade nas hostes do partido. Desmoralizou os militantes que trabalharam afincadamente durante a campanha. Ao mesmo tempo, nao podem retirar nada de positivo dos resultados e por isso estão fragilizados politicamente (nao esquecer que considero que existem inúmeros pontos positivos que o PSD apresentou durante esta campanha, com algumas das suas propostas ‘a cabeça!) .
2 - O constante elevar das expectativas de vitoria, levou que a o PS fizesse uma campanha mais trabalhada. Mario de Almeida percorreu o concelho todo e empenhou bastante neste acto eleitoral. Ou seja, acordou o PS para executar uma campanha a todo o vapor. Nao se aprendeu com o exemplo de Rio em 2001.

Autarquicas 2005



Acabei de ler a analise de Dupont...
Nao sou tao benevolente como ele...
O PSD teve uma derrota pesada tendo em conta as elevadas expectativas que existiam na comitiva da coligação (propositadamente o núcleo duro da candidatura elevou a expectativa do resultado final. Foi um erro! Subiu-se sem sustentação física e/ou palpável, logo a queda e’/foi maior...).
De seguida, convém comparar com os resultados de 2001 e ai o PSD sai bastante perdedor... Vila do Conde consegue ser o único concelho (da AMP) onde o PSD, estando na oposição, perde % de votos (tem de se analisar sempre em percentagem de votos, de outra forma os valores nao sao normalizados e e’ errado e desonesto uma analise...) conseguindo o PS, no poder, aumentar a sua percentagem.
O PSD fez uma campanha, em termos de meios ‘a disposição, taco-a-taco com o PS (algo que foi a primeira vez...). Teve um programa (li-o durante o fim de semana) muito interessante e com muito valor. Gostei muito de o ler e achei-o bem organizado e com a devida dose de realismo e ambição... Apostou nas prioridades, quase em pleno, (acho que a mobilidade deveria a ser a numero um, pois o tema da agua ainda esta um pouco “verde” para a grande maioria da população - infelizmente...) que deveriam ser discutidas durante a campanha... Mas mesmo assim nao chegou... O que faltou, entao?...

Mario de Almeida esta de parabens. Teve uma excelente vitoria, como sempre uma vitoria pessoal e pouco do PS...

2005/10/09

Historico em Vila do Conde...


Espero que hoje receba inumeros telefonemas com excelentes noticias em Vila do Conde.
Tenho um bom vinho do Porto preparado para isso!

A licao...


Este senhor lida mal com as leis...
Vejo qualidades em Mario Soares (destaque para a sua capacidade de luta...)... Mas as a balanca nao hesita em acusar os enormes defeitos e vicios...
Usa e abusa do seu estatuto de "rei" da republica portuguesa... As leis sao para ser cumpridas, mas nao por mim (ou toda a gente ja esqueceu de Macau e Emaudio...)...
Espero que as proximas eleicoes presidencias lhe mostre que Portugal nao e' o seu reino... Venha a licao na urnas!!!

Onde esta o...

2005/10/05

2 ANIVERSARIO


Comecou por ser uma pequena experiencia...
A cidade era Ann Arbor, Michigan...
Muita coisa mudou na vida do autor do Lapis de Cor...
O blog continua!
---
O lapis de cor fez dois anos no passado 02 de Outubro. A celebracao aconteceu nas montanhas do Colorado, em grande!
---
Parabens ao Vilacondense que faz hoje 2 anos.

Arquivo do blogue