"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2003/10/16

Problemas na massificação da internet em Portugal

Como muitos sabem estou a fazer o meu Doutoramento nos Estados Unidos da América.
Neste país, muito funciona na base do telefone ou da internet.
Por cá, por apenas 26$ por mês é possível ter internet de banda larga em casa. Melhor, ao contrário do que acontece em Portugal, não existe limites de tráfego. Ou seja, somos livres de fazer os downloads que bem desejarmos. São também muitos os locais de acesso wireless, isto é a internet sem fios. Muitos dos cafés têm as suas próprias redes de de internet sem fios gratuítas.
Não é por isso de admirar o domínio dos EUA nesta área.
Em Portugal, e apesar dos saltos qualitativos e quantitativos dados recentemente, ainda estamos muito longe desses parâmetros. Dessa forma se entende, a injusta, posição da nossa língua no ranking de páginas na net...
Tendo em conta tudo isto, devo dizer que fiquei triste e alertado para a notícia que li no Público de hoje.
Segundo consta a notícia, muitos dos operadores concorrentes da PT vão deixar de fornecer este serviço. Dessa forma a liberdade existente e fomentada pela concorrência deixará de existir.
Espero que o Governo intervenha e regulamente no sentido oposto desta notícia pois, de outra forma e numa situação de monopólio de mercado, quem perde é sem dúvida o cliente e por arrasto perde o país competitividade internacional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue