"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2005/04/21

Limitação de mandatos II – Opiniões...



O autor do Lápis de Cor entra no barulho nesta discussão:


Pessoal;
Isto dava muito pano para mangas meus amigos...
(...)
Eu sou a favor da limitação de mandatos, a todos os
níveis! "Bem de mim dirá, quem atrás de mim vier". Não
acredito em iluminados, sendo que a vida e' curta e
existem muitas ocupações e locais onde mostrar valor,
logo se e' competente, também será competente em outro
cargo que não aquele onde se eterniza... Depois, não
compro, nada mesmo, a máxima de que se eles vencem e’ porque a
oposição e' fraca. A diferença e' que uma luta
completamente desigual e desequilibrada (doa a quem
doer, seja na Madeira, seja em Vila do Conde,
Matosinhos, Viseu, etc..). Não estou de acordo naquela
parte do “vencem e tem votos, sabe-se la porque”... Não,
não estamos a falar de horóscopo ou coisa do género (tipo ciência esotérica...),
quase sempre a gente sabe bem porque tem os votos.
Democracia e' alternância em igualdade de
oportunidades e isso, realmente, não acontece. A
inexistência de alternância leva a uma sociedade
ineficaz e paralisada, sem rasgo. Quem ganha somos
todos, com a existência de alternância, pois obriga a
um maior esforço de quem tem o poder e a um
depuramento nas propostas de quem e' oposição.
E, com pena minha- sei que existia muito para discutir sobre
o assunto, me vou...
Fica para continuar, a discussão, ao sol numa esplanada em Portugal
a beber (vocês umas “bejecas” e eu uma agua) um copo
“morfando” uns bons amendoins!:)


No entanto, “A” continua a reclamar a culpa da sociedade pelo estado das coisas no que diz respeito ‘a actividade cívica dos portugueses, aproveitando também para responder ao meu email:


Amigo “B”,
É minha. É tua. É nossa. É do povo Português, que se alheia, como
disseste, e se preocupa mais em saber se vai ter tacho, ou não. É minha,
porque eu tenho noção que vejo todos os dias coisas mal feitas, e me limito
a reclamar comigo, com quem está a meu lado. Tenho consciência de que podia
reclamar, obrigar as forças de fiscalização a funcionar, nem que fosse
pontualmente. Mas não o faço... Tenho receio de ser o desmancha prazeres
nesta sociedade de "gajos porreiros". Se a culpa também é tua, cabe à tua
consciência responder. Arrisquei que te sentisses como eu, demasiado inerte.
Vou tentar não voltar a assumir os sentimentos dos outros. Abraço!!!

E Pi,
Continuo a dizer que o povo é quem tem que abrir os olhos.
Já agora - se é mesmo para limitar mandatos, concordo contigo, e
subscrevo o que disse o Prof. Marcelo: é de cima a baixo! Incluam-se os
deputados, os vereadores e por aí fora. os lobbys também se agarram aos
vereadores, porque estes também têm poderes efectivos...


Sem comentários:

Arquivo do blogue