"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2005/02/28

Quanto tempo vais viver?...




Faz a conta...

PS - Este questionario foi publicado na Nature a 13 de Maio de 2004... Existem questoes/pontuacoes interessantes, como por exemplo: "Live with a spouse or friend (+5)"...
PSII - Deixe na caixa de comentarios o seu resultado.

2005/02/26

OTA - comecamos cedo...


Comeco a ler o Expresso e desde logo me chama a atencao a noticia (sera?) que aOTA e o TGV serao projectos essenciais no governo socialista.
Mais, a noticia (sera?) refere erradamente o eventual apoio de Miguel Cadilhe a esta opcao economica. De facto, e' errado que a opcao da OTA, especialmente esta, venha ao encontro do que Cadilhe defende, sendo na realidade bem conhecida a critica forte do ex-ministro das financas aos "mega projectos" com designio nacional.

Comecam cedo a mostrar a parte genetica do guterrismo...

E somos dois...



Finalmente comecam a existir movimentacoes, publicas, nesse sentido.
Tambem para mim seria o cenario ideal: Manuela Ferreira Leite no PSD e Cavaco Silva na Presidencia.
Eu tambem ja defendi o nome de Leonor Beleza para a lideranca do PSD. Contudo, compreendo a responsabilidade que tem com a Fundacao Champalimaud.

2005/02/25

E' por isto que ninguem acredita na politica



e foi tambem por isto que a derrota teve a dimensao que teve...
Nao e' que andou este tempo todo a dizer que foi injusticado, que o Presidente da Republica era isto e aquilo, para chegar ao fim e afirmar: " que, apesar das divergências políticas do passado, a sua relação pessoal de «há muitos anos» com Jorge Sampaio permanece «intocável e inatacável».
Sao estas as razoes que levam as pessoas a nao acreditar nos politicos...

Tradicao e Corrupcao em Portugal


Ao ler esta noticia do Publico de hoje... Lembrei-me de varias coisas...
Nos EUA existe mais segurança rodoviária do que em Portugal. Nos EUA em dois dias e por apenas 25-50$ se tem a carta de condução(carta esta que e' aceite em todo o mundo. Não se podendo, dizer o mesmo da nossa...) . Nos EUA as multas de excesso de velocidade são elevadas, mas baixas quando comparadas com Portugal e tendo em conta o rendimento do cidadão médio.
Por Portugal e' vergonhoso o dinheiro que se gasta para tirar a carta de condução. Criou-se, artificialmente, uma nova classe social com este negocio das cartas de condução: "o engenheiro". Qual futebol, qual alta finança, se existe sector da sociedade onde se fala 'a boca grande que existe corrupção e' no "negocio altamente lucrativo" dos "engenheiros" da DGV. Por quanto tempo vamos continuar a ver pessoas a enriquecer rápido com este negocio.
E' assim tão difícil verificar que e' impossível a qualquer cidadão comum ter o nível de vida que a esmagadora maioria dos "engenheiros da DGV" adquirem?
Investiguem, Ministério Publico! Sabendo, não vamos ser hipócritas, o que todos sabem e afirmam por sistema nos cafés sobre este assunto, questiono: quantas pessoas foram julgadas e investigadas por corrupção neste assunto em Portugal. Pois... Da sempre jeito oferecer a carta de condução ao filho quando este faz 18 anos...
Por essa razão, não só mas também, lá vão morrendo dezenas de milhares de pessoas por ano nas estradas portuguesas. Por mais que se aumente as multas, os meios da policia e se estreite as margens de velocidade e de álcool no sangue; o problema e' que muitos pagam a carta e saem "habilitados" para conduzir sem o mínimo de preparação.
Os "engenheiros da carta" são um exemplo do chico-esperto português...
E assim com conhecimento, lá temos tradição e corrupção em Portugal...

2005/02/24

Backup


Alem de estar um pouco adoentado... Alergias... Junta-se o facto de estar sem o meu mac, para justificar a ausencia de posts.
Pois e'... Venham de la os comentarios negativos sobre os mac/apple. Algum dia tinha de acontecer... Pois bem e' oficial, ao fim de quase tres anos, tive o primeiro problema com o meu laptop. Na realidade, sendo sincero e honesto, o problema nao e' especificamente relacionado com o computador, mas antes com um acessorio, crucial num portatil, do mesmo: a bateria. Resultando numas ferias forcadas do meu computador na fabrica da apple.
Mas se isso nao me preocupa muito, o problema em si ( a garantia cobre todo e qualquer problema), o facto de nao ter feito nenhum backup desde o inicio do ano me leva a ficar alarmado (quase em panico, devo dizer) com o problema do computador. Nao sao as inumeras musicas e fotos que me afligem directamente, mas sim a possiblidade iminente de perder inumeros ficheiros de trabalho.

Por essa mesma razao, nao posso apresentar fotos da "talk" do Ministro da Cultura brasileiro em Harvard. Ate tinha fotos de Gilberto Gil a tocar uma musiquinha ao vivo e a cores (tocou e cantou tres musicas- uma de Chico, outra de Caetano e finalizou com "Aquele abraco")...

Aqui fica o meu conselho a todos: facam backup aos vossos computadores com frequencia!

2005/02/21

Nova vida...


Novo governo, nova assembleia da Republica, novo, espero, PSD...
O meu ponto de contacto diario com o mundo e Portugal, o melhor jornal portugues oPublico tambem aproveita a boleia e muda de imagem.
Gostei, se bem que muito "El PAISado"...

Lusofonia em Harvard




(uma pequena pausa no assunto do momento...com o devido patrocínio: Kit-Kat)

Amanha o ministro da Cultura do Brasil, Gilberto GIl, estará por Harvard para uma “talk”.
O autor do Lápis de Cor não vai faltar, obviamente.
Ate já tenho uma pergunta preparada para fazer: “Qual e’ a sua opinião pessoal sobre o acordo ortográfico?”

Deixa-os poisar...


Eles andam todos contentes e alguns ate dizem que o PSD esta morto (li isto e ate me arrepio... Depois não são extremistas... Nadinha!!!). Tenho a certeza de que muitos festejaram mais a derrota escandalosa do PSD do que propriamente a subida do BE e CDU.
Mas, como dizia um professor de Faculdade: “Deixa-os poisar... Deixa-os poisar...”.
Eles, esquerda, não entendem o que se passa no PSD... Os alarmes ja soaram e nesse sentido, espero, as coisas vão tomar o rumo certo e necessário. Estas coisas fazem-me sempre lembrar o Benfica... Ao mínimo deslize do Porto, todos contentes e a pensarem que agora e’ que e’, ficando distraídos com o essencial. O essencial e’ que nesse mesmo instante começa-se a dar a volta por cima e a corrigir erros.

Alguém lhe faz chegar o que e’ o PSD


“Não é uma situação catastrófica, não é uma situação nova»” Santana Lopes, sobre a dimensão da derrota do PSD
Autismo puro e duro! O problema e’ que ele representa um partido politico. Ate deixava-o estar no seu mundo imaginário, mas agora sendo ele presidente de um partido politico, o “meu”, e demonstrar esta visão dos acontecimentos e’ aterrador.
Estou longe, por isso agradecia imenso que alguém lhe fizesse chegar umas noções do que e’ e representa o PSD na sociedade portuguesa.

Não me digas que…


Espero bem que não. Espero que não, não foi tudo orquestrado, o discurso de Paulo Portas. Logo agora que eu o tinha elogiado...
Agora já andam a rolar assinaturas a pedir a recandidatura de Paulo Portas. Lindo e’ ouvir de um alto dirigente do PP: “Fecha-se um ciclo com Paulo Portas, abre-se de imediato outro também com Paulo Portas a líder.” Devo ser eu que não consigo atingir...
Se o CDS-PP não conseguir ter/querer outro líder e’ sinal que Paulo Portas e o PP são o mesmo e quando isso acontece deixa de existir razão para o CDS-PP ser designado de partido politico.
Não existem pessoas insubstituíveis. Nos, portugueses, temos sempre este vicio errático de pensar oposto. Temos sempre muito medo de ficar sozinhos...

Vamos ser sérios...


A disponibilidade, obvia, de Luís Marques Mendes para a liderança do PSD, não pode ser levada a serio por quem entende o PSD como um partido de poder responsável em Portugal. Revejo imensas qualidades, politicas e humanas, em Marques Mendes, mas ser líder e’, pelo menos ate PSL ser líder do partido, outro campeonato para o qual Marques Mendes não entra.
O PSD tem de voltar aos bons velhos tempos. Sair da liderança de PSL e entrar numa de Marques Mendes e’ continuar a perder tempo.
Manuela Ferreira Leite e’, por exemplo, alguém que terá o meu apoio e o meu voto. Considero que seria uma excelente altura do PSD dar o exemplo e eleger como Presidente do Partido uma mulher e nesse sentido apenas vejo duas hipóteses serias: Ferreira Leite e Leonor Beleza.
Entretanto vou aguardar pelos proximos dias... Estes dias que se seguem sao cruciais para o futuro proximo do PSD.

Desde o primeiro momento...


Desde o primeiro momento afirmei que era muito mau para o PSD a opção PSL...
Ao mesmo tempo, também antevi que a passagem de PSL pelo PSD vai criar feridas profundas no PSD, associadas a fortes derrotas eleitorais.
Com isto não quero afirmar que sou um iluminado em previsões politicas. Era nítido, agora o problema e’ que os partidos políticos estão doentes... O PSD, os outros não são nada diferentes, não tem alma e apenas pensa alimentar as “sanguessugas” que andam na politica com o olho no tacho. O problema do pais e’ mesmo esse...

Escrevia em Junho... A nível nacional é ainda mais elucidativo de que o PSD passa por uma fase de descaracterização. O simples facto de existir a possibilidade de Santana Lopes ser hipótese para primeiro-ministro, diz bem ao que ponto o PSD está anestesiado e sem alma. De pouco valeu a declaração dos ex-presidentes dos PSD aquando dos 30 anos do partido. O que interessa é alimentar tudo e todos, esquecendo os devidos interesses de Portugal. Existe o apoio a Santana Lopes, não porque na realidade tem uma ideia para Portugal, mas sim porque “passa bem a mensagem” ou então porque representa um “rosto” (!!!!????) novo e simpático para uma nova imagem da coligação... Alguém me consegue elucidar, pois sou uma pessoa que admite errar não fosse eu um cientista, um ou dois aspectos específicos da linha de pensamento de PSL para Portugal?

Receio...


A esquerda tem quase 2/3 do parlamento...
Da para mudar a constituição...
Tal como afirmava, vem ai a discussão do aborto... Será que vamos TODOS ter oportunidade de discutir, ou vao utilizar a nova configuracao do parlamento?... Ao menos que sejam democráticos e façam referendo sobre o assunto...

Agora sim posso afirmar...


Ridículo, anedótico a musica do “menino guerreiro” e o vídeo que fazia de suporte a esse hino, pessoal, de campanha. Como já o afirmei, sinto-me envergonhado do líder do meu partido.

Sejamos claros...


Jorge Sampaio não fez bem em dissolver a Assembleia da Republica nesta altura. Afirmar que os resultados provam isso e’ ser desonesto politicamente. Na realidade, Jorge Sampaio tem culpa e muita em tudo isto. Sempre defendi que deveriam ter existido eleições logo na saída de Durão Barroso, porque não existia continuidade no governo e porque não era o numero do governo que assumia a liderança do governo.

Agora sim posso afirmar...


Ridículo, anedótico a musica do “menino guerreiro” e o vídeo que fazia de suporte a esse hino, pessoal, de campanha. Como já o afirmei, sinto-me envergonhado do líder do meu partido.

Tenho poucas duvidas...


Que o que fez a diferença para a maioria absoluta no PS foi o voto negativo em Pedro Santana Lopes (sim porque, varias vezes e recorrentemente o PSD tinha e tem melhor imagem do que PSL nas sondagens). Em termos percentuais, o resultado do PS não foi assim tão elevado como a distribuição dos mandatos o faz crer... E acreditem que não se trata de retirar valor ‘a vitoria do PS, nada disso (a serio que nao e' Paulo), mas de facto, simplesmente acredito que fosse o candidato do PSD outro que não o “menino guerreiro” e as coisas seriam diferentes. Alias, o facto de Socrates necessitar, no seu discurso de vitoria, de referir que nao foi um voto negativo, comprova que sentiu isso mesmo...

Nova versão…


Concordava e eu próprio o defendia: As maiorias absolutas não se pedem, merecem-se.
Após as eleições de hoje, devo refazer o mote das maiorias absolutas... As maiorias absolutas merecem-se ou recebem-se de mão beijada. Basicamente foi isto que PSL fez... Ofereceu a Sócrates algo que, ate agora, o PS não merecia. Essencialmente depois de se verificar que o PS e’ o mesmo dos tristes tempos do guterrismo. Se duvidas existissem, bastava ver as imagens da primeira fila da sala do Altis. Estavam lá todos... O “ministeriável” António Costa (fez mesmo poucos meses quando jurou fidelidade ao Parlamento Europeu), Edite Estrela, Cravinho e o “cardeal aditivado” Pina Moura.

Quotas - Eu já as paguei...


Eu tenho as minhas quotas do PSD em dia. Nenhum militante deve hesitar nesta altura...

Som da madrugada


O som da madrugada e' dedicado ao PSD.
E' urgente, mudar de vida!!!

Tenho vergonha deste Presidente do PSD


Santana Lopes envergonha o PSD com esta sua atitude.
Nao tem o minimo de vergonha, nem consegue, por um momento que seja, pensar no partido antes de olhar para o seu umbigo.
Triste, muito triste.
Que mais tem de acontecer para ele sair?...

2005/02/20

A primeira noticia da noite...


Paulo Portas demite-se.
Gostei das declaracoes de Paulo Portas.
Pela primeira vez gostei do seu discurso, finalmente...
Agora espero que PSL seja tambem "homem" para fazer o mesmo da mesma forma sem desculpas...

Nao era dificil prever...


estes resultados do PS...
Eu nao tenho memoria curta e sei quem sao todos os que tiveram a apoiar o menino guerreiro...

Outra coisa...
Fui o unico a nao aplaudir o discurso de Louca... Vou comecar desde ja a fazer oposicao a este novo governo...

AR 2005 em Boston...


Um bom grupo de portugueses, a grande maioria estudantes, vai assitir as eleicoes via RTPi e TSF radio online.
Vou tentar escrever posts...
Lanco tambem os meus numeros:
PS - 46-49
PSD - 29-33
CDU - 6-8
PP - 5-7
BE - 5-8

Esta feito...


Pelo o que li e arriscando porque me encontro longe, desabafo desapontado que o PS vai obter a maioria absoluta. Os dados referentes 'a afluência as urnas me direccionam nesse sentido...

Não utilizaram, PSD, este hino de campanha, deu no que deu...

2005/02/19

Depois da amarela chega a Cor-de-rosa...



Tal como prometido, durante este Natal, distribui as pulseiras amarelas, “LIVESTRONG”, por entre amigos e familiares. As pulseiras amarelas representam um apoio e solidariedade ‘a luta contra o Cancro. Mais de 33 milhões de pulseiras foram já vendidas, representando cerca de 33 milhões de dólares angariados pela LAF no combate ‘a doença.
Especialmente entre os jovens, a pulseira amarela e’ muito popular pelos os EUA.

Depois o inegável sucesso da pulseira amarela, chega a pulseira cor-de-rosa. O objectivo e’ idêntico ‘a sua progenitora, contudo a “pink” e’ mais especifica e direcciona-se ao Cancro da mama.

São já muitas as jovens que andam com uma pulseira “pink”, antevendo-se o mesmo sucesso que a amarela tem tido.

Eu e a Pepsi Diet…


Não, não estou maluco…
Mas ele há coisas…
Mais parece um sketch do Gato Fedorento.
Lá fora estavam uns -10˚C e eu vinha de uma noite bem passada com amigos. Como estava “etilicamente” bem disposto, decidi comprar uma cola numa “vending machine”. 1.25 $ era o preço pela bebida. Não tinha o dinheiro suficiente em moedas, por isso introduzo uma nota de um dólar. No entanto, a maquina recusava aquela nota... Como ao lado estava uma maquina de chocolates, decido introduzir a nota nessa maquina de forma a trocar a nota por moedas. O problema e’ que a maquina não destrocava a nota em moedas, nem mesmo possibilitava o reaver da nota... Vai dai, acabo por comprar um pacote de “chiclas” de canela (o único sabor disponível, sendo as chiclets o único item possível de comprar de forma a obter troco necessário para, juntando as moedas que tinha, comprar a cola...). Com o dinheiro certo lá me dirijo para comprar a cola... Tudo ia bem ate ‘a ultima moeda... Por mais formas que tentasse a aquela moeda não era aceite pela maquina... Meia volta e introduzo essa moeda na maquina dos chocolates de forma a tentar trocar aquela moeda por outra. Recolho todas as moedas e inicio a introducao do dinheiro com a moeda recém-adquirida da maquina dos chocolates... Tudo vai bem, ate aao momento em que a maquina volta a recusar uma moeda, a ultima... Varias vezes e diferentes formas de a introduzir e nada... Continuo a recolher todas as moedas e inicio a introdução das moedas, sendo que a ultima moeda anteriormente segue logo no inicio... Enfim, foram varias as combinações experimentadas, sendo o padrão de resposta da maquina consistente: a ultima moeda era rejeitada, fosse qual fosse moeda...
Mas não desisti... Nunca desisto!
Volto então de novo a tentar. Sendo que desta vez tentei iludir a maquina... A “táctica” consistia em introduzir, quando faltasse uma única moeda para perfazer 1.25$, uma moeda que seria obviamente rejeitada pela maquina (uma moeda de 1 centimo) e logo depois introduzir a ultima moeda. O facto e’ resultou! Contudo, a maquina em vez de dar a Cola normal seleccionada por mim, presenteia-me com uma Pepsi Diet...
Com um sorriso nos lábios de bom desportivismo decido telefonar para Portugal a um amigo meu... De Portugal responde-me que estava no “Pneugiro”...
Mas o melhor da noite aconteceu quando, estava eu deitado na cama, decido abrir a garrafa de Pepsi Diet e, devido ao gás acumulado, derramo uma boa parte pela cama.
E pronto, após ter mudado os lençóis e bem antes de finalmente adormecer, decidi anunciar publicamente que nunca mais volto a beber ou comprar Pepsi Diet, ponto.

Obrigado Senhor Presidente


Ainda nao vi ninguem a analisar o momento politico desta forma... Aqui vai o que penso sobre o assunto...
Sim, muito provavelmente, Jorge Sampaio não decidiu a convocação de eleições logo após a saída de Durão Barroso beneficiando com isso o PS conscientemente. Facilmente, Samapio, verificou que o próprio Santana Lopes ia se corroer com o tempo e com isso permitiria ao PS algo que não teve na sua historia, a maioria absoluta. Amanha veremos se correu assim tao bem...
No entanto, Pedro Santana Lopes não deve ser mal agradecido para com Sampaio (digo-o sem ponta de ironia, serio!). Apenas da forma como ocorreu, a sua indigitacao como primeiro-ministro não por eleição directa dos portugueses, e’ que seria possível a Santana Lopes ser primeiro-ministro do pais e Presidente do PSD. Desta forma, se PSL pode escrever no seu curriculum que executou o cargo de Primeiro-ministro de Portugal deve ter em mente que deve um favor a duas pessoas em particular: Durão Barroso e Jorge Sampaio.

Ao mesmo tempo e visto de outra forma, nos, portugueses, devemos ter em mente os culpados do desastre que foi Portugal ter como primeiro-ministro PSL para, na altura certa, censurarmos esses mesmos responsáveis...

2005/02/18

Ninguém o conhece…


A crer nas varias sondagens divulgadas hoje, o PSD esta perto de obter o seu pior resultado após as primeiras eleições gerais... O melhor resultado não vai mais longe do que apenas 31% dos votos.
Tal como se vai notando, Santana Lopes, sem ter o mínimo de sentido de solidariedade com o partido, vai tentar por todos os meios manter a presidência do PSD. E’ um misto de autismo, narcisismo e irresponsabilidade.
Desde o primeiro instante que escrevi e antevi que o PSD ia sofrer consequências graves por esta aventura de PSL. Na altura, a ganga do PSD ficou calada e deixou andar, não fossem perder o seu lugar ou então não receber a prometida benesse...
A partir de Domingo, muitos, quase todos, vão assobiar para o lado e fazer de conta que sempre censuraram PSL. Não vai tarda nada e todos vão fazer de conta de que nem o conhecem.
Eu não tenho memoria curta e espero que o PSD como um todo também não...

Por onde andam Morais Sarmento, Arnaut, Miguel Relvas and so on...

2005/02/17

Vida dificil



University President Lawrence H. Summers enters Mass. Hall yesterday evening, several hours after he attended a Faculty meeting in which professors questioned his leadership of Harvard

Pois e'... Ainda hoje ao almoco comentava que esta e', provavelmente, uma das melhores alturas de sempre para as mulheres se candidatarem a posicoes academicas em Harvard. Isto porque depois de toda a polemica levantada com as declaracoes de Lawrence Summers sobre as capacidades inaptas das mulheres para a ciencia, existe uma enorme pressao e atencao da opiniao publica sobre as admissoes em Harvard.
Ao mesmo tempo, como se pode verificar pela noticia acima referida, a margem de manobra e' muito estreita para o Presidente de Harvard.
Vida dificil...

2005/02/14

Neutro, eu?


Não, não sou neutral. Muito menos sobre politica.
Estivesse eu em Portugal e votaria no PSD. Apesar de Pedro Santana Lopes, continuo a acreditar que o PSD tem um melhor projecto para Portugal.

Som da madrugada...



O colchão da cama, deposto sobre o chão, serve como secretária de estudo, de reflexão... O tecto angulado do meu quarto serve como local de encontro... Nesse ponto branco, com uma pintura crespa e sem acabamento, conflui um infinito de pensamentos soltos sem um certo e definido objectivo... Vagabundeio o espírito ao som de “De Usuahia a la Quiaca” de Gustavo Santaolalla (retirado do filme diários de motocicleta)...

2005/02/08

Leitura obrigatoria


O texto de Antonio Lobo Antunes, cronica deliciosa, publicado na revista Visao de 03 de Fevereiro.
Imperdivel, aconselho a todos!!!

2005/02/05

Geracao



Como se define uma geracao...
E' obvio que duas pessoas nascidas no mesmo ano fazem parte da mesma geracao. No entanto, nao existe, na minha opiniao, uma geracao de cada ano, tipo: geracao 76, geracao 77 (sendo o numero referente ao ano de nascimento)...
Contudo considero dificil de definir a fronteira que marca duas geracoes diferentes...
E' para mim obvio que uma pessoa que nasceu em 82 por exemplo, nao faca parte da minha geracao, mas acredito que eu e o meu irmao (ele nasceu cerca de 14 meses antes de mim...) facamos parte da mesma geracao.
Pois bem, ontem numa discusao entre amigos sobre este tema dei por mim a definir que eram da mesma geracao duas pessoas que tinham as mesmas referencias, por exemplo, de desenhos animados... Eu sou da geracao do Sport Billy, da Heidi, do Tom Sawyer, abelha Maia, Dartacao e por ai alem...

Justificacoes


São sempre as mesmas...
Real e verdadeira falta de tempo para alimentar o Lápis de Cor. Os meus amigos também tem notado a ausência dos meus contactos...
Enfim...
Espero que as coisas melhorem com o tempo, voltando a ter mais disponibilidade para escrever, com o minimo e aceitavel nivel de profundidade, sobre os mais variados assuntos. Como sempre, não e' por falta de temas ou o que escrever, que se deve a ausência de posts, mas sim por manifesta indisponibilidade temporal, momentânea - espero...

PS - Quanto mais tempo ando por Cambridge/Boston, mais me sinto completamente adaptado 'a cidade... Vale mesmo a pena viver por ca.

Eu arrisco...



O jornal Expresso anuncia que a Coca Cola (guarda em segredo) vai oferecer, por altura do Verão, um novo produto. O semanário arrisca que será a Coca-Cola Light Limão...
Não acredito... O que me parece mais provável e' o lançamento, europeu e por arrasto nacional, do seu novo "best seller": Low carb Coke - C2. Provei e gostei. Auguro que facilmente se vai traduzir num sucesso de vendas por todo o mundo. Vejam este "review" sobre o assunto.

Arquivo do blogue