"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/06/30

Primavera na alma...

A
Agradeço os dois emails que me enviaram onde me dão os parabéns por ter voltado a dar interesse ao Lápis de Cor. Em ambos notam que existe um voltar aos bons velhos tempos do Lápis de Cor, perguntando o porque de uma fase mais aborrecida nos posts...

A minha reposta, diplomaticamente, referiu que talvez se tenha devido a uma fase de maior instabilidade emocional que o autor passou... De facto a Primavera chegou, outra vez, ‘a alma do Lápis de cor.

Demora e demorou mas chegou!!


Terras do Ave...

A
Não quero substituir o “direito adquirido” (adoro, ironia obviamente, ouvir os sindicatos falar dos “direitos adquiridos” sempre que se tenta alterar/reformar alguma coisa no nosso pais...) de Dupond&Dupont em fazer a habitual e muito atentamente seguida, revista de Opinião do concelho.
Contudo, não resisto a fazer referencia a dois artigos que li e que gostei muito...
O editorial de > Pedro Brás Marques e o artigo de > Pereira Maia .
Pedro assina um editorial em que toca em assuntos que foram abordados e são tema normal de discussão filosóficas do Lápis de cor: mentalidade. Varias vezes escrevi e comentei que o nosso principal problema e’ uma questão de mentalidade, mais do que outra coisa. Não estando tão capacitado como o Pedro para exprimir essa linha de pensamento, fiquei alegremente solidário com o seu texto. Acho que de uma forma limpa e clara toca no ponto: “Porque, no fundo, não é um português contra um inglês ou um americano. É, sim, um indivíduo preparado, confiante e trabalhador, em competição com um outro com as mesmas características. E o combate torna-se equilibrado, sem necessidade recorrer à irritante arte do desenrasca…” . Na minha opinião só estraga o editorial quando cita Carlos Magno. Era desnecessário citar essa pessoa...
O artigo desse senhor que ainda não consegui deslumbrar quem seja (alguém o conhece?... sendo que aquela foto não ajuda muito...), e’ muito certeiro na analise que faz do concelho. Foi sem duvida uma boa escolha do Director do Jornal em o convidar para escrever. Vila do Conde vai realmente perdendo vivacidade nas seus festejos tradicionais. E’ o “vira o disco e toca o mesmo” todos os anos. Claro que não troco essas festas da minha cidade por outras, porque me sinto bem com as pessoas de Vila do Conde e com a cidade, mas de facto não se atrai pessoas de fora de Vila do Conde e não se da condições que quem tenha visitado a cidade nessas altura de festas, volte a Vila do Conde. Ou seja, os que conhecem ate podem manter a tradição, mas de facto e’ necessário fazer algo mais...

Eleições na JSD/Vila do Conde...

A
Tal como afirmei ontem, esperava que a comunicação social local me informasse sobre a Lista A as eleições da JSD/Vila do Conde. Aqui esta.

Conheço, mal, o candidato da Lista A. Pouco mais do que algumas palavras de circunstancia troquei com ele, sendo que desconheço em absoluto as suas opções politicas para a cidade.

Os militantes que decidam no Sábado.

Ciência no Lápis de Cor…

A
A área da biologia desenvolve-se a ritmo alucinante.
Não se imagina a quantidade incrível de revistas cientificas que existem.
Claro esta que umas mais respeitadas (em ciência designa-se factor de impacto) e credíveis (diria também apetecíveis do que outras...) do que outras.
A revista Nature e a Science são os “faróis da ciência”. Mas existem outras mais, muitas mais...
Algo que é muito usual acontecer na ciência é a consulta dos dados disponibilizados pela ISI Web of knowledge. Com base nos dados disponibilizados neste site temos acesso aos factores de impacto de cada revista. Quanto mais alto e’ o valor do factor de impacto, “melhor” será uma publicação nessa revista. Logo, sempre que se pensa submeter um artigo a uma revista, e’ necessário um conhecimento básico do seu ranking.

Pelo menos uma vez por mês, costumo fazer uma pesquisa/actualização de artigos sobre pontos comuns do meu trabalho. Ao mesmo tempo, aproveito para ler alguns artigos que considere interessantes sobre as mais variadas áreas.

Aqui seguem alguns artigos que acho bastante interessantes...

Este artigo da nature de 24 de Junho de 2004 , que pode ser lido em resumo aqui, faz referencia que alguns genes começa a ficar “downregulated”(em liguagem genética significa que determinado(s) gene(s) passam a estar desligados e inactivos...) a partir dos 40 anos. No caso específico do estudo, foi analisado genes relacionados com as nossas capacidades cognitivas. O que nos leva a pensar que o nosso cérebro acompanha o nosso envelhecimento físico...

Depois de terminar o meu doutoramento sei em que área vou desejar trabalhar... Neurociências!
Do meu ponto de vista é o futuro.
Um aspecto muito interessante desta área são os mecanismos pelos quais aprendemos e armazenamos a informação (memoria). Relativamente ao mecanismo pelo qual o nosso cérebro adquire a memoria ainda existe bastante discussão (por exemplo o LTP – Long Term potentiation, uma teoria possível e a mais aceite, não é ainda um mecanismo consensual entre os cientistas). Hoje em dia existem diversas teorias sobre o mecanismo exacto com que transformamos e consolidamos a nossa memoria. O artigo que li esta noite defende que na memoria mais do que mecanismos de consolidação da informação retida, existe antes uma reconsolidação. Um pouco confuso, não?...

Para terminar observei o alarmismo que começa a existir na Ásia sobre o crescente e recorrente aumento de casos de SIDA.

2004/06/29

Eleições na JSD/Vila do Conde…

A
As eleições para a eleger os novos dirigentes da JSD/Vila do Conde serão neste sábado. As urnas estarão abertas entre as 19:30 e as 23:00. Acho estranho este horário de funcionamento das urnas. É um horário mais normal para o PSD, mas não muito propicio para umas eleições de uma juventude partidária que possui militantes com idades inferiores a 18 anos. Depois também considero apertado o tempo em que é possível exercer o direito de voto. O universo eleitoral deve andar à volta de 400 militantes, sendo de prever uma afluência ás urnas elevado, tendo em consideração a existência de duas listas concorrentes.
Por outro lado, segundo informações que me vão chegando do outro lado do Atlântico, existe um certo clima de agressividade entre as duas listas opostas... Espero que tudo decorra dentro da normalidade que a JSD merece.

Como já afirmei anteriormente, tenho conhecimento da existência de duas listas, apenas conhecendo em detalhe o candidato de uma delas, Lista B. Provavelmente vou obter alguma informação extra nos próximos dias através da comunicação social local...

Entretanto recebi outra sms da Lista B. Segundo a mensagem o site da Lista B era já possível conhecer via on-line a “nossa” equipa (parece que acusou o ”toque de Dupont” ...). Assim fiz e fui ver as pessoas que podem ser responsáveis pelos destinos da JSD/Vila do Conde. Alguns pontos que tenho a comentar. Não sendo um estranho à JSD devo afirmar que existem muitas “caras” novas na sua lista, o que não deixa de ser positivo, pois reflecte sangue novo para uma estrutura como a JSD. De seguida é de registar que numa lista (com 3 Vice-Presidentes... não é muito habitual) de 13 elementos (ainda bem que não são supersticiosos...) 7 são raparigas.
Mas a Lista candidata à Mesa do Plenário, essa sim, é um luxo! Não por todos os elementos dessa lista fazerem parte do meu grupo de amigos mais restritos, mas porque são pessoas de imenso valor, sendo vilacondenses com provas dadas na sociedade (parece que já estou a adivinhar os seus email a criticarem-me por estas palavras...). Uma coisa é certa, a Lista B para a Mesa do Plenário teria o meu voto incondicional e convicto.

O CV de Bush...

a
Com mais tempo vou escrever sobre os assuntos de politica nacional... Pouco tempo neste momento...
Embora seja um pouco contra este tipo de coisas... Nao resisto a fazer copy/paste a este email que recebi de um colega norte-americano...


RESUMÉ
  GEORGE W. BUSH
  1600 Pennsylvania Avenue
  Washington, DC 20520
 
  EDUCATION AND EXPERIENCE:
 
  Law Enforcement:
  I was arrested in Kennebunkport, Maine, in 1976 for driving under the
  influence of alcohol. I pled guilty, paid a fine, and had my driver's
  license suspended for 30 days. My Texas driving record has been "lost"
  and is not available.
 
  Military:
  I joined the Texas Air National Guard and went AWOL. I refused to take a
  drug test or answer any questions about my drug use. By joining the
  Texas Air National Guard, I was able to avoid
  combat duty in Vietnam.
 
  College:
  I graduated from Yale University with a low C average. I was a cheerleader.
 
  PAST WORK EXPERIENCE:
 
      * I ran for U.S. Congress and lost. I began my career in the oil
        business in Midland,Texas, in 1975.
      * I bought an oil company, but couldn't find any oil inTexas. The
        company went bankrupt shortly after I sold all my stock. Ibought
        the Texas Rangers baseball team in a sweetheart deal that took
        land using taxpayer money.
      * With the help of my father and our friends in the oil industry
        (including Enron CEO Ken Lay), I was elected governor of Texas.
 
  ACCOMPLISHMENTS AS GOVERNOR OF TEXAS
 
      * I changed Texas pollution laws to favor power and oil companies,
        making Texas the most polluted state in the Union. During my
        tenure, Houston replaced Los Angeles as the most smog-ridden city
        in America.
      * I cut taxes and bankrupted the Texas treasury to the tune of
        billions in borrowed money.
      * I set the record for the most executions by any governor in
        American history.
      * With the help of my brother, the governor of Florida, and my
        father's appointments to the Supreme Court, I became President
        after losing by over 500,000 votes.
 
  ACCOMPLISHMENTS AS PRESIDENT:
 
      * I am the first President in U.S. history to enter office with a
        criminal record.
      * I invaded and occupied two countries at a continuing cost of over
        one billion dollars per week.
      * I spent the U.S. surplus and effectively bankrupted the U.S.
        Treasury.
      * I shattered the record for the largest annual deficit in U.S.
        history.
      * I set an economic record for most private bankruptcies filed in
        any 12-month period.
      * I set the all-time record for most foreclosures in a 12-month period.
      * I set the all-time record for the biggest drop in the history of
        the U.S. stock market. In my first year in office, over 2 million
        Americans lost their jobs and that trend continues every month.
      * I'm proud that the members of my cabinet are the richest of any
        administration in U.S. history. My "poorest millionaire,"
        Condoleeza Rice, has a Chevron oil tanker named after her.
      * I set the record for most campaign fund-raising trips by a U.S.
        President.
      * I am the all-time U.S. and world record-holder for receiving the
        most corporate campaign donations.
      * My largest lifetime campaign contributor, and one of my best
        friends, Kenneth Lay, presided over the largest corporate
        bankruptcy fraud in U.S. History, Enron.
      * My political party used Enron private jets and corporate attorneys
        to assure my success with the U.S. Supreme Court during my
        election decision.
      * I have protected my friends at Enron and Halliburton against
        investigation or prosecution. More time and money was spent
        investigating the Monica Lewinsky affair than has been spent
        investigating one of the biggest corporate rip- offs in history.
      * I presided over the biggest energy crisis in U.S. history and
        refused to intervene when corruption involving the oil industry
        was revealed. I presided over the highest gasoline prices in U.S.
        awarded government contracts.
      * I appointed more convicted criminals to administration than any
        President in U.S. history.
      * I created the Ministry of Homeland Security, the largest
        bureaucracy in the history of the United States government.
      * I've broken more international treaties than any President in U.S.
        history.
      * I am the first President in U.S. history to have the United
        Nations remove the U.S. from the Human Rights Commission.
      * I withdrew the U.S. from the World Court of Law.
      * I refused to allow inspector's access to U.S. "prisoners of war"
        detainees and thereby have refused to abide by the Geneva Convention.
      * I am the first President in history to refuse United Nations
        election inspectors (during the 2002 U.S. election).
      * I set the record for fewest numbers of press conferences of any
        President since the advent of television.
      * I set the all-time record for most days on vacation in any
        one-year period. After taking off the entire month of August, I
        presided over the worst security failure in U.S. history.
      * I garnered the most sympathy for the U.S. after the World Trade
        Center attacks and less than a year later made the U.S. the most
        hated country in the world, the largest failure of diplomacy in
        world history.
      * I have set the all-time record for most people worldwide to
        simultaneously protest me in public venues (15 million people),
        shattering the record for protests against any person in the
        history of mankind.
      * I am the first President in U.S. history to order an unprovoked,
        pre-emptive attack and the military occupation of a sovereign
        nation. I did so against the will of the United Nations, the
        majority of U.S. citizens, and the world community.
      * I have cut health care benefits for war veterans and support a cut
        in duty benefits for active duty troops and their families -- in
        wartime.
      * In my State of the Union Address, I lied about our reasons for
        attacking Iraq and then blamed the lies on our British friends.
      * I am the first President in history to have a majority of
        Europeans (71%) view my presidency as the biggest threat to world
        peace and security.
      * I am supporting development of a nuclear "Tactical Bunker Buster,"
        a WMD.
      * I have so far failed to fulfill my pledge to bring Osama Bin Laden
        [sic] to justice.
 
  RECORDS AND REFERENCES:
 
      * All records of my tenure as governor of Texas are now in my
        father's library, sealed and unavailable for public view.
      * All records of SEC investigations into my insider trading and my
        bankrupt companies are sealedin secrecy and unavailable for public
        view.
      * All records or minutes from meetings that I, or my Vice-President,
        attended regarding public energypolicy are sealed in secrecy and
        unavailable for public review.
 
  PLEASE CONSIDER MY EXPERIENCE WHEN VOTING IN 2004.
  PLEASE SEND THIS TO EVERY VOTER YOU KNOW.


 


Imagem do dia...


Paul Bremer, chefe da administracao dos EUA no Iraque, abandona o territorio iraquiano.

Obviamente que aceito...

A
Não tenho a menor dúvida de que amanhã, Durão Barroso, vai aceitar o convite para o qual foi formalmente convidado.

A partir daqui se inicia um novo ciclo de discussão.

Sobre a opção Santana Lopes, a minha opinião já é conhecida. – Não e não! O PSD não estará a corresponder ao que o país espera dele.

Não estarei calado e em tudo o que for possível, terá o meu apoio e esforço.

Mas vamos aguardar com calma as próximas etapas.
Contudo, tenho a convicção de que o PSD não está ainda consciente da importância deste momento para o seu futuro. Pode parecer exagerado, mas receio que não...

2004/06/28

Alguem sabe?...


O que significa, por estes lados, sapatilhas (tenis, em versao mais lisboeta...) penduradas nos fios de electricidade/telefone das ruas, tal como a fotografia o ilustra?
Dou um doce a quem acertar!...

Se vira moda em Portugal...


Post Scriptum - Hoje passei o dia em frente a este computador... Tinha um relatorio para terminar... Depois de "patinar" um pouco, la me concentrei e em uma hora e meia escrevi o relatorio que andei dias a adiar escrever.

Pobre pais...

A
A minha opinião, sobre a putativa demissão do primeiro-ministro, é muito clara:
1 – Durão Barroso deve aceitar a proposta e o convite para ser Presidente da Comissão Europeia;
2 – Acho necessário e fundamental um Congresso Extraordinário do PSD;
3 – Pedro Santana Lopes não tem o mínimo de condições (é melhor não enumerar as condições, caso contrário este ponto seria muito extenso...) para ser primeiro-ministro de Portugal;
4 – Será um mau serviço a Portugal que o PSD prestará se indicar o nome de Santana Lopes a Jorge Sampaio;
5 – É difícil, Jorge Sampaio, justificar eleições antecipadas;
6 – Caso o PSD não pense no país, avançando com o nome de Santana Lopes, deve existir eleições antecipadas.

Em 6 pontos apresento as minhas opiniões sobre este assunto. Tenho lido muitos e bons textos sobre este assunto. Não quero estar a repetir o que tem sido dito, aconselhando seguir os diferentes links.

No meio de toda a “espuma noticiosa” sobre este tema existem alguns pontos que retive em mente.
A inveja é algo de muito feio, mas infelizmente, mas comum no sangue português. Apenas por manifesta inveja se pode entender certas declarações sobre a possibilidade de Durão Barroso ser Presidente da União Europeia. Uns, cegos com essa particularidade humana, chegam mesmo a afirmar que “o homem pode alcançar o que nunca sonhou e manifestamente o ultrapassa”, outros escrevem que “as vezes o destino é providencial e oferece-nos situações maiores do que a nossa insignificância...”. Cheguei mesmo a ler alguns textos, onde se notava um rancor pelo facto de Durão Barroso ter esta oportunidade.
Tenho comigo que costumo analisar muitas das situações tentando interiorizar o espírito do interprete. Normalmente tento questionar-me no que fazia se eu estivesse em determinada situação especifica... No caso eu não tenho a menor dúvidas que são muitos poucos, para dizer raros, os casos, e a esses concluir que o faziam por manifesta falta de capacidades e coragem, das pessoas que declinavam uma oportunidade destas.


Tenho muito receio e sinceramente já começo, aos poucos, a ficar desmotivado com o PSD. Não quero com isto afirmar que deixei de acreditar nos princípios do PSD ou que me encontro próximo de o abandonar, mas de facto não existe o PSD (orgânica partidária... é me difícil explicar...) que me fez entrar para militante há mais de dez anos... O mesmo tenho sentido, aos poucos, a nível local: a perda de combatividade e discussão interna que reflecte um partido acomodado na sua postura institucional, onde quem ousa em pensar e defender realidades diferentes do “mainstream” é olhado com desconfiança e destabilizador. A nível nacional é ainda mais elucidativo de que o PSD passa por uma fase de descaracterização. O simples facto de existir a possibilidade de Santana Lopes ser hipótese para primeiro-ministro, diz bem ao que ponto o PSD está anestesiado e sem alma. De pouco valeu a declaração dos ex-presidentes dos PSD aquando dos 30 anos do partido. O que interessa é alimentar tudo e todos, esquecendo os devidos interesses de Portugal. Existe o apoio a Santana Lopes, não porque na realidade tem uma ideia para Portugal, mas sim porque “passa bem a mensagem” ou então porque representa um “rosto” (!!!!????) novo e simpático para uma nova imagem da coligação... Alguém me consegue elucidar, pois sou uma pessoa que admite errar não fosse eu um cientista, um ou dois aspectos específicos da linha de pensamento de PSL para Portugal?
Dessa forma, desde o primeiro instante que o Lápis de Cor faz eco das palavras e textos de José Pacheco Pereira no Abrupto-I. Pobre, de facto, país, o nosso.
Nesse sentido, li com muita atenção o texto do Nelson no Passarola Voadora. Na realidade ainda não me tinha ocorrido, mas no ponto em que as coisas estão, existir eleições antecipadas (com uma muito provável derrota eleitoral) é de facto o melhor que pode acontecer ao PSD. A mim, não me importa perder eleições se convicto que se fez e executou politicas difíceis e impopulares mas essenciais para modificar Portugal (tal como Pacheco Pereira afirmou e bem no Abrupto-II).

Som do inicio do dia...


Changer dos Stereolab, retirado do album ABC Music datado de 2002.

Nem de proposito...

2004/06/27

Exames

a
Faz hoje exactamente três anos que assinei o meu nome nesse meu último exame de licenciatura.

Ao contrário de muitos colegas de faculdade, a época de exames era a minha fase favorita do ano académico (claro está que apenas me refiro a questões meramente académicas e nesse sentido excluo queima das fitas e todas as restantes actividades de convívio universitário...). Com a altura da época de exames aproveitava para gerir o meu dia mais de acordo com o meu relógio biológico, mais adequado e vocacionado para a noite.

Agora tenho bem presente esse “axioma académico”, que alguns “doutores de praxe” tinham-nos transmitido: os melhores amigos na faculdade testam-se na altura dos exames.

Eleicoes na JSD/Vila do Conde

a
Foi por sms que recebi uma mensagem alertando-me de que estava dentro do grupo...
Depois decidi seguir as instrucoes da sms e verificar o site que anunciava "que o serviço alerta laranja já se encontra activo"... Acho interessante o site e principalmente a ideia de utilizar a internet como local de encontro com os militantes. Mesmo tendo notado algumas falhas no site e mesmo não tendo um layout que aprecie muito, acho que deve ser de aplaudir a iniciativa.

Daqui uma semana, os militantes da JSD/Vila do Conde vão ser chamados as urnas para escolher uma nova Comissão Politica. Depois da JS/Vila do Conde, e' a vez da JSD/Vila do Conde ter eleições. A diferença e' que na JS/Vila do Conde e' sempre lista única, enquanto na JSD e' normal existirem listas distintas sempre que não existe recandidatura do Presidente da estrutura.
Existem duas listas... Lista A - que ate agora desconheço quem a encabeça; e a Lista B - liderada pelo Pedro Mesquita, actual Vice-Presidente da JSD/VIla do Conde.

2004/06/26

Espero para ver...

a
Ando muito atento a todo o actual ambiente politico em Portugal...
Continuo a ter a mesma posicao que significa aguardar uma clarificacao total da posicao de Durao Barroso. Espero que nao aconteca nenhuma jogada de ultima hora e que um portugues seja o escolhido para presidir 'a Comissao Europeia.

Tudo o resto, tenho lido com muita apreensao. Assino integralmente os textos sobre o assunto de Jose Pacheco Pereira no Abrupto.

Adorava ler, saber, a opiniao de Marcelo Rebelo de Sousa... Amanha de certeza que toda a gente vai estar sintonizada na TVI para ouvir a sua opiniao...

Espero para ver... Mas pelo o que se vai lendo... Pobre pais, o nosso...

Pobre pais...

a
E' necessario aguardar com calma...
Mas devo dizer que estou assustado.

No entanto, faco minhas as palavras de Pacheco Pereira no Abrupto: pobre pais, o nosso.

2004/06/23

Hoje queria estar...


nesta cidade...

Aproveito para celebrar, finalmente, a presenca na internet da Camara Municipal de Vila do Conde. Apos varios meses de ausencia, descobri que o site ja esta disponivel. Finalmente, vejam por aqui...

SAO JOAO



Estou neste momento a cantarolar a musica da rendilheira... Como sabe bem... Por intermedio do site do melhor rancho de Vila do Conde...
As nossas raízes definem-nos! Serei sempre “bileiro com alma caxineira”, por mais longe que esteja...

Não sei o nome dessa flor, para mim e’ também um símbolo do São João na minha cidade... Estou a pensar naquelas flores que se atiram aos ranchos na sua ida ‘a praia... Pois bem, num jardim da “Law School” existe um canteiro cheio dessas flores. No outro dia, não muito distante, passava de bicicleta por perto e de imediato cheirei o aroma dessa flores... Naquele momento, sonhei por momentos estar por Vila do Conde nesta altura do São João... Hoje, logo que sair daqui vou passar por aquele local e vou apanhar algumas dessas “flores de São João” e vão comigo para casa...



São João




Este ano, pela primeira vez desde que me conheco, nao estarei por Vila do Conde na noite de Sao Joao...
E' com enorme tristeza que o escrevo.
O Sao Joao tem um enorme significado para mim... Sao determinados e variados aspectos da minha vida que estao ligados ao Sao Joao... Existem momentos que nao mais esquecerei do Sao Joao.
Tenho marcas na alma, outras sao fisicas, mas de facto aconteceram numa madrugada de 23 para 24 de Junho. No proximo ano, espero estar por Vila do Conde nesta altura...
Vai ser mais uma altura dificil de passar longe de Vila do Conde... Receio ser das mais dificeis...
Mas nao sou invejoso e envio os votos de um bom Sao Joao a todos!

O meu rancho (isto muito local...) e' o da Praca!!!

Como o Sao Joao, em Vila do Conde, esta associado aos ranchos de rendilheiras, fica uma parte da musica da rendilheira:
Ó vem à janela
Que a noite está bela
Vem ver o luar,
Linda rendilheira
Deixa a travesseira,
Vem-me ouvir cantar.

Teoria da conspiração

A
Não, não vou escrever sobre o Dinamarca-Suécia e a respectiva eliminação da “minha” Itália (sim a Itália, tem o meu favor quando a nossa selecção não esta presente nas grandes competições) ...

Mas sim da “teoria da conspiração” que na minha opinião existe em Vila do Conde, sobre o eventual entendimento e alinhamento estratégico de Mário de Almeida e Rogério Torres. Sinceramente acho um exagero esses rumores que apontam para essa possibilidade. Não acredito que seja possível existir essa manobra de Mário de Almeida. O seu poder no PS e’ absoluto e como tal, não penso que seja necessário um aliado para impor a sua vontade dentro do PS/Vila do Conde. Depois, sempre que leio as declarações de Rogério Torres na “famosa” entrevista, retiro que não poderia ter ido tão longe nas suas criticas e afirmações a Mário de Almeida como foi na altura. Para terminar também considero que Mário de Almeida, não seja tão jogador (politico) como muitas das vezes o querem fazer que e’... Ele tem consciência de que no seu estilo e com as suas armas vai dominando a politica local, não necessitando de outros caminhos para atingir os seus objectivos.
As vezes temos dificuldade em entender e perceber que as coisas simples são as mais eficazes e mais correctas, e como isso nos faz confusão temos de inventar sistemas complexos para compreender aspectos simples...

2004/06/22

Concelho rosa...

A
Sim, siX, tenho a convicção de que Vila do Conde e’ um concelho que tradicionalmente vota no PS. Pior e’ que não acontece so’ por tradição, mas também porque sociologicamente a zona mais populosa do concelho, aquele que realmente decide as eleições, vota em massa no PS. A sede do concelho e especialmente a zona das Caxinas votam no PS. Se não estou em erro, apenas nas duas maiorias absolutas do PSD e’ que o PS não venceu em Vila do Conde e especialmente nas Caxinas. O mesmo acontece na Povoa de Varzim sendo neste caso a favor do PSD. Acho que não se trata de catalogar os eleitores de menos inteligentes, mas de facto acho que as pessoas com menos habilitações literárias são menos susceptíveis de mudar de habito de voto, mantendo uma postura mais conservadora no seu voto. Numa coisa concordo consigo, siX, as alternativas apresentadas em Vila do Conde podem melhorar e, muito provavelmente, nao tem sido apelativas em termos de qualidade para uma alternancia do poder. No entanto a maioria PS nao tem sido um poco de virtudes e dinamismo para Vila do Conde. Com ja afirmei, faz a politica do dia-a-dia, com a principal qualidade de nao ter descaracterizado uma cidade linda de morrer que e' a "minha princesa do ave".
Dito isto, não defendo que a oposição deva atirar a toalha para o chão, antes pelo contrario, deve antes trabalhar essencialmente nesse ponto, pois as restantes freguesias do concelho, excepto alguns pontos residuais, não apresentam essa tradição sociológica largamente favorável ao PS. Deve, a oposicao, conhecer bem os anseios da população apresentando e defendendo propostas que sejam sensíveis a esses eleitores. Contudo isso continua a não estar na mente dos dirigentes da oposição, ou se na realidade esta pouco ou nada se tem observado nesse sentido. Basta dizer que o PSD tem núcleos em algumas freguesias, mas nunca existiu um núcleo nas Caxinas. Por exemplo, qual foi a posição do PSD sobre o recente conflito entre Mário de Almeida e o sindicato têxtil?...

Som da noite...

a
Dos REM, Bang and Blame e Strange Currencies, do album Monster.

I tripped and fell. Did I fall.
What I want to feel, I want to feel it now
You know with love come strange currencies
And here is my appeal:
I need a chance, a second chance, a third chance, a fourth chance,
A word, a signal, a nod, a little breath
Just to fool myself, to catch myself, to make it real, real

Adeus Michigan V...


Imagem da "law school" da Universidade do Michigan.


Vale pena visitar todo o quarteirao da Law School.
E' um local muito calmo de Ann Arbor.

So me falta o BMW...

Pois o iPod ja eu tenho...

2004/06/21

PORTUGAL!

Avisos prévio: Este post faz parte de um email enviado aos amigos, contendo uma analise muito parcial envolvendo uma certa atitude de hooligan, habitual no autor do Lápis de Cor quando visiona jogos de futebol... Nesse sentido devem os leitores mais sensíveis utilizar um filtro que desconte algumas opiniões mais fortes e menos simpáticas...Alias na eventualidade, muito provável, de existir alguma linguagem menos educada e/ou apropriada, o autor do Lápis de Cor anuncia e reafirma que não se sente responsável por esses actos desse hooligan que as vezes se transforma e toma conta do Eduardo Alexandre...


E MAI NADA!!!!!!!!!!!
O nosso problema e' que não temos o Mourinho, senão, era certo final já nos estávamos lá... Agora que venham os Ingleses!!! (obviamente prefiro os
Ingleses...) E' pena não ser no Porto...Senão em dia de S. João no Dragão, aquilo vinha abaixo... (obviamente que na noite anterior havia molho na
ribeira...Mas garanto-vos que os "bifes" não ficavam a rir com o pessoal da ribeira...E logo com quem eles se iam meter...
PORTUGAL!!!
"Nostros hermanos, la puta que los pariu!!!":) lol! Era o meu mote desta noite...
Tive um jantar de bacalhau, logo acontecesse o que acontecesse, estaria bem ao fim do dia... Mas como correu bem, foi um jantar regado a vinho Português, caipirinha e muita disposição!!!!
PORTUGAL!!!
Sobre o jogo... Muito bom golo do Nuno Gomes (e' do norte, ponto.), Maniche, ate chateia o quanto ele joga e corre, embora não tenha a atenção que deveria da comunicacao social (e numa de portista, ainda bem que assim o e’, porque fica no FC Porto...), este
Homem (concordo em parte com o Benni McCarthy que numa entrevista disse que o Maniche era fundamental no FC Porto e sem duvida um dos melhores jogadores portugueses.) e' um senhor (melhor foram os morcões que acharam que ele não servia para os lampiões. Como sempre o SLBenfica e' o melhor amigo do Porto...Mourinho, Deco, maniche, todos não serviram para o SLBenfica!!!Ainda bem que são espertos!;) ). O Miguel, tem jogado bem, embora prefira o Paulo Ferreira, mas de facto ele enterrou no primeiro jogo e como tal o Miguel merece a confiança. Deco ( na minha opiniao nao deveria ter sido o homem do jogo, mas a UEFA la deve saber...), embora não tão bem como contra a Russia, e' o magico e ta tudo dito... Os centrais...Bem...Escola do Porto e mai nada! Ricardo Carvalho, imperial e' sem duvida o Kaiser! Jorge Andrade muito, mas mesmo muito, confiante e seguro. Tem realmente muita qualidade no seu futebol, foi simplesmente imbatível pelo ar... O falhanço do Costinha foi inqualificável, e' certo... Eu não sei se marcava, mas também nao sou profissional...Em suma ele teve demasiada confiança e fez asneira da grande!...
O Ronaldo e' muito bom, mesmo muito bom, no um contra um, mas de facto necessita de ser mais objectivo...Mas o miúdo parte tudo com aquelas fintas...Deveria pedir desculpa aos adversários nos fim dos jogos...
O anão, ainda bem que ficou no banco...Já devia lá ter ficado há mais tempo...
De futuro, acho que o caxineiro deveria ter uma oportunidade, ate porque tenho lido que tem feito muito bons treinos...Depois o Pauleta, parece cansado...embora continue a ser a nossa melhor solução no ataque...

Bem já chega de teorias...
Vamos Portugal!!!
Só tenho pena não estar por Portugal...Mas olhem e' a vida...Não para...
Eduardo


(vou contar um segredo... A verdadeira razão porque ganhamos, não foram na realidade as alterações que finalmente o seleccionador decidiu fazer, mas sim devido as minhas faculdades paranormais... Como a foto o documenta, foi com muita intensidade e afinco que incuti as energias positivas sobre a nossa selecção, aqui representada pela nossa bandeira... ;) )

2004/06/20

O local ja espera...


As 19:45 estara cheio!!!!

Adeus Michigan IV...


Imagem exterior do Michigan Theater

Curioso o facto de nesta foto estar em cartaz o filme Casablanca.
A grande maioria dos filme que fiz referencia no lapis de cor foram vistos no interior deste teatro/cinema.
Os dois cinemas do centro da cidade, passam apenas filmes "alternativos"... Os filmes, normalmente, sao muito bem escolhidos...

As fotos prometidas...


Fotos dos jogos da final da NBA.
Foto do interior do ABC...

Eu não digo…

A
Andava eu a ouvir mais Fado, nos últimos dias... Parecia que adivinhava, o destino apanha-me sempre...
Nem de propósito, directamente de Portugal, recebi do meu orientador nacional um CD de guitarra portuguesa. António Chainho, “A Guitarra e outras mulheres”.

2004/06/18

Se eu pudesse mostrar...


Inicio do dia em Ann Arbor...
Eu, ainda no laboratório a terminar uma seca de isolamento de uma proteína...
Nos momentos de espera, usuais nos protocolos de biologia molecular, vou lendo noticias, ouvindo musica...
Ultimamente tem sido Fados...
Olho para a minha janela e tiro esta foto do inicio do dia... Sozinho e sem ninguém para partilhar a beleza do inicio de um dia no “Michigao”, ouço um Fado de Amália...
“Que Deus me perdoe”

Se a minha alma fechada
Se pudesse mostrar,
E o que eu sofro calada
Se pudesse contar,
Toda a gente veria
Quanto sou desgraçada
Quanto finjo alegria
Quanto choro a cantar...

Pouco tempo...

A
Pois e’... Pois e’... O tempo aperta...
E ao mesmo tempo voa...
Não tarda nada, tou a sair de Ann Arbor e tenho de empacotar toda a tralha que juntei nestes dois anos... Acreditem que não e’ pouca coisa...
A juntar a isso, pelo meio, tenho o meu orientador nacional a visitar o meu laboratório durante este fim de semana.
Ao mesmo tempo ainda tenho de fazer uma viagem a Boston para procurar casa e tratar de alguma papelada.
O trabalho esta numa fase interessante com a passagem, diria bastante considerável, dos ensaios In Vitro para os In Vivo. A vida e’ assim... Não para!!!
Espero que esteja justificada, a menor frequência dos post do Lápis de cor. Especialmente, a ausência de posts com alguma profundidade e não tão pessoais...

Mas acreditem que tem existido inumeros assuntos para postar... O problema tem sido mesmo a falta de tempo...


Super Size Me


Fui ao cinema ver o documentário “Super Size me”.
Sinceramente, desconheço se ja passou por Portugal ou não. O que eu sei e’ que aconselho este documentário.
Narra a historia de uma pessoa que decidiu alimentar-se, durante um mes inteiro, com comida do MacDonald’s.
Vejam o trailer, por aqui.
Por, Ann Arbor, todos os dias as salas tem estado esgotadas...
Este filme toca numa questão muito pertinente das sociedades ocidentais. O peso excessivo das pessoas. Será que a obesidade, e mais especialmente, o alto teor em gorduras da nossas comidas, deve ser encarado como o tabaco, ou seja uma calamidade para a saúde publica?...

GORDO(A)?... Somos apenas vitimas de uma industria de “junk food” mundial?...

Se possível vejam o filme e digam de vossa justiça. E ja agora acreditem que, no fim de ver o filme, não vão conseguir passar pelo MacDonald’s e comer uma refeição!

Silêncio que se vai cantar o Fado

A
Silêncio que se vai ouvir um Fado de Coimbra.
Numa altura de despedida desta cidade, na melhor do que um Fado.

Balada da despedida 5º ano jurídico Coimbra

Sentes que um tempo acabou
Primavera de flor adormecida
Qualquer coisa que não volta, que voou
Que foi um triunfar na tua vida

E levas em ti guardado
O choro de uma balada
Recordações do passado
O bater da velha cabra

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'ra vida

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'ra vida

Sabes que o desenho do adeus
É fogo que nos queima devagar
E no lento cerrar dos olhos teus
Fica esperança de um dia aqui voltar

E levas em ti guardado
O choro de uma balada
Recordações do passado
O bater da velha cabra

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'ra vida

Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'ra vida

2004/06/16

FABULOSO - PISTONS Campeões!!!


O slogan da noite por toda a cidade era: “DETROIT Basketball”.
Os Detroit Pistons bateram os L.A. Lakers por 100-87, necessitam para tal apenas 5 jogos para conquistarem o titulo de 2004 da NBA. Os analistas previam uma vitoria fácil nestas finais, a diferença e’ que se enganaram na equipa.
Sem estrelas, mas com uma organização defensiva muito forte e com muita garra, os Pistons dominaram as estrelas dos Lakers.
Foi magnifico seguir todos os jogos nos pubs! Estivemos em três locais diferentes, sendo que o melhor ambiente estava no ABC (um dos meus pubs favoritos de Ann Arbor...).
Mal acabou o jogo as ruas começaram a ter imensa gente a festejar o titulo dos Pistons, não estivéssemos nos a poucos Km de Detroit... Foi um ambiente, que me fez logo transportar para Portugal e imaginar o ambiente de festejo no Porto...
Saio do Michigan com um titulo da NBA no bolso! Esta equipa dos Pistons conquistou o meu coração!
Neste ultimo jogo, “Big Ben” Wallace (na foto) esteve fantástico! Foi um jogo memorável. Kobe Bryant e Shaquille O'Neal foram vulgarizados pela equipa dos Pistons!!
Obrigado Pistons!!

2004/06/15

O Olhar...


Confio nos olhos das pessoas. Fico preso a pessoas só pelos olhos... Mesmo que digam outras palavras, eu sigo o que um olhar me diz...
Gosto muito de estudar os olhos, a forma de olhar, a feição dos olhos das pessoas como forma de exteriorizar sentimentos...

Apresento o desktop do meu computador...
Só não digo quem o titular desse olho...

Adeus Michigan III... O porque do Michigan


Porque escolhi Ann Arbor e consequentemente Michigan para continuar o meu doutoramento?...
E’ uma pergunta que tive de responder varias vezes a diversas pessoas.
A resposta mais rápida e’ afirmar que não escolhi propriamente esta Universidade, mas sim o meu actual orientador. Estivesse o meu orientador em outro local qualquer e lá estarei eu neste momento. E’ necessário o conhecer ou me ouvir falar dele para compreender o porque...
Mas a minha vinda para Ann Arbor, Michigan, tem muitas curiosidades e muitos desencontros. Mas no fim chego ‘a conclusão que as coisas haviam de se conjugar, dando a ideia de que já estava predestinada a minha vinha para o Michigan (a nível pessoal são alguns os casos que assim aconteceram comigo e que provavelmente irão acontecer também no futuro, mesmo não acreditando em destino, existem estranhas coincidências e essas tem a mania de me perseguir...).
Antes de escolher Michigan estive em diferentes laboratórios dos EUA e Reino Unido. Antecipadamente e antes de iniciar a visita a cada laboratório, contactei os responsáveis dos laboratórios que me apresentavam as melhores condições para o meu trabalho. A Gulbenkian “obriga” que apenas exista um critério nessa escolha: a qualidade. O meu orientador foi o ultimo a responder ao meu email. Na altura em que recebi uma resposta dele, tinha as minhas viagens completamente organizadas e tinha mesmo perdido a esperança de receber resposta dele. Lembro-me de responder ao seu email, dizendo que não prometia que o iria visitar (ao que ele insistiu...). Para ser sincero na altura não me passava muito pela cabeça o visitar, pois sabia que iria ser difícil planear uma viagem a Ann Arbor, no meio da minha visita aos EUA. Visitei Ann Arbor numa quinta-feira em Julho, sendo que comprei o bilhete de viagem na quarta-feira ao fim da tarde. Estava mesmo para não o visitar...
Pior e’ que perdi o avião e por sorte tive vaga num avião da mesma companhia para umas horas mais tarde. Nessa altura estava em Nova Iorque...
Quando cheguei ao Aeroporto de Detroit, constatei que a minha mala tinha ido num voo errado e estava neste momento na Florida. Ou seja, estava tudo a correr bem!... Tive entrevista/reunião com o meu orientador com a mesma roupa que tinha usado durante todo o dia anterior (acrescento que esse Julho nos EUA foi particularmente quente e húmido...)...
Mas de facto a conversa que tive com ele foi decisiva!
Lembro-me de pensar que me iria passar “neste fim do mundo” que e’ Ann Arbor, mas de facto o seu trabalho e a forma de como falava dos alunos me cativou.
Dessa forma vim para Ann Arbor sem conhecer ninguém, pois os meus contactos portugueses (actuais meus grandes amigos!) não me responderam ao meu email (ate hoje os massacro por esse desprezo...) de pedido de informações...
Sinceramente me surpreendi a mim próprio, pois o inicio foi muito dificil... Ainda me lembro que passei as duas primeiras semanas com o passaporte e o bilhete de avião na mochila... ... Nos momentos anteriores ‘a minha decisão final de escolha de laboratório e após todas as visitas e entrevistas com os putativos orientadores, estava vagamente indeciso entre escolher Boston (MIT ou Harvard, pela cidade...), onde já tinha amigos e tinha adorado a cidade, ou Ann Arbor. Não fui pelo caminho mais fácil que era escolher Bóston. Em breve mudo para Boston com o meu orientador...
Neste momento ando sempre com a sensação de despedida de Ann Arbor. Michigan faz parte da minha vida, ponto.

Inicio do dia em Portugal...


Apanhei este vicio de ler os jornais, e principalmente o Publico, na barbearia do meu tio. Tinha eu os meus 12-14 anos e a minha mãe me obrigava a ir para a barbearia... Assim não lhe “consumia a cabeça” e não estava na rua a jogar futebol...
O certo e’ que sempre ganhava umas gorjetas para comprar umas “lambarices” na escola. Ao mesmo tempo comecei a ler os jornais e revistas que por lá andavam. Curioso e’ que já na altura tinha um fascínio pela ciência e fazia sempre uns recortes das paginas de ciência do Publico...
Desde dai ate hoje que fui e sou fiel ao Publico. Devo agradecer ao tio por comprar um jornal da qualidade do Publico para os seus clientes. Alias ainda hoje o Publico e’ presença habitual na sua barbearia.

2004/06/14

Eleições Europeias 2004

A
Não votei. E tão pouco segui os resultados das eleições.
Considerações gerais...
PS tem um excelente resultado, PSD-PP afunda-se, PCP vai envelhecendo, BE voto urbano e jovem.
Abstenção voltou a aumentar.
O primeiro-ministro afirmou ter percebido o sinal dos portugueses.
Ferro Rodrigues anuncia a recandidatura a Secretario Geral do PS.
Bloco de Esquerda elege um deputado.

De uma forma muito abstracta e telegráfica as eleições de ontem podem ser resumidas desta forma.

Na minha opinião, Durão Barroso, não compreendeu o sinal dos portugueses. Não acredito que vá alterar a forma de governar. Logo após poucos meses de governo escrevi que me sentia descontente com este governo. Depois de um ímpeto inicial muito positivo, o governo perdeu-se... O pior e’ que a oposição não tem nada de melhor a oferecer. Mais do que um problema de partidos, e’ um problema geracional, já o escrevi varias vezes. O resultado da Coligação e’ muito fraco! Marcelo Rebelo de Sousa afirmou, e bem, tratar-se de uma “banhada”. O PP retira mais votos ao PSD do que eventualmente possa dar. Principalmente a nível nacional e enquanto tiver o líder que tem. Alias a sua reacção ‘a derrota mostra que nada apreendeu com os resultados de ontem.
Ferro Rodrigues aproveito desde logo o bom resultado, para reforçar a sua posição de líder do PS. Continuo ‘a espera do acto de contorcionismo de João Soares (desde há uns tempos desaparecido, logo após o seu anuncio a secretario geral do PS).
O Bloco de Esquerda continua a mostrar que consegue passar bem a sua mensagem politica.

Distrito do Porto...
A abstenção no distrito do Porto pouco aumentou (58,37% -2004/ 58,17% 1999). O que e’ muito significativo, tendo em conta a evolução nacional.
O PS reforça e muito o seu peso eleitoral. Alias o PSD começa a perder o Distrito... Se há uns tempos poderíamos dizer que o Porto era um distrito socialmente do PSD, hoje isso não acontece. Da Área Metropolitana do Porto, o PS so não ganhou na Povoa de Varzim...
Vila do Conde
Os resultados na minha cidade foram muito maus para o PSD-PP.
O problema e’ que existe uma tradição sociológica em Vila do Conde. E essa tradição e’ de esquerda, ou melhor uma tradição em votar no PS.
Não se nota nenhuma evolução positiva para os outros partidos nesse sentido.
Acredito que os dirigentes locais também não vão entender que o trabalho que se estar a seguir não da frutos.
Na minha freguesia, Vila do Conde, os resultados inverteram a tendência de degradação da base de apoio do PS.



No fim disto tudo fica a pergunta: Quantas vezes se discutiu questões europeias nestas eleições? Arrisco que alguns dos 24 não tem uma posição pessoal sobre a discussão da Constituição Europeia...

Sabe bem...

A
Hoje esta uma noite excelente!
Sabe bem andar pela rua a passear, ver gente, conversar, rir, viver!
Os Pistons ganharam mais um jogo das finais da NBA. Sabe bem!
Amanha mostro fotos! E’ um ambiente muito positivo que se vive por cá! Esta prometida a festa se os Detroit Pistons ganharem o titulo da NBA este ano.
GO PISTONS!!!
Sabe bem ver futebol! Quando jogado com qualidade e’ realmente outra coisa. Ontem o Franca-Inglaterra, foi um regalo para os olhos! Zidane, continua a ser o melhor jogador do mundo, na minha opinião.

2004/06/13

Eu não vou votar!

A
Pela primeira vez, desde que fiz 18 anos, não vou exercer o meu direito de voto.
Espero que a abstenção não seja muito elevada. E’ preferível votos em branco ou nulos do que não ir votar!
Vou tentar seguir os resultados das eleições ‘a distancia...

AGARREM-ME!!


Quem tem fez mal? Quem te deixou nesse estado! Que injustiça! Se eu descubro quem foi... Não há direito em te deixar nesse estado lacrimejante.
E’ um crime!

2004/06/12

Ao menos existe Bacalhau

A
A selecção perdeu. Jogou mal.
Desde do ultimo jogo que vi, ao vivo no estádio, contra Itália em Braga, que receei uma ma prestação durante este Europeu. Contudo pensava que hoje iríamos vencer este jogo contra a Grécia. Infelizmente não aconteceu. Vi o jogo com norte-americanos, brasileiros e romenos.
Não se nota trabalho de equipa, mas apenas um somatório de 11 jogadores em campo, bastante desorganizados e muito desarticulados.
Um desabafo, já estou farto de ouvir o responsável máximo da selecção a dizer que não se pode cometer erros... A diferença e’ que os erros acumulam-se e a equipa e’ sempre a mesma sem alterações...

Ao menos vou jantar bacalhau. A janta vai ser em casa brasileira, com caipirinha a acompanhar. Ao menos isso! Venha lá um bom bacalhau com natas!!!

Bandeiras


Sou daqueles que sabe a letra do hino.
Tambem sei o significado dos elementos da nossa bandeira.
Nao sou daqueles que considera que pouco poderia modificar em mim se tivesse nascido em outro pais. Sou bairrista, ja o disse varias vezes, e defino-me como "bileiro com alma caxineira".
Dito tudo isto, nao entendo muito bem essa febre em por uma bandeira na varanda que se vive por Portugal. Hoje, ao telefone para casa, soube que os meus pais aderiram a essa ideia. De imediato critiquei... Ate me foi dito que "Olha que e' aquela tua bandeira de Portugal"...
Ate poderia argumentar o porque de nao ter simpatia por essa ideia... Mas acho que vale a pena, pois devo cometer um erro de analise devido 'a distancia.
Ao meio-dia, aqui nos EUA (costa Atlantica), estarei vestido com aquela camisola que em baixo apresentei a torcer pela nossa seleccao!

Segue o jornal do dia fresquinho!

Bandeira Nacional...


Sou daqueles que sabe a letra do hino.
Tambem sei o significado dos elementos da nossa bandeira.
Nao sou daqueles que considera que pouco poderia modificar em mim se tivesse nascido em outro pais. Sou bairrista, ja o disse varias vezes, e defino-me como "bileiro com alma caxineira".
Dito tudo isto, nao entendo muito bem essa febre em por uma bandeira na varanda que se vive por Portugal. Hoje, ao telefone para casa, soube que os meus pais aderiram a essa ideia. De imediato critiquei... Ate me foi dito que "Olha que e' aquela tua bandeira de Portugal"...
Ate poderia argumentar o porque de nao ter simpatia por essa ideia... Mas acho que vale a pena, pois devo cometer um erro de analise devido 'a distancia.
Ao meio-dia, aqui nos EUA (costa Atlantica), estarei vestido com aquela camisola que em baixo apresentei a torcer pela nossa seleccao!

Segue o jornal do dia fresquinho!


2004/06/11

EURO 2004



Ja estou preparado para pagar cerca de 20$ por cada jogo na Tv...

Adeus Michigan II...



Nos últimos tempo e' uma agenda cheia...
São inúmeras despedidas... Dos amigos, dos colegas de laboratório, da cidade, dos lugares com os quais criamos certas afinidades diárias, enfim a despedida... Vivi neste estado dos EUA cerca de dois anos. Muitas historias levo comigo desta cidade... Tivemos uma boa relacao durante este tempo. Fiz amigos para a vida nesta cidade, começo a achar que e’ um vicio meu esta mania de fazer amigos... O pior e’ sempre me separar deles.
Foi também nesta cidade que passei momentos muitos complicados da minha vida pessoal...
Em menos de três anos vivi em três cidades diferentes e sigo, em breve, para a quarta cidade...

Ann Arbor tem um espírito muito especial. Com mais ênfase durante a altura de aulas, na cidade sente-se uma forca e um espírito irreverente. E’ “cool”!
Nos próximos tempos de despedida vou analisar a minha passagem por ca em diferentes aspectos. A seguir!

“Oh simple thing where have you gone
I'm getting old and I need something to rely on
So tell me when you're gonna let me in
I'm getting tired and I need somewhere to begin ”

Adeus Midwest II...


Vista de Chicago a partir das Sears Towers

Dark Black...

a
Tinha, e ainda tenho em mente, três ou quatro posts...
Mas fiquei sem vontade de escrever...
As vezes sabemos mais do que devemos e isso não nos faz bem. Contudo não gosto de me enganar ou ficar na ignorância...

Cara lavada...

a
A TSF amanheceu hoje com nova cara.
Tem a minha apreciacao positiva!!

Som da noite...

a
Ja conhecia esta musica e este grupo, os Keane. Que muitos afirmam ser: "os proximos Coldplay".
Nesta madrugada, a Radio Comercial decidiu juntar duas musicas que me dizem algo...
A saber...
"Somewhere only we know" dos Keane, seguido de "Momento" de Pedro Abrunhosa.

"I walked across an empty land
I knew the pathway like the back of my hand
I felt the earth beneath my feet
Sat by the river and it made me complete"


2004/06/09

Adeus Midwest...


Chicago 'a noite...

Completamente de acordo...

A
Estou completamente de acordo com o Manuel.
Sempre me fez confusão o vício humano de adiar elogios em vida para depois os exagerar após a morte...
Pior e’ ler aqueles que dantes criticavam vir agora tecer grandes e pomposos elogios.

Tenho a ideia que isso acontece, por um lado, devido as questões egoístas da nossa consciência, por outro, porque no fundo temos receio de nao obter, na hora do nosso ocaso físico, o mesmo reconhecimento.

Ao invés do politicamente correcto... Sinceramente, não simpatizava com Sousa Franco. Não vai ser neste momento que vou afirmar o contrario. Mas sempre respeitei as suas opiniões, mesmo discordando delas. Sou sincero e honesto e não estar agora a elogiar, quando dantes não o fiz. Não quero escrever 100%, mas penso que assim e', dos comentários elogiosos a Sousa Franco que agora se lêem e se ouvem apenas existem porque ele já cá não esta... Obviamente que expresso as minhas condolências pela sua partida deste mundo. E’ tudo o que apraz escrever.

Som do inicio do dia...

a
Do album () dos Sigur Ros, a faixa numero 4: "Untitled 4"...

Curta e' a vida...

a
Acordo com duas sms a informar-me da morte de Sousa Franco...
Por mais voltas que se de, nunca devemos deixar de ter presente de que a vida e' realmente curta.

Curto...

a
O cafe vai ser curto de certeza!
Vou sair agora do lab e vou directo para casa de forma a dormir umas curtas 3 horas...
Daqui a pouco tenho de voltar ao lab...

Detroit Pistons

a
Ontem assisti, num pub, ao segundo jogo da final da NBA.
Foi um jogo muito equilibrado e com direito a jogadas "FANTASTICAS" (ja diz aquele comentador de basquetebol da RTP...).
Obviamente que todo a gente estava a torcer pelos Pistons.
Infelizmente os Lakers ganharam o jogo (apos um prolongamento e gracas a Kobe Bryant) e empataram a final 1-1.
A partir de agora tenho uma equipa pela qual sofro na NBA... Os Pistons!
Imaginem a festa se os Pistons ganham a final... La estara o Lapis de cor na rua a festejar.

2004/06/08

Harry Potter


Hoje vou ver o novo filme de Harry Potter...
Vejam o Trailler por aqui

2004/06/07

Adeus Michigan...

a
Daqui a pouco mais de um mês o Lápis de cor vai sair do estado de Michigan e rumar para Massachusetts.
Vou deixar a cidade de Ann Arbor e irei viver para Bóston, mais propriamente para a zona de Cambridge-Sommerville.
Nesse sentido, inicio uma serie de posts temáticos sobre este assunto.
Também vao existir fotografias desta cidade e da Universidade.
Começa o adeus ao Michigão...

“GOOGLEADO”...

A
Li há tempos um artigo em que falava de uma “nova mania” das pessoas nos EUA.
Consistia em utilizar as utilizar o Google para pesquisar sobre alguém antes de se marcar um encontro. Muitos “dates” eram precedidos de uma pesquisa no Google da pessoa em causa, assim poderiam, antecipadamente, retirar inúmeras informações sobre o seu companheiro(a).
Não fez uma semana também eu fui “googleado”... Falava com uma pessoa e de repente ouço um comentário sobre um dos meus artigos de opinião em Portugal... Pior e’ que a pessoa em causa utilizava a mesma língua de Camões...

Por isso tenham cuidado...

Ps – O google e’ realmente uma ferramenta da internet muito potente e poderosa... Se quiserem retirar todas as suas potencialidades leiam um pouco sobre os filtros de mecanismos de procura e acreditem que melhoram as vossas pesquisas... Uma pequena pista, para os menos habituais na net, convém utilizar as palavras com “”... Por uma pesquisa com e sem “” da resultados diferentes...


2004/06/06

Ate em Japones...

a
Directamente do Japao....
Uma entrada no Google em Japones... Por aqui.

2004/06/05

Serralves


A Fundação de Serralves esta de Parabéns pelos seus 15 anos de existência.
Este fim de semana, se estivesse por Portugal, estaria de certeza presente na serie de eventos que esta fundação preparou para festejar o seu 15 aniversario.

Ultimamente comecei a ser cliente habitual de Serralves...

Bem não me massacro muito (so’ o facto de pensar no que estou a perder...).

Fica a referencia ao 15 aniversario de Serralves. Em boa hora se decidiu avançar para o projecto, inovador a nível nacional, que e’ Serralves.
Actualmente não se imagina a cidade do Porto e a Área Metropolitana sem Serralves. Que continue com o mesmo espírito por muitos e bons anos. Os portuenses e todos os portugueses agradecem!

Parabéns!

2004/06/04

UMTS - 3 G





Optimus, Vodafone e TMN, as três operadoras de telecomunicações moveis a operar em Portugal, já tem UMTS.
Depois da a TMN ter sido a primeira a chegar ao mercado, seguida depois da Vodafone, ontem a Optimus lançou também um produto de UMTS no mercado.
Após uma falsa partida e deslizamento em termos de datas, a chamada terceira geração de telecomunicações esta agora ao dispor de todos. Bem na realidade não e' bem assim, se levarmos em conta os preços ainda elevados que este serviço custa. Mais do que os preços das telecomunicações, os preços nominais dos terminais (telemóveis) são ainda proibitivos 'a esmagadora maioria dos portugueses. Claro esta que muitos "filhinhos do papa" já devem andar pelas ruas a mostrar o seu novo brinquedo... Como escrevi uma vez por aqui, e' o "vazio dos armantes".

A minha operadora de telemóveis em Portugal é a Optimus. Sinceramente acho que é a melhor operadora em Portugal. Em termos de imagem e' muito forte! Depois é portuguesa e privada. As suas concorrentes são diferentes... A TMN acho que não tem qualidade para ser líder de mercado. A TMN esta para as operadoras de telemóveis em Portugal, como a Microsoft esta para o software no mundo, ou seja, ambas tem posições dominantes (no caso da Microsoft, posição esmagadora!...) e isso faz com que não invistam o suficiente em inovação e desenvolvimento nos seus produtos. Para quê aumentar os custos se com o que actualmente oferecem serve para dominar o mercado. Parece ser esta a linha de pensamento nestas empresas... Alias, basta comparar os sites das 3 operadoras (poderia ate falar dos spots publicitários de ambas...) e com isenção se conclui que a TMN e' a mais fraquinha das três...
A Vodafone faz parte de um grupo gigante. Logo utiliza todas as sinergias dai recorrentes para ter um serviço bastante aceitável e com qualidade em Portugal.
Agora a Optimus foi uma lufada de ar fresco quando entrou no mercado. O mundo das telecomunicações em Portugal não seria tão competitivo sem a sua presença! Faz parte de um grupo nacional privado e começou de uma posição recuada, quando comparada com as existentes na altura TMN e Telecel/Vodafone. Hoje em dia incomoda, em Portugal, um gigante como a Vodafone. E' mais um exemplo de que podemos e somos competitivos quando apostamos na qualidade!

A UMTS-3G promete revolucionar o mercado das telecomunicacoes e não so, pois na minha opinião para muitas coisas o computador deixara de ser necessário. São realmente novos tempo que aí chegam. Não tenho a menor duvida, e a entrada da Microsoft neste negocio demonstra isso mesmo, que o computador vai assumir um papel mais marginal no acesso ‘a internet com a UMTS. Obviamente que não vai ser de imediato e que as estimativas de numero de clientes de algumas operadoras nacionais para o primeiro ano são demasiado optimistas (e.g. TMN).
Em suma, convêm esperar um pouco para ver como as coisas correm... Os fabricantes de telemóveis necessitam de escoar todos os seus actuais terminais 2,5G (telemóveis com MMS...) e também por isso mesmo ainda não apresentam preços convidativos. Por outro lado as operadoras anunciam que não tencionam subsidiar terminais, pois também estão conscientes da políticas dos fabricantes de telemóveis.
Por volta do Natal, aposto que a 3G vai ser começar a ser popular!

Mesmo assim seja bem-vinda UMTS-3G. Infelizmente não compensa, pelo menos para já porque ainda não existe esta tecnologia nos EUA, ao autor ser cliente desta tecnologia. Mas ando atento, como sempre, a tudo que diga respeito a tecnologia e telecomunicações!

2004/06/03

Qualidade de vida...



A minha cidade e' mesmo linda!!!
Praia em Vila do Conde, que saudades de chegar a casa e ir ate ao mar...

Lirica do dia:

"I still believe in your eyes
I just don't care what
You have done in your life"


Vegetariano...

2004/06/02

Será o efeito Axe?...


Faço minhas as palavras do Blog de Esquerda e também do companheiro de costa dos EUA, Nuno Mota Pinto (temos de marcar para breve o encontro pelos EUA). Todos os bloggers devem ler este artigo, do The New York Times.

Cá por mim, acho que pode ate ser do efeito Axe... Será?...

Quotas para homens?

A
Não, obrigado!

O Publico de hoje alertava para o facto de o sexo masculino estar em clara minoria nos cursos de medicina em Portugal. Depois também a TSF voltava ao assunto.

Isto leva a crer que se pretende começar uma discussão, que ja teve diferentes variantes... A questão de criar mecanismos, artificiais, que permitam igualdade e homogeneidade. Ja se discutiu este assunto quando se falou da necessidade de impor quotas para as mulheres na Assembleia da Republica.
Sinceramente não sou apologista desta “paz podre”, articifial e politicamente correcta que são os critérios de acesso ás Universidades dos EUA.
Fui ver os dois artigos que escrevi sobre o assunto... Curioso é que com ironia, mas consciente de que existe disparidade, dizia: “porque não criar quotas para garantir o acesso dos homens a alguns cursos superiores?”

A minha opinião mantém-se. Quotas? Não, Obrigado!!

A industria de Biotecnologia em 2003


Legenda:Distribuição dos valores gastos pelas industrias de biotecnologia em publicidade durante o ano de 2003.

A revista Nature Biotechnology de Junho apresenta um interessante artigo (suponho ser necessário assinatura da revista, mas no entanto posso enviar via email o artigo em pdf a quem desejar...) sobre a evolução do mercado da biotecnologia.
Aconselho a leitura deste artigo a todos. Serve para ver a discrepância entre o investimento privado na investigação entre a Europa e os EUA.
Para elucidar melhor, segue uma pequena parte do artigo:
“The global picture

The United States continues its dominance of the public biotech market, with nearly 70% of companies surveyed calling the US home. Canada and the United Kingdom each hold just under a tenth of the total companies, with 37 companies each, and only a handful of surveyed companies hail from outside North America or Europe: 4 from Israel, 7 from Australia and 1 from Hong Kong.

Although public US companies outnumber their European counterparts by almost 4 to 1, private biotech companies are slightly more numerous in Europe4. This small showing in the public marketplace in Europe can be attributed to the fact that nearly half of the companies are under three years old, and their management teams less experienced than their US counterparts. In addition, Europeans lack a single, well-capitalized technology market5, with the consequence that there is no real after-market—companies can float IPOs, but have trouble finding follow-on funding. This may improve if the region turns to the Swiss Exchange.”


Por exemplo, em Portugal do investimento total feito em investigacao e desenvolvimento, R&D, apenas 0.2% tem origem privada/industria...

Tornado


Pela primeira vez na minha vida, vi e senti toda a força de um tornado.
De uma coisa me arrependo... Não ter por perto uma maquina fotográfica...
Acho que não mais vou esquecer as tonalidades de verde que o céu adquiriu. Impressionante!
Num espaço de segundos a temperatura ambiente baixou drasticamente... Ventos fortes sem direcção definida e uma chuva intensa apareceram num ápice.
Foi realmente uma experiência que não mais vou esquecer...


Póvoa Semanário

a
O jornal Póvoa Semanário permite a visualização do seu conteúdo em formato digital. Por intermédio de um ficheiro PDF é possível ler/imprimir o jornal tal e qual como ele sai para as bancas dos quiosques.
De notar, que apenas o Público, permite esta opção aos seus leitores. Os restantes jornais nacionais não disponibilizam esta vantagem. Pelo menos não tenho conhecimentos que outros jornais possuam este serviço..

De realçar ainda que no caso do Póvoa Semanário o acesso aos ficheiros pdf é gratuito.
Os parabéns a toda a equipa do Póvoa Semanário por esta iniciativa. Desta forma encurtam distancias e demonstram que é possível inovar e realizar um trabalho com qualidade na imprensa local.

Será que para breve também o Terras do Ave vai seguir o exemplo? Era mais um passo na sua posição de liderança em Vila do Conde... Serviço publico, especialmente para quem não pode comprar o jornal por estar ausente do local.

2004/06/01

Ridículo

a
Acabei de ler que Sousa Franco e Deus Pinheiro decidiram acordar um “pacto de não-insulto”.
Cada vez mais tenho a certeza que esta geração de políticos, fruto do 25 de Abril, tem de ser rapidamente substituída pelas gerações mais jovens.
O simples facto de ser necessário um pacto de “não-insulto”, para elevar o debate politico para níveis aceitáveis em termos de respeito e educação, é ridículo.

Transferência milionária em Vila do Conde...

a
Segundo informações fidedignas ás quais apenas o Lápis de côr teve acesso, está para breve a contratação de siX para a equipa Dupond&Dupont.

Esperamos os próximos desenvolvimentos...

Confesso que vou sentir a falta...

a
O Pedro Mexia, autor do Dicionario do Diabo, anunciou o fim do seu blog. Mais do que isso apagou todos os seus posts... Acrescenta que é possível ler o testemunho da sua passagem pela blogesfera pelas páginas do seu livro. O seu blog era um local onde habitualmente eu passeava o meu tempo livre... O que fazer a não ser endereçar o meu obrigado e votos de boa sorte nos seus futuros projectos...

Se me vai fazer falta o Dicionario do Diabo, a leitura dos posts do siX vai deixar um vazio diário. Caramba siX, não gosto de perder nada! Sempre pensei que não ia ler o post de despedida... Pior é que sinto que será mesmo de vez... Vou de seguida enviar um email. A blogesfera de Vila do Conde começa a ficar mais vazia... Ainda para mais os blogs que aprecio e nos quais me viciei começam a abandonar... Primeiro foi o
João Paulo Meneses, agora o do siX .
Obviamente que ambos são muito bem vindos ao Lápis de cor!!
Vou enviar um email ao siX a mostrar o meu descontentamento com esta situação...

Se de nada adiantar, fica o meu obrigado pelos bons momentos que passamos pela blogesfera “bileira”!

Publicidade...

a
Existe uma nova forma de chegar aos consumidores... Essa nova forma consiste em colocar autocolantes com publicidade na fruta. Comprei, durante o fim de semana, umas bananas com um pequeno autocolante a anunciar para breve o lançamento do filme “Garfield”.


Asas


As noites longas tiveram o alto patrocínio de RedBull.

Dá-te AAASAS...

Arquivo do blogue