"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/09/30

Poesia no Lapis de Cor...

Memória
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.


Carlos Drummond de Andrade

*******************
*************
*****
*
Cartas de Amor

Tôdas as cartas de amor são

Ridículas.

Não seriam cartas de amor se não fôssem

Ridículas.

 

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,

Como as outras,

Ridículas.

 

As cartas de amor, se há amor,

Têm de ser

Ridículas.

 

Mas, afinal,

Só as criaturas que nunca escreveram

Cartas de amor

É que são

Ridículas.

 

Quem me dera no tempo em que escrevia

Sem dar por isso

Cartas de amor

Ridículas.

 

A verdade é que hoje

As minhas memórias

Dessas cartas de amor

É que são

Ridículas.

 

(Todas as palavras esdrúxulas,

Como os sentimentos esdrúxulos.

São naturalmente

Ridículas).


Alvaro de Campos

2004/09/29

Teatro em Vila do Conde


O Lápis de Cor recebeu um simpático email do grupo de Teatro e Marionetas de Mandrágora. Nesse email, além da notificação acerca da página da internet do grupo, tinha também referencia ao “Ponto Pequeno” - - 1º Encontro de Marionetas em Vila do Conde, a decorrer do dia 3 ao dia 14 de Novembro, uma espécie de festival que irá contar com espectáculos de diversas companhias, ateliers e esposições.

Obviamente que o Lápis de Cor divulga e apoia esta iniciativa e dessa forma ira fazer um link.
Por isso de 3 a 14 de Novembro, já sabem Teatro em Vila do Conde. Infelizmente não posso marcar presença, restando-me um pouco de sorte de existir sessões marcadas para a altura do Natal.


Sons...

A
Todas as semanas o iTunes oferece um “single” gratuitamente. A somar a todas as outras vantagens em usar este software existe ainda este aliciante.
Dessa forma o single desta semana e’ o tema Last Thing de Diana Anaid. Podem ouvir este tema e outros por aqui. Não fosse o iTunes e provavelmente nunca teria conhecimento deste tema... Depois “grátis e’ sempre um bom preço!”
Embora não arranhe o ouvido, este tema e’ mais do mesmo. Contudo não me admirava nada mesmo de chegar a Portugal e o ouvir a passar nas rádios nacionais, pois faz todo o estilo da RFM e Radio Comercial.

Regresso

A
Ainda bem que assim foi, o regresso do Daniel ao nosso contacto via Glosas.
Ja estava a ficar preocupado e para breve iria reclamar via email com o Daniel.

Que não volte a acontecer, isto de me deixar privado de ler os teus post!

PARABENS

A
Um dos meus blogs obrigatórios diários faz hoje um ano de existência. Obviamente que esta data nao poderia deixar de ser notificada e referenciada aqui no Lapis de Cor.
O Vila do Conde/quasidiario ja anda pela blogesfera desde há um ano e ainda bem que o siX não abdicou do seu contacto connosco.
Que seja por muitos e bons anos, siX!!
PARABENS!!!!

2004/09/28

Presidências 2004 dos EUA

A
E’ ja esta Quinta-feira que vai acontecer o primeiro frente-a-frente entre os dois candidatos, Kerry e Bush.
Este primeiro debate a decorrer no indeciso e decisivo estado da Florida, ira ter como tópico as questões da segurança nacional, sendo moderado por Jim Lehrer do canal televisivo PBS.
Devido ao assunto do debate, devera ser provável que Bush tenha um desempenho mais seguro de si, pois se existe tema onde o candidato Republicano tem marcado pontos sobre o seu opositor e’ neste tema.
Este debate desta quinta será o primeiro dos três debates agendados ate as eleições.
Os próximos serão:
Data e Local: 8 de Outubro, Missouri
Tema: Sem tema definido, os candidatos vão responder a series de perguntas da plateia.

Data e Local:13 de Outubro, Arizona
Tema: Economia e questões politicas nacionais.

Sobre as eleicoes Presidências de Novembro nos EUA, aconcelho a leitura do artigo de opinião de JOSEPH E. STIGLITZ, professor de economia e Premio Nobel da Economia de 2001, publicado no Financial Times de hoje (não consegui encontrar link... se alguém o tiver que me diga...). O texto tem um titulo bem sujestivo:“It’s not the economy, stupid”. O seu inicio e’ esclarecedor sobre o restante artigo: “As an economist, I wish I could say of the upcoming US election: “It’s the economy, stupid” or just: “Jobs, jobs, jobs”. But in this particular contest, the stakes are far greater than just the economy”.

Ps – Ate nestes debates se nota o mesmo centralismo dos EUA nada normal por Portugal, não concordam?

A Tiiã do jornalismo no seu melhor...

A
Esta mulher, Maria João Avillez, irrita-me!
E’ a verdadeira tia! E não pensem que apenas falo daquele seu estilo de tiiã da Linha, só por si enervante e estupidificante. Já estive, infelizmente, oportunidade de estar a seu lado durante largos minutos numa acção de campanha. Ate teve o “espírito interclassista” de comunicar comigo e me perguntar o que fazia da vida (como devia pensar que eram todos como os seus “sobrinhos” de Cascais, que não apenas tem cabelo com passaporte intelectual), respondendo com o típico: ai que giro o seu trabalho!
Vejam esta pérola desta senhora atentamente notada no Blasfemias.
Mais palavras para que?...

BEM-VINDA A CASA!!!!


A Maria esta de volta!!! A nossa Blogesfera “bileira” já tem outra vez presença feminina! Fez muita falta, acredite!
O Lápis de Cor não pode deixar de enviar um grande abraço de forca e incentivo pelo seu regresso! Mesmo tendo seguido de perto toda a situação, não posso deixar em claro que sinto orgulhoso por saber que está de volta!

Acredite, Maria, que fiquei bem disposto e muito animado quando me deu a noticia do seu regresso de viva voz!

BOM REGRESSO!!!!


ps - Na impossibilidade fisica de lhe oferecer pessoalmente este ramo de flores, fica a imagem daquilo que lhe espera para Dezembro da minha parte!

A minha cidade, os meus amigos..


Como e’ linda a minha cidade!
Um dia fitei olhos nos olhos de uma pessoa e disse: aconteça o que acontecer a esta cidade eu voltarei sempre!
Sinceramente considero-me um sortudo por ser um filho desta terra! Por melhor que seja o local onde me encontre, por mais condições que tenha, a minha cidade está cravada no meu coração. E’ fatal como o destino, nunca conseguirei estar muito tempo longe de Vila do Conde. Neste meu novo gabinete, apenas esta fotografia esta exposta. Para ela olho todos os dias! Tirando honrosas excepções, naquele pedaço encontram-se todos de quem eu mais aprecio: Família e amigos.
Os meus amigos... Os meus amigos são do melhor que se pode encontrar. Tenho sorte, muita sorte! Costumo dizer que os meus amigos são os melhores do mundo, e são mesmo!
De forma a manter um contacto mais estreito, criamos um email de grupo (com um nome bem sugestivo: “caxineiros”). Sempre que um de nos envia um email, todos os outros também o recebem. Não imaginam as quantidade de vezes que tive vontade de postar emails inteiros que recebi deles. Muito deles são verdadeiros hinos de alegria e amizade.
Bem sei que o código masculino de “gaijo” não permite estas pieguices, mas de facto e’ a ler certos emails que se ganha imensa vontade e força para enfrentar certos aspectos da vida, como o momento em que me encontro. Momentos antes de iniciar este post, quase chorei de alegria ao ler um email do nosso grupo. O email não expressava propriamente excelentes noticias, nem mesmo de coisas totalmente boas, mas a forma de o escrever... Ao ler o email imaginei-o a contar as teorias numa forma desassombrada e muito acertada sobre as reviravoltas que a vida nos dá! As vezes os meus amigos perguntam-me onde vou eu buscar força para estar longe... Estamos conversados, não estamos?!

Som da madrugada...

a
Hoje segue-me este tema dos Gin Blossoms, "HEY JEALOUSY".

As vezes sabe mesmo bem ouvir temas simples e calminhos.

2004/09/27

Desculpem, mas nao entendo!!

a
Acho ridiculo e tenho imensa dificuldade em entender... O "doping" e' um acto de cobardia. Nao sou inocente e sei que em todos os desportos de alta competicao e no mais alto nivel de praticantes, todos os fazem. A diferenca sao apenas os limites... Uma miligrama abaixo do nivel - sao atletas e idolos, um descuido medico ou pessoal e la se sobe uma miligrama nos niveis presentes no organismo - Dopados e drogados.
Nunca tomei nenhuma substancia para melhorar o meu rendimento desportivo, nem nunca testemunhei tal pratica. Para mim, o desporto deveria ser limpo (ingenuo, eu sei que sim, talvez...).

Contudo a existencia de casos de "doping" nos Paralimpicos, para mim ultrapassa-me...
Desculpem, mas nao entendo!!

2004/09/26

A Polónia



A Polónia é um belo país à beira-mar plantado cuja capital é Varsóvia. Os seus habitantes, um bocado trengos, são os polacos. Viveram sob uma ditadura durante muitos anos, e talvez por isso tenham comportamentos muito peculiares.
Os polacos são pessoas que não gostam de convidar os vizinhos para jantar, preferem viver no seu mundinho, acreditando em coisas que já ninguém acredita. São por isso muito fechados e pouco sociáveis, também por estarem cientes que as suas conversas não têm o nível das conversas dos outros. Mas eles, coitados, não têm culpa. O Pacto de Varsóvia e os tempos da ditadura comunista são álibis bastante fortes para os contrariarmos. Temos que os respeitar, não foram momentos fáceis. Devido à má governação do seu antigo regime, ainda há muitas coisas na Polónia em péssimo estado, que chegam a ter um cheiro defecante. O mar da Polónia, situado a norte, não é como o nosso, a água é gelada e não nos diz nada. Além disso os seus edifícios são demasiado altos e volumosos, feitos à pressa e com uma arquitectura horrível.
Mas também não podemos criticar este país por tudo e por nada, até há polacos com obras interessantes, como Karol Wojtila ou Chopin, mas todos eles só tiveram sucesso porque fugiram a sete pés da sua terra natal.

ABV – Associação de Blogues Vilacondenses
Dupont&Dupond
Eduardo A. Silva
Joao Paulo Menezes
Miguel Torres
siX

2004/09/25

Não fiquei surpreendido...


Embora não seja muito de fazer e acreditar neste tipo de testes, dei por mim a inicia-lo. Na realidade não fiquei nada surpreso com o meu resultado do teste do Political Compass. Deu exactamente aquilo que eu obtenho nos exames de “autoconsciência” politica. Dentro do meu partido posiciono-me na ala da esquerda. Não sou de todo um “Santanista”!

Em breve o PUBLICO vai disponibilizar o teste em português para todos os que estejam interessados.

Aqui vão as minhas coordenadas:
Economic Left/Right: -3.00
Social Libertarian/Authoritarian: -2.72



Alguém se lembra...

A
Nos últimos dias tenho ouvido esta musica...
“Marmelada de banana; Bananada de goiaba; Goiabada de marmelo...”
Alguém conhece o resto da musica ou se lembra de onde foi retirada?...






Estreias no Lápis de Cor


“Let the world change you... And you can change the world” e’ uma das frases fortes do filme The Motorcycle Diaries, que estreou hoje pelas salas de cinema dos EUA. Com um pouco de sorte o Lápis de cor ainda vai ver este filme durante o fim de semana e faz um post sobre o assunto. Podem ver o Trailer, por aqui (aposto que muita da esquerda jovem, não vai deixar de ir ver o filme. E’ sobre o Che...).

As restantes estreias, não me vão levar a uma sala de cinema.

2004/09/22

Eleicoes Presidencias EUA/2004

Silencio e cumplicidades involuntarias...

a
O silencio de uma parte significativa do PSD nao pode continuar, caso contrario serao cumplices desta fase de governacao do PSD, mesmo que seja involuntaria, a cumplicidade existira em caso de silencio.
Quem perde e' o pais, pois este governo e especialmente este Primeiro-ministro necessita de ouvir...
Como da oposicao nada se aprende, neste momento, a minha atencao vai de encontro a algumas pessoas do PSD.
Ja fiz referencia a Manuela Ferreira Leite, agora o Manuel da Grande Loja lembra e bem que Cavaco Silva ainda nada disse.
De facto desde que Durao se demitiu e Santana Lopes foi desigando como Primeiro-ministro, Cavaco Silva, nao mais apareceu em publico. Contudo ao contrario do que afirma ironicamente Manuel, acho que era essencial ouvir a sua opiniao. O pais agradece!

2004/09/21

Para que serve o Metro do Porto?

A

Sempre fui muito céptico sobre todo o processo do Metro do Porto. Ultimamente mais do que céptico passei a ser critico. Não querendo com isto dizer que o Porto nao necessita de um sistema de transporte como o Metro, e muito menos que não seja um putativo utilizador deste meio de transporte. Devo ainda confessar que das ultimas vezes que me desloquei ao centro do Porto, sempre o fiz utilizando este meio de transporte. Por outro lado também não quero passar a ideia que esteja contra todo o processo do metro.
As minhas criticas são em outra direcção, mais propriamente em relação aos trajectos das linhas desequilibradas(que são traçadas para agradar interesses e sem fundamentação factual em dados objectivos. Basta ter ideia das voltas que o Metro faz em Matosinhos, chegando ao cumulo de andar a velocidade de “passo de humano” durante uns 2 minutos numa rua especifica de Matosinhos. Também não entendo como se pode defender uma linha na Av. Da Boavista, quando o segundo pólo da Universidade do Porto (campo Alegre) não tem, nem o mereceu, o mínimo de atenção de quem desenha e decide os trajectos.), o que vai acabar por resultar num metro com pouca utilidade para grande parte da Area Metropolitana do Porto. Desengane-se quem pensa que este metro vai retirar carros ao Porto. Tirando valorosas excepções, os tempos de viagem são ridiculamente elevados. Enfim um desperdicio de inúmeros recursos e fundos.
Mas se grande parte dos trajectos dentro da cidade do Porto, realizados pelo Metro do Porto, são no mínimo discutíveis, as opções para as linhas que saem do Porto (não contando Gaia e Matosinhos) são desastrosas.
O caso da Linha da Povoa, futura Linha vermelha do Metro do Porto, reflecte a irresponsabilidade e uma forma “maneirista e porreiraça” de abordar assuntos importantes que subsiste por Portugal. Todo o processo desta Linha, sempre me deixou a sensação de que se inclui esta Linha de forma a justificar financiamento e numero aos decisores europeus. Num instante, sem estudos (nunca ouvi falar deles, nunca foram apresentados em lado nenhum), se decidiu terminar com uma Linha lucrativa para CP e transformar o meu trajecto em “metro”. Para melhor elucidar esta forma de tratar dos assuntos, foi necessário o “pedinchar” para se decidir favoravelmente sobre a mais que necessária duplicação da Linha.
No resultado do fim da linha da Povoa da CP o que ganham os utentes de Vila do Conde e Povoa? Pouco ou mesmo nada, já para não ser radical e afirmar que ate perdem. O investimento e’ elevado para algo que não beneficia os utentes.
No seguimento deste desconsiderar dos utentes da Linha da Povoa, foi muito recentemente noticiado que, ao contrario do previsto e amplamente “vendido”, foi cancelado o concurso de aquisição de material circulante (carruagens) especificas para a Linha da Povoa. Sem que tivesse existido o mínimo de justificação, plausivel e oficial, para essa alteração de intenções do Metro do Porto, não chegando “ao meu mau feitio” de exigir justificações técnicas baseadas em estudos da empresa.
Por exemplo com o Metro do Porto, e mesmo com a duplicacao da linha, em vez dos 55 minutos entre Povoa de Varzim e Porto-Trindade dos comboios dos anos 50 da CP, os utentes vão necessitar 48 minutos para efectuar os cerca de 30Km que distam as duas cidades. Com a agravante, ja para nao referir o degradar de condições de conforto das carruagens e nas estacões, do aumento de 130% do preço de uma viagem única...

Assim sendo pergunta-se: Para que serve o Metro do Porto?...




Post Scriptum - Envie um email de protesto para o Metro do Porto, devido a esta decisão do cancelamento do concurso de aquisicao de material circulante para a Linha da Povoa. Toca a encher a caixa de email com mensagens de protesto. Envia uma mensagem para esta esta morada de email a todos os que vivam em Vila do Conde e Povoa do Varzim.

2004/09/20

Equívocos...


Estava eu, neste site, a sonhar em fugir para um local longínquo para descansar de tudo...
E reparo que temos um novo Presidente da Republica ...
Finalmente... Um presidente, um Governo, uma maioria...

Equívocos de viagem...


Poesia no Lapis de Cor...

a

FIM

Será que cheguei ao fim de todos os caminhos
E só resta a possibilidade de permanecer?
Será a Verdade apenas um incentivo à caminhada
Ou será ela a própria caminhada?
Terão mentido os que surgiram da treva e gritaram – Espírito!
E gritaram – Coragem!
Rasgarei as mãos nas pedras da enorme muralha
Que fecha tudo à libertação?
Lançarei meu corpo à vala comum dos falidos
Ou cairei lutando contra o impossível que antolha-me os passos
Apenas pela glória de tombar lutando?

Será que eu cheguei ao fim de todos os caminhos...
Ao fim de todos os caminhos?



Vinicius de Moraes, O caminho para a distancia, 1933

2004/09/18

2004/09/16

A "Nature" das eleicoes americanas



As eleicoes para a Presidencia dos EUA, a realizar em Novembro proximo, parecem estar a despertar a atencao de toda a comunidade cientifica.
Suponho ser a primeria vez da historia da Nature que um tema como as eleicoes norte-americanas merece destaque de primeira pagina.
Nesta edicao sao publicadas as respostas de ambos os candidatos a uma serie de 15 perguntas relacionadas com a ciencia. Vejam as diferencas...

Interessante, tambem de seguir, o debate de opinioes que corre pela comunidade cientifica (e' pena nao ser possivel fazer link) sobre os resultados que as eleicoes podem ter para o desenvolvimento da ciencia.

2004/09/15

O Serviço Público de Ferreira Leite

A
Espero que Manuela Ferreira Leite não fique calada e quieta. Servir o pais é também se insurgir contra o governo do próprio partido. Mesmo que seja negativo para o PSD, Ferreira Leite, deveria vir a publico por em causa as opções económicas que se começam a desenhar por este governo. Não deve ficar calada! Serviço público também se faz nessas ocasiões!
Também estou de acordo com as palavras de Pacheco Pereira . Existe soberba a mais(ou não fosse ele “benfiquista doente”!), na postura do ministro das finanças.
Mas essa soberba tem um apoio de peso, o próprio Presidente da República, como “parceiro na mudança”. Como muito bem realça Paulo Gorjão, essa postura tem o conforto da "almofada institucional" da primeira figura de estado de Portugal.
E quem fala em Ferreira Leite, pode também chamar à discussão Marques Mendes...

Encontro de Ciência – Curia no Porto


O meu programa de Doutoramento, Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina (PGDB), festeja este ano 10 anos de existência. António Coutinho(pessoa que possui um currículo invejável e notável a todos os níveis... a nivel de curiosidade basta referir os 11 papers na Nature entre as varias centenas de publicacoes), director do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e ex-director do PGDB adjuvado por Alexandre Quintanilha fomentaram e tornaram realidade a existência de um Programa de Doutoramento único no mundo. O PGDB admite todos os anos 16 alunos das mais diversas áreas, assegurando todas as condições que permitam um trabalho cientifico de qualidade elevada . O único critério que deveríamos ter para a escolha era a qualidade do laboratório e Universidade. Assim após um ano de aulas e treino laboratorial, os alunos são convidados a escolher o melhor local para prosseguirem os seus estudos.
Uma vez por ano, tradicionalmente por altura de Setembro, todos os alunos dos diferentes anos do PGDB (eu por exemplo faço parte do 2PGDB, sendo que este ano ja iniciaram as aulas do 5PGDB) reúnem-se na Curia de forma a “prestarem contas” do trabalho realizado, ouvir conselhos do “grupo de sábios” que são os elementos do Comité Executivo do programa, interagir cientificamente com os cientistas convidados, conhecer e seguir o trabalho de colegas criando networks de trabalho e por fim mas não por ultimo conviver com colegas. Dessa forma durante uma semana estamos “fechados” num hotel da Curia para se discutir e falar sobre ciência. Não e’ difícil de prever que a semana da Curia tem uma aceitação bastante elevada e favorável por todos os alunos do PGDB.
Este ano, de forma a celebrar a data, a direcção do PGDB decidiu convidar e alargar o tradicional encontro da Curia a outros programas do género que entretanto foram criados pelo pais ‘a imagem do PGDB. Eu sinceramente não vi as coisas com uma visão muito simpática, porque para mim “Curia” tem de ser na Curia (leitão, ar puro e festas na piscina...). Depois também porque tenho impressão que muita gente significa maior dispersão e confusão, mas a ver vamos como corre. Fiquei um pouco mais alegre quando soube que o Porto foi o local escolhido para o evento. Por outro lado um encontro desta natureza, de certeza de que, vai atrair os olhos da comunicação social e toda a informação que circule sobre ciência no nosso pais deve ser sempre bem-vinda.

Escrevo este post porque faz, amanha, três anos em que estive presente na minha primeira Curia, marcando nesse momento a minha mutação para a Biologia. Desde esse momento tudo modificou na minha vida. Deixei de viver na minha cidade predilecta, fiquei ausente dos amigos, namorada e família. Não mais voltei a praticar com frequência o meu desporto de eleição – voleibol. Ate mesmo o meu “sotaque nortenho” carregado e “raçudo” ficou atenuado. Enfim, nesse preciso momento, e sem consciência profunda das consequências, a minha mudou de facto. Mesmo assim e tendo, agora, profunda consciência de todas as alterações que a minha vida teve desde então e mesmo ate prevendo que provavelmente estas ainda não terminaram, no caso de me perguntarem se me arrependo, a resposta surge rápida: Não!

2004/09/14

Som da noite...


run dos Snow Patrol , retirado do álbum Final Straw. Tem tudo para correr pelas nossas rádios. Cola depressa no ouvido.
Curioso que esta musica esteve “esquecida” no meu iPod e computador durante uns tempos. Contudo hoje chamou-me ‘a atenção...

As vezes, como hoje, só me apetece fugir...

2004/09/13

Estamos de acordo

A
Já começa a ser recorrente estarmos de acordo em diferentes assuntos, Miguel. No seguimento deste post, o Miguel volta ao assunto com uma precisão assinalável.


Infelizmente há cerca de três anos um familiar meu directo cometeu suicídio. A razão especifica nunca a soubemos... Lembro-me perfeitamente de perguntar:Mas porquê?...

Vou ler isto antes de dormir...


A ler...


este artigo na, minha revista favorita dos EUA, The New Yorker.
Não dão por mal empregue o vosso tempo, acreditem.



Poesia no Lapis de Cor...

A
Dei-me por mim a constatar que já ate repeti poemas no Lápis de Cor, mas ao mesmo tempo nunca publiquei nenhum de José Régio .
Imperdoável!!! Nem pareço um filho da terra e ex-aluno da, saudosa, Escola Secundaria José Régio.
Logo eu que Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.




Cantico Negro

"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre a minha mãe

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.


Como, pois sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tectos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
- Sei que não vou por aí!


2004/09/11

Paz Podre

A
É o titulo de uma parte do artigo de João Pereira Coutinho no Expresso desta semana.
Neste seu espaço semanal, analisa, de forma, vou-me ficar apenas por um “diferente”, os recentes números estatísticos da Organização Mundial de Saúde (ONS). São números redondos: 1 milhão de suicídios por ano. Sublinha ainda que estes números ultrapassam a contagem de vitimas da guerra e crime organizado.
Mas se os números, por si só, já nos dão que pensar, a analise das causas que estão por detrás dos mesmos realizada por João Pereira Coutinho nos deixa com o olhar pregado no infinito... Para o articulista do Expresso, estes números são o reflexo da vontade sanguinária do ser humano: “As pessoas suicidam-se porque, no essencial, deixaram de se matar umas às outras. Não é piada, não: é história. Tempos de paz são historicamente pródigos nestas solitárias matanças. Tempos de guerra, pelo contrário, apelam para necessidades de sobrevivência absolutamente incompatíveis com o conforto - e o confortável tédio - que as sociedades ocidentais ofereceram aos seus filhos mais dilectos.”
Não me encontro, em nada, de acordo com a sua leitura dos números avançados pela ONS, mas o simples facto de ter lido a sua leitura sobre os mesmos me deixou em silencio e a pensar... Mas e se, mesmo por hipótese académica que seja, ele tem razão?... Será possível porque: “Vivemos mais. Vivemos melhor. Mas tanta felicidade, no fundo, no fundo, cansa.”

- Não, impossível!! – afirmo eu próprio para mim mesmo, após uns segundos de reflexão.
Inexequível!!! Como pode alguém terminar com a sua própria vida porque “apenas” se encontra feliz...?

United we stand


É o slogan que existe nuns autocolantes comuns por estes lados. Estes autocolantes tem como fundo a bandeira dos EUA e são uma forma de os norte-americanos expressarem a sua vontade em não sucumbir aos ataques de que foram alvo à três anos atrás. Lembro-me que quando visitei Nova Iorque pela primeira vez, pouco tinha passado do 11 de Setembro, reparei de imediato que estes autocolantes marcavam presença em tudo que era transportes públicos.

E na realidade em vez de dividir o povo americano, os ataques de 11 de Setembro tiveram o efeito oposto.

Hoje fez três anos...

a
Existem sempre pontos cronológicos de referencia na vida de cada um. O 11 de Setembro de 2001 faz parte desses momentos inesquecíveis. Todos sabemos o que fazíamos, onde estávamos no momento em que aconteceu a tragédia do 9/11.


1º Aniversario

a
da Grande loja do queijo limiano e do Barnabé.

Com estilos diferentes e ate conteúdos e formas de comunicar bastantes divergentes, são dois dos meus blogs favoritos.
Como existe sempre preferência em tudo na vida, também eu tenho preferidos nestes blogs. Assim confesso-me... Gosto particularmente de ler os posts, sempre muito fundamentados e cheios de informacao, do António da Grande loja do queijo limiano. Do irresistível Barnabé não posso deixar de apreciar a fluidez de escrita do Daniel Oliveira.

Chamo ainda atenção para uma leitura destes apontamentos pessoais sobre como nasceu o Barnabé.

Parabéns a estas duas referências da blogosfera nacional.

2004/09/09

Foi uma vez em...


1611 South State Street, Ann Arbor, MI, USA.

Acho que comeco a gostar...


de sushi. Pelo menos hoje jantei num restaurante, sushi de ovo, enguia, salmao, abacate e atum... E nao desgostei, alias ate apreciei bastante algumas confeccoes.
Sinto-me uma nova pessoa! Nao paro de me surpreender!
Outra coisa noto, sushi pela Europa e' relativamente caro quando comparado com os EUA.

2004/09/08

Ciencia no Lapis de cor

a
Como tem sido habitual, partilho algumas coisas que vou lendo...
Nunca é de mais expressar o meu fascinio pela area das neurociencias. Hoje chamo a atencao para um estudo sobre as sinapses...
Outro artigo interessante, mexe em conceitos que ha muito se discute... A existencia ou nao, biologicamente comprovadas, de diferencas cognitivas nos generos humanos. A ler... Tirem as vossas conclusoes, machistas ou feministas...

2004/09/07

Haverá país que resista a tanto (desperdício)?

A
Enquanto acabo de ler uns artigos sobre BMP para a reunião de grupo de amanha de manha cedinho, passo os olhos pela TV... Só neste país e’ que e’ possível existir comentadores de um evento como o “World Series of Poker”.
Ao mesmo tempo hoje nas minhas compras, cheguei a casa com linguiça, Sumol de ananás e maracujá, bolachas Maria e marmelada.

No meio do mar de artigos de opiniao (que mais nao tem sido do que um contar publico de espingardas) sobre o furuto do PS, vao existindo alguns artigos que valem a pena uma leitura... Antes de iniciar este post dei por a mim a reflectir sobre a pergunta final do artigo de sexta do Miguel Sousa Tavares (sem possibilidade de fazer link...): Haverá país que resista a tanto?A minha resposta e’ que existe, sim senhor, o nosso. Pelo menos assim tem sido durante a nossa historia. Porque na realidade nos, portugueses, quando temos as mesmas oportunidades que outros tem, fazemos melhor ou igual que os restantes povos. Começo a sentir que o problema e’ quando se chega a Portugal, onde o “Chico-esperto” sem o mínimo de qualidade lá vai levando a “agua ao seu moinho” e pior ainda se vangloria disso com o consentimento e anuência de toda a nossa sociedade.
Ainda ontem tive uma agradável conversa com dois português. Ambos são jovens e ja com um curriculum cientifico invejável e capaz de corar de vergonha, 99,9% dos nossos académicos. Agora perguntamos existe vontade do nosso pais em que estas pessoas regressem? Claro que não!
“Haverá país que resista a tanto (desperdício)?”

2004/09/06

Musica oficial das ferias!

a
Existe sempre uma musica oficial das ferias! Obviamente que nao quer dizer que seja ao nosso gosto ou mesmo a nossa preferida do verao, mas de facto existe sempre uma musica a que eu associo um determinado verao...
Este ano foi Dragostea Din Tei - Ozone. Todas as noites, em Porto Santo, ouviamos este tema varias vezes pelos diversos locais por onde iamos parando... Ate na propria padaria, que iamos religiosamente terminar o "dia" 'as 7-9 da manha, ouviamos este tema.
Praga Romena, assim chamou Dupont o que me levou a escrever este post e principalmente publicar a traducao da lirica da musica oficial de Verao/2004. Aqui fica, com a ajuda do PTG:

- Chorus 1 (4 times) -



Ma-ia-hii
Ma-ia-huu
Ma-ia-hoo
Ma-ia-haha

[These are just sounds.]



- Verse 2 -



Alo, Salut, sunt eu, un haiduc,
Si te rog, iubirea mea, primeste fericirea.
Alo, alo, sunt eu Picasso,
Ti-am dat beep, si sunt voinic,
Dar sa stii nu-ti cer nimic.

Hello [on a cellphone], greetings, it's me, an outlaw,
I ask you, my love, to accept happiness.
Hello, hello, it's me, Picasso,
I sent you a beep [cellphone signal], and I'm brave [or strong],
But you should know that I'm not asking for anything from you.



- Chorus 3 (2 times) -



Vrei sa pleci dar nu ma, nu ma iei,
Nu ma, nu ma iei, nu ma, nu ma, nu ma iei.
Chipul tau si dragostea din tei,
Mi-amintesc de ochii tai.

You want to leave but you don't want don't want to take me, don't want don't want to take me, don't want don't want don't want to take me.
Your face and the love from the linden trees,
And I remember your eyes.



- Verse 4 -



Te sun, sa-ti spun, ce simt acum,
Alo, iubirea mea, sunt eu, fericirea.
Alo, alo, sunt iarasi eu, Picasso,
Ti-am dat beep, si sunt voinic,
Dar sa stii nu-ti cer nimic.

I call you [over the phone], to tell you what I feel right now,
Hello, my love, it's me, your happiness.
Hello, hello, it's me again, Picasso,
I sent you a beep [cellphone signal] and I'm brave [or strong],
But you should know that I'm not asking for anything from you.



Chorus 3



Chorus 1



Chorus 3


2004/09/05

Poesia

a
Com aquele pequeno-almoco numa mesa de esplanada, vou levar um livro de poesia e degustar letras e sabores durante o resto da manha.

Poema em linha recta

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo.
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,
Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda;
Eu, que tenho sido cômico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um acto ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó principes, meus irmãos,

Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que venho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.


Alvaro de Campos

Um pequeno-almoco lusitano


Parece mentira, mas nao... Vou sair de casa e vou directo tomar o meu pequeno-almoco lusitano...
Um compal e um pastel de nata.

HEY I’M FEELING ALIVE, I WAS LOADED AS DICE,
SWEET AND STICKY INSIDE

2004/09/04

Russia...

a
Em qualquer pais do mundo democratico, a obvia descura com que as forcas de seguranca russa abordaram o sequestro, dava lugar a um levantamento popular e respectivo rolar de cabecas... NA Russia isso nao acontece!
Lembro-me do massacre ao Teatro em Moscovo, lembro-me da tragedia do submarino...
Enfim, naquele grande pais as pessoas morrem em numeros assustadores sempre sem responsaveis.

Sao assustadores e arrepiantes os detalhes que li e ouvi nas noticias desta grande tragedia.

Expresso Gelado...


O semanario Expresso, verdadeira instituicao nacional que por acaso divulga noticias, continua a sua passagem por uma fase menos acutilante...
Desta vez na edicao deste fim de semana existe chamada de primeira pagina o facto de as mulheres preferirem os cornettos de morango...

Ainda bem que fiquei informado sobre esse assunto... Da proxima vez ja sei que gelado oferecer a uma mulher... Ainda bem menos um problema na minha vida!

Nova Epoca

a
Vamos ver se funciona melhor esta epoca...
Nos varios encontros dos blogers responsaveis pelo Rio Ave Futebol Clube, ficou apalavrado que esta epoca as coisas vao ser diferentes...
A ver vamos... O problema e' que sao todos muito ocupados profissionalmente...
Passem por la!

Arquivo do blogue