"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2004/07/31

Sons e leituras...

a
Ando a ler: Ja o devia ter feito ha muito tempo atras-eu sei, o livro de George Orwell, mil noventos e oitenta e quatro.

Ando a ouvir: Phoenix, album Alphabetic. Numa de som mais leve, seguem pelo o iPod, os Elephunk, Hey mama e restantes...

Entretanto vou "perdendo tempo" com o GarageBand do meu mac. Depois talvez apresente os meus desvarios musicais no Lapis de Cor.
...

Vou de imediato praticar o meu desporto favorito... Voleibol de praia!!!

2004/07/30

25 de Abril da Biologia




Fruto da minha formação académica em engenharia, desde cedo comecei a ter consciência de que, muitas das vezes, “coisas” simples sustentavam “estruturas” complexas. Por exemplo, toda a informação que é trocada no interior dos nossos computadores, assenta no simples código binário, que não é mais do que uma simples série de sucessões de 1 e 0. Recentemente, com a minha “troca de camisola” para a biologia, constatei que toda a informação genética se encontra alicerçada em apenas quatro letras (químicas): A, T, G e C. Falo obviamente do código genético, inscrito na molécula de ADN (ou DNA).

O 25 de Abril da Biologia (entenda-se como revolução científica) aconteceu uma dezena de anos antes do nosso 25 de Abril de 1974.

A revista científica Nature publicou, no dia 25 de Abril de 1953, um artigo de dois investigadores do Laboratório de Cavendish da Universidade de Cambridge, onde é “sugerida” uma possível estrutura do DNA. Os dois investigadores, Francis Crick e James Watson, com este artigo, algo cauteloso em termos de conclusões da importância biológica da estrutura, iniciaram toda uma nova era na ciência moderna. O referido artigo, pura e simplesmente notável pela simplicidade e objectividade de escrita, significou o sinal de partida para a elevação da biologia como a ciência do século XX e XXI. Em 1962, a Academia Sueca reconhece a sua importância ao atribuir o Prémio Nobel da Medicina a Watson e Crick.

Hoje, passados que estão 50 anos deste marco da ciência, achei por bem partilhar com vocês algumas coisas que li sobre o DNA.

Um bem disposto mas excelente artigo de Martin Kemp, professor de História de Arte da Universidade de Oxford, publicado recentemente, evidencia as diferentes interacções da estrutura do DNA com a arte. Argumenta que nunca nenhuma molécula na história da ciência alcançou tal patamar de importância, concluindo estarmos perante a Mona Lisa da ciência moderna.

Por outro lado, acho também interessante conhecer o que pensam os autores da estrutura do DNA e qual a importância que a data desta descoberta teve para eles. Assim sendo, tive a oportunidade de ler dois registos, diferentes no tempo, da visão dos dois homens sobre todo o processo intelectual que resultou na construção da dupla hélice da estrutura do DNA. É evidente a diferença de postura entre os dois, no entanto, ambos afirmam que o trabalho em equipa e a discussão aberta e franca de ideias foi essencial para o resultado. Watson (norte-americano e o mais jovem dos dois) é hoje director do Cold Spring Harbor, não fazendo investigação, Crick (Inglês), por seu turno, contínua a fazer investigação em laboratório. Os dois cientistas costumam dizer, humildemente, que estavam os dois juntos no local certo e na época certa e que souberam, acima de tudo, complementarem-se. Curiosamente, também se verifica que toda a estrutura do DNA assenta no simples conceito de complementaridade da vida.

A sua simplicidade é tão evidente e fascinante que foram muitos os que não queriam acreditar que uma molécula com a “responsabilidade” e funcionalidade do DNA, pudesse ter uma estrutura tão simples. Segundo os dois cientistas, o Prémio Nobel demorou ainda uns anos, devido às dúvidas que determinados nomes fortes da ciência à época, levantaram sobre tal simplicidade.

Numa altura em que se festeja por todo o mundo os 50 anos da dupla hélice do DNA, a maior lição que julgo importante retirar, e para alguém que está a iniciar-se na ciência, é o facto de que a simplicidade pode ser aliada e não inimiga da complexidade.

Eduardo Alexandre Silva


Artigo publicado no jornal O Publico e no Terras do Ave, em 2003.

Francis Crick


"We wish to suggest a structure for the salt of deoxyribose nucleic acid (DNA). This structure has novel features which are of considerable biological interest."

Foi desta forma um pouco cautelosa mas confiante, que Francis Crick e James Watson anunciaram, por intermédio da revista Nature (aconselho a leitura do artigo original, pois considero como um magnifico exemplo de como escrever um artigo cientifico).
Hoje, Francis Crick faleceu. O seu artigo modificou para sempre a ciência. O seu contributo para o mundo há muito que tinha sido feito, no dia 25 de Abril de 1953.


2004/07/29

Jornalismo...

a
Não sei se devo definir como jornalismo ou se a pessoa em causa tem ou não formação jornalística... Ate espero a ajuda fundamentada de alguém entendido no assunto...
Mas qual e’ o assunto e/ou o problema...
Vejo, neste preciso momento, a emissão da RTP1 sobre a primeira etapa da 66 Volta a Portugal em bicicleta.
Esta emissão tem dois rostos... Um masculino e um outro feminino. O masculino, perdi a referencia do seu nome, começou a emissão com as perguntas “chapa 5” a um grupo de convidados. Tenho a certeza de que qualquer pessoa sem o mínimo de formação jornalística fazia aquelas perguntas... Depois, como o mais importante e’ o bem estar do jornalista e não dos telespectadores, começou a usar os seus óculos de sol...
O caso do rosto feminino e’ ainda mais flagrante... Vi a mesma menina nos programas “Vive o EURO 2004” da RTP. Voz estridente, um sotaque forte mas de difícil localização geográfica e aquele tique enervante e exagerado de fazer as perguntas a abanar milhentas vezes a cabeça... Qual o critério para a presença de certas pessoas num programa deste tipo? Não devo andar muito longe da realidade e verdade que pouco ou mesmo nada percebe ou sabe de ciclismo.
Mete-me confusão este “pau para toda a obra” ...
Pior e’ que esperam dos seus convidados respostas estereotipadas ‘as suas perguntas de algibeira... Exemplo... A menina faz uma pergunta a um pintor: como definia o seu tipo de pintura, nas diferentes vertentes das artes plásticas... O pintor responde muito directamente com um termo técnico (e.g. impressionismo abstracto...), a que a menina diz: “mesmo?....”. Exemplar
Pergunto, para onde vai este jornalismo?... E' esta a formacao que as nossas escolas de jornalismo nos oferecem?... Estes jornalistas apenas querem um ordenado e ser conhecidos ou realmente gostam da profissão? Qual e’ a ideia de jornalismo que possuem? O mais importante e’ informar com qualidade e também se informarem, ou apenas aparecer na televisão?...

Pulseirinha Baiana...

a
Nao me conformo...

Nao e' que acabei de ver, outra vez, a pulseirinha baiana no pulso da mao direita do primeiro-ministro...

2004/07/28

Ressuscitou...

a
Manuel Maria Carrilho demorou mas la deu sinais de vida...
Ufa... Comecava a ficar preocupado...
Agora sim o futuro do PS esta garantido... Aposto que a esposa ja anda nas lojas de alta costura a ver as diferentes alternativas para o marido usar durante o Congresso...

Qual a posicao do PS/Vila do Conde sobre os diferentes candidatos? E ja agora e da JS local?

XVI Governo Constitucional

A
Não sei bem como ou porque, mas lembro-me que dei por mim numa noite a avaliar o “perfil/CV” dos diferentes ministros do anterior governo.
Na altura queixava-me que alguns ministros tinha um CV muito sofrível e principalmente pouca experiencia profissional fora da politica.
Ontem andei, por aqui a verificar o “perfil/CV” deste novo governo.
Desolador, acho que e’ a palavra mais apropriada. Vejam o nosso primeiro-ministro.

Uau, que orgulho!



Fraco, muito fraco mesmo...

a
o desempenho do primeiro ministro.
Digamos que fiquei surpreendido, negativamente, pela prestação do primeiro-ministro no debate parlamentar do dia de ontem. Augurava um desempenho mínimo em ideias e substancia, mas forte em argumentação demagógica. Nem isso se viu! Foi fraquinho demais para quem era conhecido pelos seus dotes de comunicador e de exímio tribuno. Mais um mito que caiu!...
Contudo não sou daqueles que acredita que de repente alguém se esquece ou se desaprende... Devem existir razoes para uma prestação tão fraquinha como a de ontem...
Na minha opinião, deve-se ao facto de Santana Lopes não ter o mínimo de estratégia para Portugal associado ao facto de uma falta confiança nos dossiers que tem em mãos.

Eramos... todos "nova-iorquinos" ha uns tempos atras...

a
Recentemente fez dois anos em que estive pela primeira vez nos EUA. Hoje vivo e estudo naquele país. Na altura dessa visita, ainda não tinha passado um ano do 11 de Setembro, éramos todos, nós europeus, “nova-iorquinos” e todo o sentimento anti-americano estava anestesiado e em “stand-by”. O “ground-zero” era um enorme buraco, delimitado por uma vedação metálica não opaca e rodeado de turistas, onde todos tiravam uma fotografia do local com o mesmo significado simbólico de “apoio à causa” como quem usa o “laço vermelho” símbolo do combate à SIDA. Curiosamente ou talvez não, há dois anos atrás não era tão critico, como hoje o sou, da sociedade norte-americana, contudo que fique bem claro que não me classifico como anti-americano. Considero-me apenas um europeu que, por razões profissionais se encontra nos EUA sem data certa do seu regresso anunciado, conhece a realidade e que não opta por uma atitude acrítica daquela sociedade.
Mas se por mim estamos conversados sobre a minha postura sobre os EUA, questiona-se o que mudou para uma alteração de sentimentos sobre os EUA? Quais as razões para, num espaço de tempo relativamente curto, se passar de “nova-iorquinos” para a actual atitude, europeia e “politicamente correcta”, anti-americana.

Trivial Pursuit de Vila do Conde...


Qual o preço, para um período de 30 minutos, para navegar na internet no Centro Municipal de Juventude?

O meu mar...


Esta fotografia foi tirada esta tarde da esplanada do bar da "minha praia" da Senhora da Guia.
Conheco esta praia como a palma da minha mao... Desde a minha infancia que vou para esta praia...
Sao incontaveis o numero de vezes que mergulhei neste mar...
Este é o meu mar!

Por mais locais que conheca no mundo, uma coisa é certa voltarei sempre ás minhas origens e raizes.

2004/07/27

Antiamericanismo...

Ao contrário do que muitas vezes se afirma, o sentimento anti-americano não está associado ás opções politicas do actual Presidente Geroge Bush. Estou convicto que este sentimento é independente desta administração e que o mal não se encontra nos EUA, mas sim na Europa que não tem sabido lidar com o ascendente dos EUA no mundo nas mais diversas áreas. Neste sentido é interessante ler o pensamento de James Ceaser, professor norte-americano de Ciência Politica na Universidade de Virgínia, em entrevista à Pública de 2004-07-25 . Segundo James Ceaser, o anti-americanismo é um produto da direita (estranho, não?...) europeia que começou a ser incubado bem antes da chegada de Bush ao poder e que tem nas elites intelectuais e “opinion makers” a sua base de apoio. No entanto também existem anti-americanos nos EUA. Contra-senso? Não.

Trivial Pursuit de Vila do Conde...


Quantos blogues da área da esquerda existem em Vila do Conde?

2004/07/26

Encontro da Blogolandia "Bileira"...

a
Ontem ‘a noite realizou-se o primeiro encontro dos “Blogues” de Vila do Conde.
Mesmo tendo desejado que mais elementos estivessem presentes, devo acrescentar que foi um jantar muito agradável. Foi interessante trocar diversas experiencias sobre a nossa forma de lidar com os Blogues.
Claro esta que fomos ”melgas” em algumas perguntas e discussões... Poltica Local, Nacional, gostos pessoais sobre outros blogues, o futuro dos blogues, etc, etc... Enfim de tudo se falou!
Fiquei a conhecer pessoalmente João Paulo Meneses e Miguel Torres, pois o Daniel Brás Marques ja e’ um velho amigo!
Ficou também acordado que este encontro será para continuar.
No fim, João Paulo Meneses vestido a rigor sugeriu escrever um texto em conjunto...



Bloguistas que (se) juntam

são bloguistas que (se) jantam



Aos 25 de Julho de 04 juntaram-se - para jantar - na Feira Nacional de
Artesanato os seguintes bloguistas: Daniel Brás Marques ("Glosas"),
Eduardo A. Silva ("Lápis de Cor"), João Paulo Meneses ("Blogouve-se") e
Miguel Torres ("Ouriço Cacheiro").

Todos os outros foram convidados, mas por esta ou por aquela razão não
compareceram. Em contrapartida, Mário Almeida esteve (na mesa ao
lado...).

Do que é que se falou? De tudo. Até do Santana Lopes!

Todos prometeram continuar e juntarem-se daqui a um ano. Com a
expectativa de que o Six e os Dupondts estejam presentes...

A constatação de que há vários blogues do centro-direita suscitou uma
interrogação: por que não um do Largo dos Artistas? E já que se fala em
milagres, pede-se mais mulheres a escrever...

Longa vida aos blogues feitos em e/ou a partir de Vila do Conde!

2004/07/24

Casamento


Nao o meu, obviamente...
Mas o do meu irmao.

2004/07/23

Encontro da Blogolandia "Bileira"...

a
O quê: Encontro de vilacondenses que mantêm contacto, no sentido de autor, com a blogesfera
Quando: 25 de Julho, 20:30
Onde: Recinto da Feira Nacional de Artesanato (em principio se for possivel reservar mesa...)

Rogério Torres na net...

A
Tal como o siX e a dupla Dupond&Dupont tambem o Lapis de cor foi notificado, por email (neste caso foram 4...) o da presença de Rogério Torres na net.
Um email em tudo idêntico ao que o siX publicou, com a diferença de ser dirigido ao autor do Lápis de cor.
No site podemos ler as diferentes entrevistas de Rogério Torres, bem como o seu CV, entre outras possibilidades.

Dessa forma poderemos seguir se Rogério Torres vai manter coerência no seu discurso e posições de futuro. Por outro lado, verificamos que e’ uma pessoa que reconhece as inúmeras potencialidades da internet como forma de manter contacto com a comunidade.
Uma boa iniciativa, evidenciando um certo amadurecimento na sua candidatura.

Ficamos a aguardar por email da oposição com igual notificação...

CARLOS PAREDES



Como apreciador de Carlos Paredes, nao posso deixar de abrir uma excepcao...

2004/07/21

Trivial Pursuit de Vila do Conde...


Em três décadas de poder socialista em Vila do Conde, quantas pessoas das Caxinas/Poça da Barca fizeram parte da vereação?

Junto a minha voz...

a
Também já me questionava...
Onde anda Manuel Maria Carrilho?... No tal grupo de esquerda, nao o vi...

Junto a minha inquietação...

Poder...

A
Acabo de ver na SIC/Noticias a entrevista de José Pacheco Pereira. Muitas das suas preocupações, criticas sobre este novo governo são comungadas também por mim.
Interessante a sua analise sobre a dinâmica de poder que, infelizmente, existe nos partidos políticos (principalmente PSD e PS).
Afirmou que os partidos políticos não sabem fazer politica sem o objectivo final de obter o poder. Sem essa ideia de poder, os partidos políticos não funcionam politicamente... Só produzem algo com esse espírito de controlar/obter algum tipo de grau de poder. Esta afirmação levanta uma discussão que acho interessante e muito relevante.
Mal, apreendi, em tempos em que tinha outras responsabilidades partidárias, que a oposição “deve apontar o que esta mal”, sendo que o partido que gere o poder devera ser responsável pelo delinear das opções. Ainda bem que no tempo certo para me curar desses vícios, abandonei a politica mais activa e com mais responsabilidades. Sinceramente, acho necessário produzir, lutar, viver fora da politica, antes de “oferecer” as nossas capacidades ‘a politica.
“Um partido na oposição só deve mostrar o que vale quando chega ao poder... Ate esse dia deve apenas criticar e apontar erros e não outras opções.” – Versão oficial do Manual dos partidos políticos.
Em suma não se consegue ver nada a médio-prazo na oposição... Sendo ainda mais problemático quando quem exerce o poder pensa também no imediato e no “conta-corrente”...

Onde esta aquele sentimento de serviço publico que os partidos devem ter? Escondem-se ideias e guardam-se projectos na gaveta das sedes politicas para não auxiliar os adversários políticos a ganhar eleições. Contudo, desta forma não se pensa nas pessoas das cidades/pais E’ este o verdadeiro problema de se fazer politica para ganhar eleições... O inverter de prioridades: primeiro o poder pessoal, depois o partido e só depois vem Portugal...


E' sempre assim...

A
Sempre que chego a Portugal, aumenta o meu interesse na politica, principalmente nas questões nacionais.



2004/07/20

Esta noite eu posso escrever – Recordações do Michigan...

A

“Eu sei quem es para mim!”


Na ultima noite que la estive, fomos ate ao Dominicks beber uma Sangria...
Recebi um postal e um livro de poemas...
(Obviamente que foi, e’ e será sempre, uma excelente prenda me oferecerem um livro de poesia...)
O livro e’ muito fininho... Nem a propósito... São 10 poemas, de Amor, de Pablo Neruda...

Este acho magnifico...

Poema XX - Esta noite eu posso escrever, Pablo Neruda

“Posso escrever os versos mais tristes esta noite.

Escrever, por exemplo: "A noite está estrelada,
e tiritam, azuis, os astros lá ao longe".

O vento da noite gira no céu e canta.
Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Eu amei-a e por vezes ela também me amou.

Em noites como esta tive-a em meus braços.
Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito.

Ela amou-me, por vezes eu também a amava.
Como não ter amado os seus grandes olhos fixos.

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Pensar que não a tenho. Sentir que já a perdi.

Ouvir a noite imensa, mais imensa sem ela.
E o verso cai na alma como no pasto o orvalho.

Importa lá que o meu amor não pudesse guardá-la.
A noite está estrelada e ela não está comigo.

Isso é tudo. Ao longe alguém canta. Ao longe.
A minha alma não se contenta com havê-la perdido.

Como para chegá-la a mim o meu olhar procura-a.
O meu coração procura-a, ela não está comigo.

A mesma noite que faz branquejar as mesmas árvores.
Nós dois, os de então, já não somos os mesmos.

Já não a amo, é verdade, mas tanto que a amei.
Esta voz buscava o vento para tocar-lhe o ouvido.

De outro. Será de outro. Como antes dos meus beijos.
A voz, o corpo claro. Os seus olhos infinitos.

Já não a amo, é verdade, mas talvez a ame ainda.
É tão curto o amor, tão longo o esquecimento.

Porque em noites como esta tive-a em meus braços,
a minha alma não se contenta por havê-la perdido.

Embora seja a última dor que ela me causa,
e estes sejam os últimos versos que lhe escrevo.”



Esta madrugada...




São imagens das ruas de Vila do Conde no inicio do dia de hoje... Foram tiradas ‘as 6:00 da manha, da minha varanda de casa...

Depois de terminar umas coisas para enviar para os EUA, sai de casa e segui ate ao mar... Estive deitado na praia... Não existe poema (ja nem falo em palavras soltas...) que descreva verdadeiramente o mar... Ficam sempre imperfeitos e incompletos...

Não te preocupes e’ só politica...

A
Desde há muito que conheço aquele olhar... Hoje voltei a senti-lo...
No inicio me incomodava imenso, confesso...
Rapidamente, depois assimilei que esse incomodo que eu sentia era o objectivo final daquele “olhar meio de lado e de cima a baixo, numa de arrogante de quem detêm o poder e a verdade absoluta, de inimigo”...
Mais um desvario meu?... Não, na realidade estou a referir-me ao olhar que muitas das vezes me fazem, alguns elementos do PS de Vila do Conde... Sei perfeitamente que não e’ nada pessoal e fosse eu António, baixinho e gordo, o olhar era o mesmo...
Por mais que os tempos mudem, as coisas, para muitas dessas pessoas, nunca irão mudar. Vila do Conde só estará bem nas mãos do PS. Apenas eles tem amor ‘a cidade, apenas eles podem discutir sem “ignorância”.
Pois bem, hoje, por varias vezes da mesma pessoa, voltei a sentir o mesmo o olhar... Desta vez, admito que possa estar associado a questões de “fidelidades pessoais” para um amigo, mas mesmo assim na sua essência, o olhar foi o mesmo...

Como em quase tudo na vida, existe sempre uma lado irónico e cómico nas situações...
Nesta questão, o cómico reside em verificar que essas pessoas não admitem que a gente consiga entender a postura deles... Eu olhava, olhos nos olhos da pessoa, e ela desviava o seu olhar... Depois, propositadamente, falava e falei varias vezes directamente para ver a reacção... Nenhuma... Cómico!!!!

“Não te preocupes, apenas digo, escrevo, numa vertente politica e sei perfeitamente respeitar... E’ só politica, não podemos ser todos do mesmo ou estar sempre de acordo, somos diferentes, mas não inimigos...” Será que deverei, um dia, dizer de lata isto?... Pensava que estava subentendido... Mas se calhar não...!


Som da noite...

a
Let me In, dos REM.
Album: Monster

Serei tolo, estupido, parvo?... Mas porque raio procuro sempre te entender?...

versao Vila do Conde

a
Em três décadas de poder socialista em Vila do Conde, quantas pessoas das Caxinas/Poça da Barca fizeram parte da vereação?

Encontro da Blogolandia "Bileira"...

a
O quê: Encontro de vilacondenses que mantêm contacto, no sentido de autor, com a blogesfera
Quando: 25 de Agosto
Onde: Recinto da Feira Nacional de Artesanato (em principio se for possivel reservar mesa...)


2004/07/18

Trivial Pursuit de Vila do Conde...


Quantos parques de bicicletas existem pelo centro de VIla do Conde?

2004/07/16

Ate sempre!

a
Mesmo muito rápido...
Não gosto de despedidas... Desde que me despedi de um grande amigo meu e mais nao o vi, que passei a detestar despedidas.
Por isso mesmo costumo dizer: Ate sempre!

E' o fim de uma fase da minha vida. Outra se inicia...

Ate sempre!...

Adeus Michigan (final)

2004/07/15

Trivial Pursuit - Versao Vila do Conde


Qual e' o valor, em milhoes de euros, da divida da Camara Municipal de Vila do Conde?

Rogerio Torres em discurso directo

a
Espero nao estar a quebrar a confianca do director do Terras do Ave, mas fui "notificado" da entrevista de Rogerio Torres com umas horas de antecedencia. Como sempre nos ultimos dias, andava muito atarefado, sendo que nem comentei directamente esse facto. Na realidade, sou muito sincero, esse facto despertou-me pouca curiosidade. Não sei bem porque...
Hoje quando "passei os olhos" pelo Terras do Ave, nao li ate ao fim a entrevista.
Outros ja a dissecaram... E com mestria na pena, devo acrescentar.
Vamos por pontos:
1 - Tal como tinha afirmado desde a primeira entrevista de Rogério Torres, e' impossível existir uma concertação de posições entre Mário de Almeida e Rogério. As suas criticas, focalizadas na gestão de Mário de Almeida, são bem vincadas e factuais. Como disse antes, muitas das suas palavras são bastante duras com Mário de Almeida, vindo de um eleitor e simpatizante do PS. Depois existe, na minha opinião e' elucidativo da posição de ataque ao poder instalado, um repetir e sublinhar do numero de anos (32) de poder.
2 - Não entendo bem a forma com apresenta a sua disponibilidade para o interior do PS. Sou sincero, não me parecem as melhores palavras, aquelas que tem vindo a utilizar, para seduzir o apoio do estrutura do PS, que terá de ter, caso deseje ser candidato 'a Câmara pelo PS. Acho muito estranho este aspecto no seu discurso... Em nenhuma das suas posições afinou esse ponto e acredito pouco que não tenha essa consciência. Só as posso entender como uma falta de algum tacto.
Fosse eu eleitor indeciso no meu voto, lendo as palavras de Rogério Torres, não votaria no PS. Pois após 32 anos de poder se existe um esgotamento de ideias, as pessoas tendem a escolher um outro partido e muito raramente optam pela outra face da mesma moeda. Tenho ideia de que o PS vai continuar a perder votos, contudo parece-me que Mário de Almeida, mesmo assim, e' o melhor e o único trunfo que o PS tem para limitar os danos da erosão eleitoral que se aproxima aos poucos, estendendo, ao máximo possível, o tempo útil de poder que ainda resta para aos dirigentes do Largo dos Artistas.

Depois, também, não simpatizo muito na forma como coloca a sua disponibilidade a todos os eleitores de Vila do Conde. Numa primeira leitura, assumimos a sua candidatura como uma forma de proteger o PS da perda de poder e também porque existe um deserto de faces 'a volta do actual líder (sinceramente este ponto e' mal analisado, pois sendo verdade que isso aconteceu no passado, no presente facilmente se verifica a presença ambiciosa do n2 da Câmara e não só...). Mais tarde, vem sempre o corrigir das palavras afirmando ter um projecto para Vila do Conde. Considero que seria mais positivo, e mais forte na sua argumentação, caso se apresentasse como uma pessoa que tem o direito de pensar diferente, dentro do PS, o futuro de Vila do Conde. Explanava as suas ideias e de que forma os seus conceitos para a cidade divergiam do actual poder... De outra forma, num instante, e se desejar, Mário de Almeida vai aparecer como vitima de ataques de "pessoas (os habituais "pás") ignorantes" vindos da sua própria área ideológica. Caso não mude neste ponto, poderá ser acusado de estar a fazer um frete 'a oposição...

3 - Provavelmente, muito rapidamente, vou ser contrariado, mas de facto e' estranho que Mário de Almeida ainda não tenha respondido a Rogério Torres. Não sei se, por não saber lidar com a situação em concreto, ou pelo facto de recear o aglomerar de tendências em Rogério Torres; o certo e' que existe pouca informação sobre a posição do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde. E' singular este processo quando se nota que existe uma vontade de recandidatura de Mário de Almeida.
Por outro lado o silencio de todo o PS e' ensurdecedor. Será que no fim, no exacto momento em que Mário de Almeida anunciar que se retira, vamos assistir a um episodio semelhante ao que passou com Ferro Rodrigues? Todos apoiavam o chefe, mas logo após ele se retirar notasse um clima de alivio e alegria pelo desaparecimento do "fardo"...

São alguns pontos que aqui ficam a consideração, esperando discussão de algumas das questões que ficam pelo texto...

2004/07/14

Vila do Conde...

a
Ja nao me lembro quando ou onde... Mas sei que escrevi que nao entendia bem o porque, a logica, das alteracoes ao transito em algumas das arterias de Vila do Conde. Tambem nao e' de agora que defendo que a oposicao deveria fazer da mobilidade um dos seus trunfos de campanha em Vila do Conde. Ainda ontem, hesitei em perguntar quantos minutos se demora a percorrer, em hora de ponta, o espaco que vai da rotunda de Azurara ate' ao mercado municipal, na rubrica "Trivial Pursuit versao Vila do Conde". Nao o fiz, porque nao tinha uma resposta bem difinida, sendo que tinha e tenho a certeza de que e' mais rapido fazer a pe, esse trajecto, do que de automovel.

Hoje, o Terras do Ave publica um artigo de Manuel Pereira Maia em toca neste aspecto. A ler tambem a sua magistral resposta, em ironia, humor e com a dose certa de seriedade, ao ataque mesquinho e rasteiro do pasquim da cidade. So me pergunto... Sera que existe alguem que leva a serio o que la aparece? Eu nao tenho problema nenhum em afirmar que ja desfolhei esse jornal. Contudo o sentimento e' o mesmo de quem le aqueles jornais de satira... E' do tipo : "vamos la ver as "anedotas politico/locais" e a publicidade institucional do orgao de informacao do PS/Local..." Porque nao da, mesmo, para o levar a serio!...

Tambem acredito que sim...

a
O proprio Pacheco Pereira tinha antes alertado para esse processo de deslocacao dos partidos centrais da nossa democracia para a direita...
Agora e' a vez de Vicente Jorge Silva o fazer mas com o PS em pano de fundo... "E'que à deslocação para a direita da maioria governamental corresponderá uma simétrica deslocação para a direita do PS (uma espécie de «blairização» retardada e quando já ninguém acredita na estrela de Blair). "

Trivial Pursuit versao Vila do Conde


Quantas salas de cinema tem Vila do Conde?

Nova Sociedade... SDQFSPA

a
A sua origem esta relacionada com esta cidade, Ann Arbor, Michigan.
Como socio fundador, e suponho que honorario, tenho autorizacao para a publicitar.
Falo da Sociedade Dos Que Foram Separados Pelo Atlantico (SDQFSPA).
Uma pessoa dessa sociedade enviou-me um poema. Acho que o devo publicar...

"Amor, entao,
tambem acaba?
Nao, que eu saiba.
O que eu sei
e' que se transforma
numa materia-prima
que a vida se encarrega
de transformar em raiva
Ou em rima."


Paulo Leminski


Porque o teu The Return to Innocence?...

2004/07/13

De volta...

a
a Ann Arbor, Michigan.

Mas ao mesmo tempo, esta sexta, abandono de vez esta cidade... Tanta coisa para empacotar... E' incrivel a quantidade de coisas que se junta em tao pouco tempo...

4, 3, 2, ... Esta a chegar... Aposto que vai custar imenso o momento em que entrar no Aeroporto de Detroit pela ultima vez...

Ha momentos, ao chegar a Ann Arbor, ja me sentia em casa... Curioso... Foram dois anos da minha vida no Michigao... Voaram num instante... Muito aconteceu comigo e muito mudei.
Acho que sou exactamente o mesmo, mas diferente... Nao triste, mas talvez um pouco mais azedo... Nao sei bem explicar... Foi tudo nao apenas uma coisa so que levou a isso... Nao que nao me divirta, mas sinto que nao chego aos mesmos patamares antes atingidos... Sei la bem o que estou a escrever para aqui...
O meu iPod conhece-me muito bem... Termino e releio este post e ele me faz ouvir (esta na opcao aleatoria, a escolha das musicas...) a musica da Diana e que ja antes, aqui, foi referenciada... Gary Jules, Mad World...

2004/07/12

Para terminar...

a
Fica esta questao: "Qual e' o mal de querer ganhar eleicoes?"
(Retirada de um emial que eu recebi e no contexto do proximo Governo de Santana Lopes...)

Amanha

a
volto a Ann Arbor de forma a despedir-me definitivamente da cidade, Universidade, colegas e amigos...
Prevejo uma despedida dificil, especialmente com os amigos que vou deixar...

Boston continua excitante e aliciante em todos os sentidos.

Parece que...

a
Portugal ja tem novo primeiro-ministro.

Pelo o que vou lendo, em versao acelerada, existe alguma expectativa para ver "os coelhos que vao sair da cartola" de Santana Lopes.
Dava o meu braco a torcer se alguns dos nomes que rolam pela comunicacao social, aceitassem os eventuais convites do novo primeiro ministro (Antonio Borges, por exemplo como vice-primeiro-ministro). Mas nao acredito...

As criticas inciais e os receios nao desapareceram... Mas existe um novo primeiro-ministro, logo existe o "Volta a reunir" em torno das opcoes do partido.
Agora temos um primeiro-ministro com pulseirinha baiana... Nao tenho a certeza onde li isto...

Parece que Antonio Vitorino vai ter uma passadeira vermelha para a lideranca do PS.

Na minha opiniao e' o fim de Socrates como putativo candidato a lider do PS... Pior para ele que nao vai ter muitas mais hipoteses...

2004/07/10

Ate breve

a
Tudo Optimo por Cambridge, Boston.
Ainda nao existe casa propria, sendo que a morada segue depois...
Adoro esta cidade! Vale a pena visitar, tem um espirito muito europeu (dentro dos standart dos Estados Unidos...) e principalmente existem toneladas de estudantes.

De longe, tenho seguido as noticias de Portugal...
Quando voltar para Portugal o primeiro-ministro sera Santana Lopes... Eu sei que irrito muita gente e que principalmente gostam de me colar a uma pessoa arrogante com a mania que e' importante (hilariante esse autocolante que tentam a todo o custo me colarem...), mas de facto nao consigo assimilar como e' possivel certas pessoas nao verificarem que o nosso pais anda muito mal quando uma pessoa como Santana Lopes chega a 1 ministro.

Ferro Rodrigues demitiu-se. Ainda bem para o PS e para Portugal, nem tudo sao mas noticias.
Bem o tempo e' realmente curto e esta cidade tem muito que fazer!
Depois seguem posts...

Ate breve!

2004/07/08

Vou ali e ja venho...

a
Dizia e ainda diz, frequentemente, a minha mae, sempre que lhe pergunto onde vai...
Hoje digo eu...
Vou ali 'a cidade e ja venho... Terca-feira estarei de volta a Ann Arbor...
Nao levo computador, por isso nao sei ao certo se vao existir posts...
Na coluna do lado podem ver o tempo...

Bem... Vou ali e ja venho!!

Vida nova!!

a
Com o adeus ao Michigan evidente, incia-se uma vida nova para o autor do Lapis de Cor.
Sai da Universidade de Michigan e segue para a Harvard...
Sai de Ann Arbor e segue para Boston...

Curiosas as voltas que a vida da...

O tempo voa, sem duvida...

2004/07/07

Vou para ...

a
...casa neste momento, descansar e dormir...
...o aeroporto, amanha a esta hora, com destino a Boston...

E esta agora?...

A
Sim, eu sei... Andam todos em manifestacoes e a mostrar cartazes para serem ouvidos... A minha posicao sobre assunto ja foi publicada.
A politica caseira e' mais interessante, especialmente se representar a subida ao poder...
E como isso la conseguem disfarcar o que vao lendo...
Mas sinceramente, sera que devo esperar sentado para ver a esquerda a comentar esta entrevista...
Especialmente esta passagem...
"Qual é a importância do conflito israelo-palestiniano na guerra das ideias que é preciso travar?

Não há questão em que a Europa e os Estados Unidos estejam mais divididos. Mas o facto é que - quer os europeus gostem ou não - os americanos não abandonarão o seu apoio a Israel. Apoiamo-los desde o momento em que se declararam uma nação. O senador Kerry apoiará Israel com a mesma determinação de qualquer outro Presidente desde [Harry] Truman. Mas o senador Kerry também já disse muito claramente que a administração não se empenhou o necessário para levar para a frente o processo de paz.

Devo acrescentar, no entanto, que não há acordo possível com Yasser Arafat. Conheci-o na ONU, é impossível chegar a acordo co"


Sera que vamos ler aqui, acola ou ali, algum comentario?...

Digam-me algo se assim acontecer... (ainda bem que vou de viagem para breve...)

Kerry/Edwards

a
John Edwards foi escolhido por Kerry como seu candidato a Vice-Presidente da sua administracao.
E' uma excelente escolha. Receio que foram mesmo poucos os que constataram, por Portugal, as potencialidades deste Democrata em discurso directo. Ja aqui comentei, sao realmente impressionantes as suas capacidades. Mas atencao nao estamos perante uma senhor "colgate" da geracao Bill Cliton ou numa versao mais caseira, Antonio Guterres. Edwards tem um enorme potencial porque alia carisma e empatia, sem duvida que o tem, com ideias proprias e muitas propostas muito aliciantes. Nao tenho a menor duvida que ira ser, em caso de vitoria que continua a nao deslumbrar, infelizmente, um dos mais interventivos vice-presidentes da historia dos EUA. Com ele 'a frente da adminstracao norte-americana, os EUA dariam um grande salt em frente.

Vou escolha de Kerry! Agora vamos ver como corre a convencao democratica. Acho que Edwards ira ser o responsvel pela revira-volta das eleicoes de Novembro.

Trivial Pursuit versao Vila do Conde


Quantas vezes reuniu o Conselho Municipal de Juventude de Vila do Conde, nos ultimos 5 anos?

Em breve em Portugal





Depois do fantastico sucesso nos EUA, a Music Store do iTunes (para mac ou pc experimentem...) esta tambem disponivel na Alemanha, Franca e Reino Unido.
Ate ao fim do ano vai ser possivel comprar musicas pela Music Store da Apple em Portugal. Eu sou cliente habitual... E' facil, rapido e nao e' muito caro... Enfim conveniente!...

As imagens mostram pessoas com o nova febre dos EUA nos ouvidos. iPod e' o seu nome... Nao imaginam o sucesso e principalmente a imagem forte que o iPod tem neste lado do Atlantico. FOi realmente uma "jogada de mestre" da Apple. Pena e' o preco elevado... Mas acreditem que vale a pena o preco, pois a sua qualidade e' bastante elevada!

2004/07/06

Adeus Michigan VI...



Discussão com fundamentalistas...


Irrita-me a ignorância.
Sinceramente não tenho paciência para ouvir pessoas ignorantes...
Mas pior do que isso e’ aturar (aturar e’ a palavra certa, sem duvida...) aqueles que são ignorantes por opção. Existem pessoas que defendem opções sem o mínimo de informação sobre aquilo que defendem... Falam porque assim lhes transmitiram... Uma pessoa inteligente, mesmo que tenha a certeza, mas não absoluta, deixa sempre aberta a porta ‘a duvida no seu discurso.
Mas isto vem a proposito de que?...
Devido ao facto de trabalhar com animais, tenho de me restringir a certos padrões de segurança... Não posso dizer em que piso da torre estão guardados os animais, tenho de entrar nesse piso com o meu cartão e após introduzir uma serie de códigos. Depois cada sala tem também abertura mediante a marcação de um código. Mas porquê tudo isto?...
Ora porque existe uma serie de grupos extremistas que são completamente contra a utilização de animais em experiencias cientificas. Infelizmente, sao frequentes as noticias de vandalizações dos espaços onde os animais estão "guardados". Estes extremistas fazem parte dos tais ignorantes que referi anteriormente.

No outro dia tive uma discussão com uma pessoa que, não sendo militante desses grupos extremistas, era manifestamente contra o nosso trabalho com animais. Obviamente que, não consegui deslumbrar um único argumento valido que me deixasse na duvida e sem resposta para as suas preocupações e posição geral sobre o assunto.

Acreditem que os animais são bem tratados e por estúpido que seja existem humanos pelo mundo fora que não tem metade das condições técnicas/cientificas que estes animais recebem. Ou será que as pessoas se esquecem das condições miseráveis e deploráveis que muitos humanos vivem, ou deverei antes dizer sofrem, por África, por exemplo...

Sem os ensaios in vivo a medicina seria hoje incipiente.

Trivial Pursuit de Vila do Conde...



Quantos Kms de ciclovias existem actualmente na cidade de Vila do Conde?

Michael Moore...

A
Existe uma empresa norte-americana que é citada em Fahrenheit 9/11.
Curiosamente esteve até há pouco tempo em destaque na comunicação social portuguesa no contexto da Galp...
Ao que parece esta empresa foi afastada do processo de privatização da nossa gasolineira.
Questão: será que a ministra das Finanças e o ministro da economia foram informados dos laços que esta empresa tem com o clã Bush?...

2004/07/04

Quiosques em Vila do Conde...

A
Por acaso nunca entendi muito bem o porquê... Mas e’ realmente bem verdade que em Vila do Conde e’ por vezes muito difícil encontrar um local, pelo centro, para comprar jornais. Excelente observação do Mário .
Na altura em que “O Tem Tudo” (era assim que se chamava o “quiosque do cine-Neiva”) fechou perguntei a razão... “As margens de lucro são muito magras só com jornais...”, foi a resposta.
Quem perde são os vilacondenses... Valha-nos o Altino!

Sobre o numero de juristas... E’ realmente grande. Será verdade? Mais um assunto para sermos esclarecidos pela dupla mais bem informada de Vila do Conde...

Som da noite...

A
Dos REM, Shiny Happy People, retirado do álbum Out of Time.

Porque esta musica? Bem o facto de apreciar imenso REM já era justificação suficiente, mas a isso se junta que esta musica entra no filme Fahrenheit 9/11... So falta descobrir o contexto de imagens que a acompanham... Vejam por voces proprios! E' o meu repto!

Winner of The Palme D’or! 2004 Cannes Film Festival


Acabo de chegar do cinema de ver o novo filme de Michael Moore, Fahrenheit 9/11. O filme chega a Portugal no fim deste mes de Julho... No entanto podem espreitar o trailer.
Dentro dos possíveis não vou alongar muito sobre o assunto, pois tenciono, ainda esta noite, escrever sobre o assunto no meu próximo artigo do Terras do Ave.
Continuo, ainda mais depois de ver o filme, com a mesma sensação que tinha antes e que o Nelson expressou na altura do premio de Cannes (nos comentários que entretanto desapareceram)... Ou seja, existe espaço para discussão se o filme foi um premio politico e não artístico...
No todo, o filme/documentário e’ poderoso e notasse uma evolução, agora utilizando uma visão mais fundamentada e factual, na lente de Michael Moore. Obviamente que todos sabemos que e’ o seu ponto que ali prevalece e que da’ ideia de ser uma pessoa de muitas verdades absolutas...
Mas não consigo deixar de referenciar o filme e o aconselhar. Não devemos observar o mundo sempre pela mesma perspectiva e visão. Mesmo não sendo inocentes ou parvos de nos alimentar de só uma fonte...
Também consigo deslumbrar uma evolução de Michael Moore em termos cinematográficos. Deu um passo em frente na sua forma peculiar de contar uma historia.

Bem não vou alongar mais...
Acho que este filme tem mais efeito negativo em Bush, e o seu sucesso de bilheteira isso indica, do que meses e meses de campanha democrata de John Kerry...


Novo Presidente da JSD/Vila do Conde

a
Depois da JS/Vila do Conde, foi hoje eleito um novo Presidente da JSD/Vila do Conde. Pedro Mesquita venceu as eleicoes. Boa sorte aos novos representantes da estrutura!
Agora esperamos para saber a posicao da estrutura, por exemplo, sobre o melhor candidato, no entender dos jovens, 'a lideranca da Camara. E sobre as proximas eleicoes internas do PSD? Coligacao e' para manter?...
O lapis de cor espera que nao tenha a mesma visibilidade publica e politica que o novo lider da JS/Vila do Conde tem, ou seja nenhuma...

2004/07/03

Atenas 2004...



Estou realmente cansado e nao tenho desenvoltura mental para escrever o que desejava... No entanto, tenho que esperar que os meus ratos acordem da anestesia...
Tive a navegar pelas noticias do The New York Times. Acho que nao existe publicidade mais negativa, do poder organizativo de um pais, do que aquela que a Grecia tem feito contra si mesma... Vejam por aqui.

2004/07/02

Mas o problema é mesmo esse...

A
"Mudou o líder, mas a política é a mesma, com um novo estilo, um novo impulso, a minha forma de estar e de ser" Santana Lopes, nas suas primeiras declarações como Presidente do PSD.

Mas o problema é mesmo esse, o novo estilo e sua forma de estar e ser...

É disto que eu receio e não quero no partido do qual sou militante... O estilo Santana Lopes, popular e vazio de orientações politicas de fundo. Mas pior é se Portugal passa a ser governado neste estilo, porque num partido politico estes erros pagam-se em eleições e a passagem à oposição, mas num país estes erros são pagos por todos e continuamos a desaproveitar tempos essências...

Achei muito estranho as poucas, senão raras, referências ao artigo de Pacheco Pereira no Publico de ontem.

A minha posição é muito próxima de um nim...

Vale a pena ler...

A
Andei a navegar pelos blogs...
Reparei, essencialmente, em alguns excelentes textos sobre futebol...
Deixo aqui algumas referências... (I, II, III, IV, V, VI)
Apreciem...
Existem alguns que verdadeiramente dão vontade de ver futebol...

Para terminar, as vezes arrepia em ver o Ricardo Carvalho jogar... Até mete nojo!... No fim dos jogos devia pedir desculpas aos adversários...


2004/07/01

Ate tu...

a
Acabei de ler a noticia que Rui Moreira, presidente da Associacao do Comercio do Porto, esta a organizar um jantar de apoio a Santana Lopes.
Depois de o ter ouvido nos debates do Publico de Dezembro Pensar o Porto, comecei a ter mais em atencao a sua opiniao. Respeitava a sua opiniao e sempre considerei que o Porto e Portugal tinham ali uma mais valia...
Hoje a ler a referida noticia no jornal O Comercio do Porto, devo dizer que fiquei desapontado...

Porque se dorme?...


A revista Nature de hoje tem na sua capa a seguinte pergunta: "Why do we sleep?".
E' um artigo muito interessante que reporta um estudo sobre o mapeamento do cerebro com o intuito de constatar se existe um perfil comum e logico das zonas mais activas do cerebro sobre o sono.
A mesmo revista comenta e analisa as proposta do candidato John Kerry para a ciencia. Tem algumas ideias extravagantes e na minha opiniao pouco apelativas para a comunidade cientifica.
Um outro artigo que aconselho (como sempre obviamente que envio o pdf file a quem estiver interessado no artigo...) trata dos ritmos circadianos das nossas celulas e tecidos... os ritmos circadianos pode ser explicado pela apetencia celular em reconhecer e regular-se com a luz solar e logo regular a sua actividade em ciclos de 24 horas. E' como se existisse um relogio biologico interno nas celulas. Dai que alteracoes forcadas repentinas no ciclo circadiano dos humanos leve a efeitos negativos. A base cientifica do famoso jet lag esteja relacionada com alteracoes no ciclo circadiano. Os autores iniciam o artigo desta forma muito peculiar: "Have you ever heard of a bacterium with jet lag? The idea might seem absurd; 20 years ago, experts in the field would have thought so too. Bacterial cells were believed to be just too 'simple' to have the biological clocks necessary to regulate daily (circadian) rhythms of gene expression, physiology and behaviour" Interessante o facto de neste artigo existir indicios de que mais do que sistemas celulares, pode existir um relogio biologico em cada celula...

A receita de mulher pelo Vinícius de Moraes

A
Quem me conhece sabe da minha predilecção para a poesia.
Aprecio imenso ler poesia.
Tenho um problema que e’ não ter grande jeito para declamar poemas, mas que adoro ler, ouvir poesia, lá isso gosto e muito!

Uma amiga brasileira, no fim do jogo de Portugal, endereçou-me um livro de poesia. E’ uma antologia do século XX da poesia brasileira. Em particular, ela disse-me que se lembrou de mim, “o poema tem a cara, Eduardo”, ao ler um poema de Vinícius de Moraes com o titulo de “Receita de Mulher” .

Gostei particularmente do poema e nesse sentido aqui fica no Lápis de Cor.

Receita de mulher
As muito feias que me perdoem
Mas beleza é fundamental. É preciso
Que haja qualquer coisa de flor em tudo isso
Qualquer coisa de dança, qualquer coisa de haute couture
Em tudo isso (ou então
Que a mulher se socialize elegantemente em azul, como na República Popular Chinesa).
Não há meio-termo possível. É preciso
Que tudo isso seja belo. É preciso que súbito
Tenha-se a impressão de ver uma garça apenas pousada e que um rosto
Adquira de vez em quando essa cor só encontrável no terceiro minuto da aurora.
É preciso que tudo isso seja sem ser, mas que se reflita e desabroche
No olhar dos homens. É preciso, é absolutamente preciso
Que seja tudo belo e inesperado. É preciso que umas pálpebras cerradas
Lembrem um verso de Éluard e que se acaricie nuns braços
Alguma coisa além da carne: que se os toque
Como o âmbar de uma tarde. Ah, deixai-me dizer-vos
Que é preciso que a mulher que ali está como a corola ante o pássaro
Seja bela ou tenha pelo menos um rosto que lembre um templo e
Seja leve como um resto de nuvem: mas que seja uma nuvem
Com olhos e nádegas. Nádegas é importantíssimo. Olhos, então
Nem se fala, que olhem com certa maldade inocente. Uma boca
Fresca (nunca úmida!) é também de extrema pertinência.
É preciso que as extremidades sejam magras; que uns ossos
Despontem, sobretudo a rótula no cruzar as pernas, e as pontas pélvicas
No enlaçar de uma cintura semovente.
Gravíssimo é porém o problema das saboneteiras: uma mulher sem saboneteiras
É como um rio sem pontes. Indispensável
Que haja uma hipótese de barriguinha, e em seguida
A mulher se alteia em cálice, e que seus seios
Sejam uma expressão greco-romana, mais que gótica ou barroca
E possam iluminar o escuro com uma capacidade mínima de cinco velas.
Sobremodo pertinaz é estarem a caveira e a coluna vertebal
Levemente à mostra; e que exista um grande latifúndio dorsal!
Os membros que terminem como hastes, mas bem haja um certo volume de coxas
E que elas sejam lisas, lisas como a pétala e cobertas de suavíssima penugem
No entanto sensível à carícia em sentido contrário.
É aconselhável na axila uma doce relva com aroma próprio
Apenas sensível (um mínimo de produtos farmacêuticos!)
Preferíveis sem dúvida os pescoços longos
De forma que a cabeça dê por vezes a impressão
De nada ter a ver com o corpo, e a mulher não lembre
Flores sem mistério. Pés e mãos devem conter elementos góticos
Discretos. A pele deve ser fresca nas mãos, nos braços, no dorso e na face
Mas que as concavidades e reentrâncias tenham uma temperatura nunca inferior
A 37º centígrados, podendo eventualmente provocar queimaduras
Do primeiro grau. Os olhos, que sejam de preferência grandes
E de rotação pelo menos tão lenta quanto a da terra; e
Que se coloquem sempre para lá de um invisível muro de paixão
Que é preciso ultrapassar. Que a mulher seja em princípio alta
Ou, caso baixa, que tenha a atitude mental dos altos píncaros.
Ah, que a mulher dê sempre a impressão de que se se fechar os olhos
Ao abri-los ela não mais estará presente
Com seu sorriso e suas tramas. Que ela surja, não venha; parta, não vá
E que possua uma certa capacidade de emudecer subitamente e nos fazer beber
O fel da dúvida. Oh, sobretudo
Que ela não perca nunca, não importa em que mundo
Não importa em que circunstâncias, a sua infinita volubilidade
De pássaro; e que acariciada no fundo de si mesma
Transforme-se em fera sem perder sua graça de ave; e que exale sempre
O impossível perfume; e destile sempre
O embriagante mel; e cante sempre o inaudível canto
Da sua combustão; e não deixe de ser nunca a eterna dançarina
Do efêmero; e em sua incalculável imperfeição
Constitua a coisa mais bela e mais perfeita de toda a criação inumerável.

Eu o futebol e os EUA...

A
PARABENS A PORTUGAL!!!
Não sei por ai, mas nos EUA, não deu para ver o golo de Maniche em directo... O realizador estava perdido com uma repetição qualquer... Soberbo golo do Maniche. Já tinha confidenciado a minha admiração por este jogador num outro post sobre futebol e a selecção...
O meu relato de como e’ viver longe de Portugal uma competição deste tipo, vai ficar para outra altura, tem dado sorte...
Claro esta que hoje os portugueses que estão por cá vão festejar em grande esta vitoria.
Incrível a mistura de sentimentos em seguir estes jogos e este campeonato em particular longe de Portugal.

No fim do jogo mandava uma sms para amigos em Portugal dizendo: “Já perdi uma época histórica do meu Rio Ave, final da Taça UEFA, uma final da Liga dos Campeões e agora vou perder uma final de Campeonato da Europa, no meu pais... Que mais me falta perder, ainda?... Nestas alturas detesto estar nos EUA...”
A resposta de um deles não se fez esperar, sendo que eu já a previa: “Fica por ai por muitos e bons anos e a gente lá vai festejando por cá! lol ☺”
De facto desde que cheguei a Ann Arbor que assim tem sido...
Eu e o futebol...

É assim a vida, não pára!!!

Arquivo do blogue