"Nunca conheci quem tivesse levado porrada."

2003/12/23

Um feliz e santo NATAL

a
Hoje existiam coisas interessantes para escrever... Por exemplo a tomada de posição dos Deputados do PSD (não acompanhados pelo CDS-PP) ontem na Assembleia Municipal de Vila do Conde.
Contudo o aproximar da época festiva que aí vem torna tudo o resto acessório.
O Lápis de côr deseja a todos um optimo NATAL.

2003/12/22

O que se passa com o comercio em Vila do Conde?

a
Ando pela a rua em Vila do Conde e noto que o comercio no centro da cidade foi algo que ja deu...
Lembro-me de nesta altura do ano muitas das lojas estarem cheias de pessoas. Muitas abriam mesmo 'a noite para as pessoas fazerem as ultimas compras de Natal.
Hoje em dia, nota-se que falta vitalidade a este comercio presente pelo centro de Vila do Conde.
O Centro Comercial Alameda anda vazio. Basta passar por la... O problema e' que se assim e' durante a fase do Natal, imagino durante o restante ano.
Por outro lado basta ir ate a qualquer um dos Centros Comerciais da area do Porto para se ver um sem numero de pessoas conhecidas de Vila do Conde que por la fazem as suas compras de Natal...

2003/12/16

Em Vila do Conde...

a
Em Vila do Conde, está o lapis de cor.
No lounge de Detroit, ainda foi possivel ter internet, em Frankfurt o acesso era limitado a três paginas...(Vodafone-Alemanha, página do Aeroporto de Frankfurt e por fim a página da lufthansa)
Mal cheguei reparei que Vila do Conde, contínua com os mesmos problemas, senão agravados, de trânsito. Era cerca de 15:30 de Domingo último e desde a rotunda de Mindelo, foram uns 35-40 minutos em pára-arranca. Não me cansode dizer que o problema da mobilidade de Vila do Conde, deveria ser alvo de uma atenção específica da oposição, uma vez que a defesa da executivo é muito débil na argumentação utilizada (reduzir a larguardas estradas de forma a limitar a velocidade e aumentar a segurança...)
Quando cheguei ao aeroporto nums instante recebi a notícia da captura de Saddam.
Foi sem dúvida uma excelente notícia e imagino as opiniões nos EUA...
Algo que não posso deixar de referir é o aspecto deplorável do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Neste momento o tecto está cheio de redes de protecção de forma de prevenir a eventulaidade de algo cair do tecto... O nosso Aeroporto é muito mau. Acho um crime o que a ANA está a fazer ao Porto! Tudo com o objectivo único de rentabilizar a TAP...

Ontem estive pela Universidade Católica no encerramento no ciclo de debates sobre o presente e futuro do Porto. O painel convidado era da área economica. Ernani Lopes e Rui Moreira, porporcionaram uma conversa interessante e em alguns aspectos muito acertada sobres alguns dos problemas que temos hoje em dia no Porto... Com mais tempo (convém aproveitar as férias...) irei falar sobre este tema.

2003/12/13

De volta a Vila do Conde...


Saio daqui a uns tempos de Ann Arbor com destino a Vila do Conde. Com sorte ainda envio um post de Frankfurt, porque ainda la vou apanhar uma seca no aeroporto (obviamente relacionado com a perda de influencia e trafego, forcado, do aeroporto Francisco Sa Carneiro). A ver vamos, nao prometo, mas se for possivel escrevo.
Nao sou muito apreciador das viagens de aviao. Nao por medo ou questoes subjectivas, mas sim porque nao consigo dormir um segundo num aviao... A isto ainda se associa o facto de os avioes nao serem o exemplar de conforto para viagens de longa distancia...
Como eu sinto a falta da minha cidade.
Faz-me falta as pessoas, os lugares, os costumes e principalmente, sim sem duvida principalmente, o mar de Vila do Conde.
Em pouco mais de 24 horas estarei pela minha "Bila".
O lapis de cor vai deixar de ser actualizado com tanta frequencia, mas vou de ferias e como tal grande parte do tempo sera para estar por casa e ver e rever amigos e familiares.
Num instante, vou ficar por dentro da vida normal desse lado do Atlantico.

E' Dezembro. Mes em que o autor do lapisdecor nasceu, mas tambem mes de Natal. Em suma o Dezembro e' o meu mes favorito.
Dessa forma ficam desde ja algumas justificacoes para a menor frequencia de posts do lapisdecor. Provavelmente alguns dos leitores deste blog vao me ver ou falar comigo. Ainda bem, pois assim espero e incentivo.
Para quem me conhece apenas um reparo, nao se assustem com o meu cabelo...

Bispo do Porto


Nao vou discutir a questao de fundo sobre o Aborto. Acho que esse tema e', quase, sempre acompanhada de fundamentalismos. Nao sendo da direita pura e dura, nem mesmo conservador, assumo que as posicoes mais extremadas sao as defensoras dos "direito 'a vida"...
Mas nao e isso... O que desejo escrever e' sobre a pedrada no charco que o Bispo do Porto da com as suas declaracoes ao Expresso.
Nao foram apenas sobre o aborto, que D. Armindo Lopes Coelho, falou com o jornalista do Expresso.
Por exemplo, o seu comentario sobre o Porto e' esclarecedor... "Ate eu tenho medo de dar uma volta 'a noite pelo Porto!"
Curioso foi o facto de existirem algumas perguntas relacionadas com politica, mas apenas se centrarem na questao das Presidencias... Porque razao o senhor jornalista se lembra de perguntar sobre umas eleicoes ainda tao distantes e so' artificialmente fazem parte da agenda nacional...
Sera' que esta tudo doido?...

2003/12/12

Voleibol

a
Voleibol e' o meu desporto de eleicao. Ontem foram as finais dos jogos que faco por estes lados. Minto, nao foram finais mas sim 'a american "Play-off's"!
Antes tivemos um jogo de apenas um set como eliminatoria, o qual com um sucesso sofrivel passamos. Depois jogamos contra os vencedores da epoca regular. Vencemos 2-0, isto em jogos 'a melhor de tres. Depois se segiu a final... Ai, perdemos! Nao se pode ganhar sempre e a experiencia de outros campeonatos, leva-me a aceitar bem a derrota. Isto obviamente de nao gostar de perder.
Assim me lembrei deste post... Mas tambem me lembrei de ter publicado um post sobre a minha ideia sobre a politica do Ginasio Clube Vilacondense (GCV). Em suma criticava que algum se realizou mas que em termos de futuro e com jogadores de Vila do Conde, pouco ou nada se tinha feito nos ultimos anos. Ninguem de Vila do Conde o comentou... Nem Dupont, nem mesmo outros. tambem nao recebi nenhum email sobre o assunto, mesmo sabendo que o lapis de cor e' lido por alguns ex-praticantes e alguns ainda em actividade, chegando mesmo a afirmar que alguns ate sao actuais atletas do actual plantel.
Esta opiniao que mantenho nao e' de hoje, nem mesmo e' relacionavel com o facto de ter abandonado o clube para o rival da Povoa, Clube Desportivo...
Sera que em Vila do Conde apenas o Rio Ave, tem direito a discussao?... E o voleibol? Temos tradicoes nesse desporto e sei que e' uma modalidade querida e apoiada pela populacao, mas fico a estranhar nao ter existido discussao... E' so futebol, mesmo?
Nao me canso, mas acho que Dupond&Dupont como opinon makers de Vila do Conde, poderiam expressar a sua opiniao...Nem facam link ao lapis de cor, mas digam o que pensam disso? Concordam com a politica actual de construcao do plantel masculino do Ginasio?...
Espero por comentarios...
O voleibol nacional, anunciou metas...
Prevejo todas muito, muito dificeis... A ver vamos se teremos alguem no volei de praia (saiba-se a minha modalidade favorita, sem margens para duvidas!!!)

Os medicamentos nao funcionam? (III)

a
Depois de omedicoexplica, chegou a vez do trenguices entrar na discusao.
O meu obrigado a ambos ao meu apelo.
Ainda tenho a esperanca que o blogamemucho ainda escreva algo. Sobre Dupont,, voltaram a informar-me que tao cedo nao comentam "outros blogs" com este "humilde, viarco" lapis de cor.
Relativamente ao assunto em causa... Achei interessante que ambos afirmam que pouco ligam, ou valorizam, nas noticias sobre referentes a estes temas nos jornais generalistas. Mas se me permitem ambos, a noticia estava entre aspas e mais do que a noticia, o que me levou a tomar atencao foi o facto de estar em discurso directo, logo as palavras existiram. Alias pior e' que vi noticia semelhante e com mais detalhe na revista Nature, o que me levou a ficar curioso com essa posicao daquele responsavel...
Mas em parte concordo com a vossa atitude de descredito para algumas noticias. Eu proprio sofri na pele isso quando, publicado no Expresso, existiu enorme adulteracao da minha explicao sobre o meu trabalho. Mas va la' nao existiu aspas, aspas...
A terminar agradeco, a disponibilizacao do omedicoexplica, sobre a lista de medicamentos. Aqui ficou guardada no computador do lapis de cor.

Clinton vs Gore em 2008?

a
Quando ouvi a entrevista de anuncio de renuncia 'a corrida de 2004 de Al Gore, fiquei com a ideia de que foi forcada e com vontade de fazer outra coisa.
Gostei da sua entrevista, mas me pareceu que o homem ainda nao se sentia fora da politica. Mesmo antes de dar essa entrevista andou pelo pais (e pelas paginas da Time) a fazer charme... Chegou mesmo a ir ao Jay Leno nigth show, da NBC. Depois anunciou que nao ia a votos em 2004.
Agora anuncia o seu apoio a Dean... As sondagens dao Dean longe de Bush, sendo os outros candidatos Democratas ainda mais longe do Presidente. No mei disto a senhora Clinton, nao abriu muito a boca.
Comeco a pensar que para 2008, os Democratas vao em forca (ao contrario deste ano)... Existe mesmo uma candidato (para 2004) que e' reverendo, mas que tem um aspecto de verdadeiro chefe de gang da mafia.
Dessa forma o combate vai ser forte e interessante: Clinton vs Gore.
Sera so a minha impressao ou nao sou o unico com esse pensamento.
Para terminar, nao concordo com algumas (parece que muitas) que afirmam que todo o mundo deveria votar nas eleicoes americanas. Ate' porque para o proximo ano a escolha e tao, tao fraquinha que ate assusta...Apenas vos digo que ainda bem que nao seguem os seus discursos...O de Bush e' conhecido, mas o da oposicao e' muito pobre mesmo...

...
6:41 da manha e eu ainda ca' estou...
Daqui a pouco vou a cafe e comer um baggel.

2003/12/11

Os medicamentos nao funcionam? (II)

a
Chego ao laboratorio e verifico que, ate' ver, apenas o medicoexplica respondeu/comentou 'a minha questao sobre os medicamentos.
Devo ate' acrescentar que gostei da resposta, no sentido que assume uma visao nao corporativo sobre a prestacao de cuidados medicos.
A discussao, sobre a eficacia ou ausencia da mesma, deve ser mais aprofundada, sendo isso que pretendo fazer para breve.
O problema e', para variar um pouco, a falta de tempo... Mas nao tenciono que se fique por aqui a discussao...
Serve este post para afirmar que gostei da abertura para a discussao do medicoexplica, ficando ainda 'a espera de outros intervenientes (blogamemucho,trenguices,Dupont, ou outros...)
...

Agradecimento do lapis de cor pelas palavras simpaticas do medicoexplica.
Por ca neva e esta um frio de raxar...
O que me vale e' que em menos de tres dias estarei por Vila do Conde. Sera' que vou conhecer a identidade de Dupont? Agora que ovilacondense superiormente nao fala de blogs como o lapis de cor, eu gostava de realmente ver se consigo encontrar pela rua um dos inspectores...

Um Bruto Abrupto

a
O Abrupto, na qualidade de referencia da blogoesfera nacional, publicou dois posts muito importantes e na minha opiniao certeiros. A saber, um sobre Paulo Portas e a sua "boca" que uma das derrotas de Mario Soares, foi a nao indigitacao da sua mulher para o carga da Cruz Vermelha Portuguesa. O grave das afirmacoes e' que ele foi responsavel por essa realidade, o que desde de logo faz notar uma certa mesquinhez em todo o assunto. Tem sido apenas a razao da viganca e combate (?) politico que esteve na origem desse caso...
Depois, na minha opiniao tambem em resposta a Marcelo Rebello de Sousa, afirma, e bem, que mais do que explicar medidas (sera que basta a pasta colgate?...) com um sorriso nos labios, e' necessario governar. Coisa que o governo comeca a saber fazer pouco... Onde esta o espirito inicial... Eu que tao bem impressionado fiquei no inicio...

...
Mais assuntos queria escrever...
Mas o cansaco esta a vencer-me!
vou para casa

2003/12/10

Facada nas costas?...

a
Parece que e' este o sentimento de Joe Lieberman. As suas palavras sao esclarecedoras: I'm not going to talk about Al Gore's sense of loyalty this morning
Joe Lieberman, foi o candidato a Vice-Presidente na corrida de Al Gore 'a presidencia dos EUA.
Agora Al Gore, que entretanto ja anunciou que nao se candidataria, anunciou o seu apoio a Howard Dean.
Sera' que Al Gore culpa em parte a sua derrota, nao nas urnas mas sim nos tribunais, ao seu candidato Joe Lieberman?...

E' a vida diria o nao saudoso Guterres.

Os medicamentos nao funcionam?


A noticia publicada no Publico de ontem merece ser lida com bastante atencao. Devo ate dizer que achei estranho que nos varios blogs de pessoas ligadas aos cuidados medicos, esta noticia pouca ou nenhuma referencia teve. Dos blogs que vi ( por exemplo,omedicoexplica,trenguices,blogamemucho ) esta noticia passou ao lado.
O nosso amigo Dupont, agora em blackout com o lapis de cor, que em tempos recentes se envolveu em discussao com o Besugo sobre os genericos, tambem nao comentou esta noticia. A ver vamos se ira comentar…
Bem, provavelmente convem esclarecer a noticia… Mais do que explicar o conteudo fica a propria noticia na integra (link).
Para alguem que trabalha numa area ligada ‘a biomedicina e que, em particular, aplica os seu conhecimentos de engenharia ao cuidado da medicina com o objectivo de desenvolver novas e alternativas estrategias para a formacao ou regeneracao de tecidos biologicos, as declaracoes do vice-presidente da divisao de genetica da GlaxoSmithKline devem ser lidas com incentivo e alento ao desenvolvimento de novas tecnicas de “drug-delivery” com taxas de eficiencia superiores as actuais.
Contudo o meu comentario concentra na coragem deste responsavel em afirmar sem rodeios que muitas das pessoas sao, em parte, enganadas quando disponibilizam os seus recursos financeiros na compra de um medicamento especifico. Com base no artigo em causa, 25% das pessoas, que sao tratadas por exemplo pelas drogas de combate ao cancro, esta a ingerir moleculas bioactivas que irao, muito provavelmente, ter um efeito mais prejudicial do que benefico.
No entanto estas declaracoes devem significar uma coisa de duas, a saber: a empresa se prepara para lancar e publicitar novas geracoes de medicamentos que, defenderam eles, serao exponencialmente mais eficazes; ou entao estas declaracoes deste alto-quadro foram irresponsaveis, no ponto de vista da empresa, e a sua continuidade na empresa podera estar compremetida.

Ja agora, vai uma aspirina?...

2003/12/09

A mesma ideia...

a
Tinha comentado com amigos que me passava com esse nosso comportamento, usual em algumas pessoas, utilizado na descricao de coisas que ainda se vai fazer e para as quais estamos a indagar o tempo disponivel e necessario.
Eis que entao na fase de amadurecer a ideia, leio este post - "Sair e nao sair".
Interessante analise, serve para esbocar um sorriso.
...
Acordei ha pouco e agora vou jantar...
Esta noite, longa outra vez, tenho de iniciar um poster, alem de fazer uns detalhes numa coisa pendente.

Constou-me que Dupond & Dupont decidiram fazer blackout ao lapisdecor. Sera verdade? E ja agora, porque?

2003/12/08

Retoma as custas da guerra...

a
Ao ler esta noticia e tendo em conta os valores surpreendentes das indices economicos dos EUA, achei boa altura colar aqui uma parte de um artigo que foi publicado no Publico e no Terras do Ave com o titulo "Anti-Que?":

muitos dos movimentos anti-globalização, que irão voltar a uma fase de maior discrição mediática, aparecendo de vez em vez com tartes nas mãos, de forma a ridicularizar algum líder político. A verdade é que existe, de facto, uma dependência das economias dos conflitos militares, estes têm um efeito revigorante. Assim o foi após a guerra do Golfo de 1991, levando a economia mundial a um ciclo de prosperidade sem precedentes de cerca de uma década. Durante essa fase, o cidadão comum (mas não só…) estava muito pouco interessado se o Iraque cumpria ou não as várias resoluções da ONU, pois andava distraído em filas de espera nos Bancos para requisitar mais um cartão de crédito, de forma a “invadir” um Centro Comercial. Nesses tempos, muitos dos que participaram recentemente em manifestações anti-guerra, orquestradas em parte pela “ala anti-globalização”, encontravam-se descontraídos num MacDonald’s a comer o seu Big-Mac.
Contudo, o irónico desta situação é que muito em breve a economia dispara para terrenos positivos, levando o Zé (até pode ser o mesmo dos Congressos do PSD) a ignorar o Iraque e outros semelhantes, acabando por rumar a uma loja para comprar a crédito o telemóvel XPTO da terceira geração. Pode até nem ser de imediato mas, se daqui a uns meses, perguntarem ao Zé, presença fiel e militante dos protestos anti-guerra, anti-americanos e anti-globalização, a sua posição sobre o assunto, a resposta será: “Anti quê?”…


Acho que o lapis de cor esta a ser bem compensado pela tristeza interior dos ultimos tempos e pela falta de tempo...
Sera por daqui a uma semana ja estar por casa?...

Ando nisto...

a
Nas ultimas noites ando com estas coisas...
E' um paper para terminar ate daqui a poucas horas...
Ja tou cansado de tanta terminologia tecnica...
Como sou bom rapaz compartilho com voces...
(...) Successful completion of these studies will lead to the development of a new biomaterial platform capable of providing multiple signals for bone regeneration in a temporally regulated manner. This system may ultimately be useful in the clinical treatment of bone defects, and will provide an ideal model system to delineate the roles of various signals in bone regeneration. Further, this system may be broadly applicable to the engineering or regeneration of multiple types of tissues and organs due to its ability to provide a multifactorial presentation of key signals. (...)

Servico Publico Mundial


O problema e' mesmo a falta de tempo...
Nao e' de agora que tencionava escrever sobre este assunto. Um colega enviou-me, por email, uma entrevista da BBC a Bill Gates, que tambem aconselho a dar uma olhadela...
Alias ate andava a pensar, e talvez ate' faca, escrever mesmo um artigo sobre este assunto...
No lapisdecor apenas fica a referencia e o convite. Mas convite a que? Bem um convite a visitarem a "mao largas" da BBC- televisao publica do Reino Unido.
A BBC, mais um vez, marca a diferenca pela positiva e com qualidade.
Exceptuando os miticos Monthy Python, tudo que a BBC tem e faz esta disponivel online. Sim, eu escrevi tudo! Vai de series a documentarios sobre a vida selvagem. Por exemplo e' de interesse ouvir ou ver alguns discursos historicos (por exemplo ouvi o discurso, aos americanos, de JFK sobre a crise com Cuba/Uniao Sovietica por causa dos miseis).
Enquanto uns, muito longe da qualidade da BBC, nos pedem dinheiro para ver as noticias do nosso pais, existem outros que fazem um servico publico de ambito mundial.
Obrigado BBC, bem hajam!

Comunicar sem palavras


Existem trabalhos muito interessantes sobre a area das neurociencias. Na minha opiniao e' uma disciplina de muito futuro e com enorme margem de progressao. Gostaria de um dia trabalhar um pouco nesta area...
A linguagem gestual reflete uma particularidade do cerebro muito interessante. Existem varios artigos cientificos que exploram as particularidades especificas da aprendizagem dessa forma de comunicacao humana.

Sera que ja passa por Portugal?


Inico do dia, direi antes noite, com musica...
Mais uma noite longa me espera.
...

Por intermedio de uma colega de laboratorio, consegui ouvir todo o album. Ela tinha ido assistir a um concerto dos Barenaked ladies. Gostei particularmente de uma musica que passa muito pelas radios dos EUA, neste momento.
Com tempo, aconselho uma visita ao site do grupo, neste local e' ate possivel ouvir as musicas do album. Experimentem e deixem o vosso comentario no lapisdecor... A musica que passa muito pelas radios e' a "Another Postcard".
Suponho que nao vai demorar muito ate chegar as radios nacionais...

2003/12/07

Dedo na ferida...

a
Obviamente que nao tenho a mesma audiencia e ate num sentido um pouco, muito pouco, diferente alertei para o facto que Pacheco Pereira comenta hoje no seu Abrupto.
No dia 4 de Dezembro deixei no ar o facto de existir muita pouca informacao disponivel na net sobre Francisco Sa Carneiro. O abrupto hoje vai mais longe e lanca uma proposta interessante que deve ser seguida com muita atencao. Temos obrigacao de tratar melhor da nossa memoria colectiva.
(Porque raio o "sa-carnista" mor, nao se lembrou disso antes? Anda distraido a pensar numa casa cor-de-rosa na zona de Belem com vista para o Tejo... O que nos vale e' que ele nao ira ser candidato. Aqui fica a minha analise (deveria talvez dizer vontade!)...)

Uma parte inqualificavel dos Estados Unidos da America


Com tempo, pois o texto e' comprido, aconselho a leitura desta excelente reportagem sobre uma parte do pensamento americano. A The New Yorker e' sem duvida um excelente revista. Sempre que possivel leio ou compro para ir lendo aos bocadinhos...

A ler...

a
Se existe coisa que nao gosto e' de repetir ou que me obriguem a repetir coisas...
Mas nao consigo deixar de aconselhar, mais uma vez (ate tenciono assinar em cruz e fazer um template dizendo para ler religiosamente todos os Domingos as suas cronicas), a leitura da cronica de Antonio Barreto. Sem duvida de que os Domingos sem a sua clareza de argumentos e opinioes nao seriam os mesmos..

...
De Quinta para Sexta bati o meu record... 38 horas sem dormir...

Tribunais

a
Nao concordo com a corrida para tribunais que alguns fazem no calor da discussao de ideias politicas...
Os politicos que se queixam do funcionamento lento da justica, deveriam dar o exemplo e deixar de correr insistentemente para os tribunais. Muitas das vezes tentam ganhar juridicamente o que nao conseguiram por via da discusao e argumentacao politica. Houve casos ridiculos de queixas crimes em tribunal de politcos sobre politicos.
Obviamente que compreendo uma passagem pelos tribunais quando se atinge certos limites... Sendo o segredo em analisar o que se deve ter em conta como limite. Sao apologista de que muitas das vezes se deve deixar os outros no baixo nivel e na gritaria... "as atitudes ficam com quem as tomam..."

Dito isto, comento que hoje acordei e tinha uma sms no telemovel. No seu estilo directo e curto o autor da mensagem me informava: "Almeida perde queixa contra Miguel e Afonso". Ainda tenho pouca informacao sobre o assunto para comentar... Devo ate dizer que pensava que o Dupond iria me informar com mais detalhes, tal e' o manancial de informacoes e conhecimentos da realidade politica que anda por aqueles lados. Fico 'a espera...

Erro de analise

a
E' habitual se ouvir coisas do tipo: Os portugueses nao estao interessados na politica. Ninguem quer fazer politica, ninguem discute politica...
Na minha opiniao existe um erro de analise nessas afirmacoes... Quantos de nos nao discutimos politica com amigos ou conhecidos nos cafes, num comboio ou numa viagem de automovel? Sinceramente acho que realmente nao e' desinteresse pela politica, mas sim desinteresse por os politicos...
E’ muito curioso se dizer que os portugueses estao desligados e pouco interessados da politica, quando existem provas em contrario. Por exemplo, os blogs contrariam essa tese! Existe interesse e vontade de fazer politica, muitos dos blogs provam isso. A grande maioria dos blogs e' muito opinativo nas questoes politicas. Grande parte dos posts dos blogs sao sobre questoes relacionadas com a politica... Por exemplo sobre ciencia existem muito poucos…

Tirem o relogio do Polis!

a
Siza Vieira ao Expresso: Tenho várias situações dessas e algumas em que havia garantias declaradas. É o caso dos projectos do Programa Polis. Tenho dois parados: a biblioteca de Viana do Castelo e o arranjo da marginal em Vila do Conde. Inclusive, há honorários por pagar.

Sei que recentemente existiu um debate sobre o Polis numa radio, senao nao me engano, da Povoa de Varzim com elementos dos varios Partidos de Vila do Conde. Que assuntos foram abordados neste debate? Quais as justificacoes para o atraso do Polis em Vila do Conde?... Foi e e' apenas uma questao de dinheiro, ou sera que existiu ou existe algo mais na responsabilidade destes atrasos. Ja agora em quanto tempo ja vai o atraso? O relogio ja nao e' de fiar... Alias o minimo que deveriam fazer era retirar o mesmo... Ele anda (alias nem tenho a certeza de que isso ainda acontece...) nao se sabe bem a quantas... Qual o siginficado de uma relogio que nao signifca nada! Sera que os atrasos da obra do Polis esta espelhado nos sucessivos atrasos e paragens que o relogio ja teve? Sinceramente ate me admiro os nosso vizinhos ainda nao gozarem connosco sobre o assunto...

2003/12/04

Francisco Sa Carneiro


Por muito que esteja curto de tempo, nao poderia ficar bem comigo proprio se nao fizesse nenhuma referencia 'a data do dia 4 de Dezembrode 1980.
Nesse sentido, e porque nao ha tempo para mais, transcrevo um artigo que escrevi sobre Camarate, no Terras do Ave.

Para terminar...

E' triste mas e' verdade... Experimentem fazer uma busca pelo Google ou Yahoo! pelo nome de Francisco Sa Carneiro. Vao ver a diminuta ou quase inexistente quantidade de informacao que existe sobre alguem que foi Primeiro-Ministro de Portugal e que faleceu (e' melhor nao utilizar outras palavras...) no desempenho desse cargo politico. E' assim que tratamos os nossos politicos... Provavelmente se fizermos uma busca com o nome de um jogador de futebol (por exemplo Luis Figo), o resultado e' completamente diferente...Prefiro nem tentar...

Dias antes de “emigrar” para o continente americano decidi comprar um livro, que hà muito pretendia ler. É um livro com um número considerável de páginas (678 páginas). Embora tivesse a ideia de que iria ter imenso tempo para ler, na solidão da noite, nem nas minhas “previsões literárias” mais optimistas, prognosticava que ao fim de 27 dias, fosse possível ler a totalidade das páginas. Tinha apenas de o ler até “às férias de Natal”, uma vez que tinha assumido com o meu irmão de o trazer para casa de forma a ele o ler.

Não se trata de um livro que narre um romance ou um polícial. Nem tão só, é um livro do meu género favorito, divulgação científica, apenas se trata de um livro que sustenta factualmente e sem juízos de valor, uma tese. A tese de que em Portugal, um Primeiro-Ministro e um Ministro da Defesa, foram assassinados, no dia 4 de Dezembro de 1980.

O livro a que me refiro é, obviamnete, da autoria de Ricardo Sá Fernandes: “O crime de Camarate”.

Desde de muito novo que comecei a admirar Francisco Sá Carneiro, não só pela imensa admiração incutida paternalmente, mas também pelo facto de ter lido alguns dos seus magníficos discursos. A admiração, hoje, mantém-se inalterável, embora saiba que a morte nos leva, involuntáriamente, a potenciar os aspectos positivos ou negativos de determinada pessoa, assentes em critérios, por vezes, pouco razoáveis. Lendo o livro do início até ao fim, verifica-se, que em certas passagens, este se apresenta um tanto ou pouco repetitivo, contudo a honestidade intelectual e factual com que o autor encarou este processo é tanta, que o leva a esclarecer toda e qualquer dúvida que possa inventualmente existir. Todos os cenários, por mais absurdos e improváveis que sejam, são analisados promenorizadamente.

Neste momento, após o acordão do Tribunal da Relação de Lisboa de 1 de Junho de 2000, aos olhos da Justiça Portuguesa o avião caiu e os seus ocupantes morreram, ponto. Explicações para o sucedido, não existem. Apenas se sabe que este colectivo de Juízes, “desmontou” a teória oficial de que o avião caiu, por inexistência de gasolina nos depósitos da asa esquerda, perdendo, por consequência, porpulsão na fase crítica de subida após descolagem, no entanto por aqui se ficaram no que diz respeito a mais conclusões. Mais do que estar aqui a elencar as justificações absurdas e patéticas com que a Comissão de Investigação, justificou a ocorrencia do dessastre, prefiro questionar como foi possível a sociedade acreditar nisso.

Conhecedor, agora, do processo, afirmo sem margem para dúvidas, existiu crime em Camarate. Mas mesmo considerando, em hipotese académica, que tal crime não existiu, garanto que, tendo em conta os factos apurados pela Comissão de Investigação (não considerando os factos, que deliberadamente foram ocultados), a impossibilidade de o avião ter caído pelas razões avançadas é por demais evidente aos olhos do comum mortal intelectualmente honesto.

Mas questiona-se: o referido acordão de 2000, foi deliberado tendo em conta novas provas ou indícios, apresentados pelos advogados das vítimas? Não! A resposta, chega a ser confrangedora para a Justiça Portuguesa (Tribunais e Ministério Público), pois foram necessários 20 anos para reconhecer que as conclusões da Comissão de Investigação são erradas. Sinceramente, prefiro não me questionar ou discutir, a razão pela qual o Estado Português não teve a coragem de enfrentar os factos e julgar o ocorrido, no entanto será imperdoável se não o fizer de futuro.

Termino, desapontado, espressando que não acredito, sinceramente, que algum dia se conheça com exactidão os autores morais e materiais deste crime. Contudo, tenho a certeza de que a “história registará que camarate foi um crime”, pois a memória das vítimas assim o exige.


Mesmo pouco tempo...


Algumas vezes desejamos que o tempo passe a correr, outras em que os minutos sejam horas...
O problema do tempo e' que e' algo que nao podemos controlar, sabendo que e' igual para todos.
Tenho de fazer montanhas de coisas ate' amanha 'a tarde, logo com uns redbull e forca de vontade, e ja agora menos umas horas de sono (ja de si normal em mim...), vou ter que terminar uma serie de textos ao mesmo tempo que vou para mais uma serie de experiencias com os meus "amigos" branquinhos (mice...).
No meio disto o lapis de cor e' prejudicado. Prometo depois o compensar mais tarde...
La para Sabado ou Domingo ca estarei.

Parece que afinal...


A senhora do PS, Ana Gomes, que so' costuma dizer "asneiras" num tom agressivo e pouco agradavel ao ouvido mais sensivel, parece que afinal e' doce e subtil que nem uma rosa...
Se nao fosse amigo e nao confiasse no Pedro diria que nao acreditava, mas se ele o escreve...

Sobre a amalgama politica... Nao esta' esquecido mas vai demorar mais um pouco...

...
Vou jantar a casa, so' nao sei o que...
Momentos antes tive ao telefone com um colega de Doutoramento que esta' em Boston. Existe um restaurante portugues, bem perto do local para onde irei, que serve diarias, com boa comida, a precos bem acessiveis! YUPI!!!!!!!!!!!!!!

2003/12/03

A ler

a
O post de Jose Pacheco Pereira no abrupto sobre a amalgama ideologica.
Foi voce que pediu uma convergencia? Eu nao, nunca!!!!!!
Volterei a isto mais tarde!

2003/12/02

Adeus Michigan, olá Massachusetts


Pois bem enquanto uns fazem acusações disparatadas e pensam que descobrem a pólvora, ganhando o dia com isso (Dupont.), outros têm de tomar decisões difíceis e mudar de vida...
A partir de 1 de julho de 2004 vou deixar Ann Arbor e vou viver e trabalhar para Boston.
O chefe vai para Harvard e os seus estudantes vão também...
Ontem bastaram duas palavras para, mais uma vez, a minha vida mudar totalmente...
É a vida!! Mas gosto da vida com estas mudanças inesperadas!
No meio disto, andam uns todos contentes com um brilho nos olhos, boca cheia de acusações de hipocrisia e no fim com uma mão cheia de nada!
Como eu digo habitualmente, ESBARREM-ME!!!!

2003/12/01

O terrorista anónimo

a
Olha para o que eu digo e não para o que faço! Deve ser mais ou menos esta a frase do ditado popular.
Serão estas as palavras que Dupont & Dupond devem utilizar para justificar alguns posts seus. Senão vejamos, num post lançam o boato de que Albano Loureiro e Pedro Brás Marques almoçavam juntos e eventualmente discutiam a compra de um jornal, num outro acusam Luís Filipe Menezes de ser um terrorista para com Rui Rio. Em suma, num post criticam a atitude do autarca de Gaia e num outro utilizam a mesma fórmula para lançar um boato traquina e cheio de intenção... A única diferença é que uns assumem o que dizem enquanto outros há que necessitam de máscaras para dizer o que querem...
Será que temos aqui presente o terrorismo opinativo anónimo?...

Novo blog Bileiro

a
Tive conhecimento de um novo blog relacionado com Vila do Conde. Pena ser anónimo...
O seu post de abertura é engraçado, se bem como uma linguagem um pouco rasteira e com alguns palavrões...
Será que temos um omeupipi da política bileira?...

Joaquim de Almeida Salazar


Vinte e quatro. Vinte e quatro (24) é o título de uma série televisiva de sucesso da cadeia FOX que eu aprecio particularmente, embora não seja a minha favorita. Todas as terças pelas 21:00 a FOX lidera as audiências. Recentemente, esta série começou a ser transmitida em Portugal. Enquanto por cá se assiste aos momentos da quarta época, em Portugal a série dá os primeiros passos conseguindo, ao que parece, ter um público fiel. Como nota de curiosidade, esta quarta série apresenta a particularidade de ter Joaquim de Almeida a representar uma personagem central com um nome bem conhecido no domínio português, Salazar.

Dá-te asas


Não sei se ja experimentaram... Mas comigo funciona, embora me sinta um pouco desanimado, pois a asas não aparecem...Deve ser por não ser nenhum santo...
Mas sei que descobri um receita para curar resacas. Depois também resulta na estimulação da pessoa de forma a aguentar um dia cansativo e monotono em termos de trabalho.
...
Existem muitos pontos de vista idênticos entre mim e o Paulo Gorjão. Neste caso tenho uma opinião similiar e assinava mesmo o seu post sobre Mário Soares (I). Aconselho a sua leitura.
Confesso que esperava um pouco mais do Causa Nossa. Com a palete de notáveis da esquerda que possuí esperava que fosse mais interventivo e que marcasse a agenda de discussão de temas. Tem seguido na onda e pouco tem inovado. Esperemos que melhore.
Já é habitual mas, não consigo deixar de referir o excelente artigo de António Barreto sobre o PEC. VEr por aqui.
De referir a qualidade elevada de todos os textos do Glosas. Aconselho vivamente uma passagem diária por este blog. Na minha opinião, o Daniel deveria enviar alguns dos seus textos para jornais com impacto nacional. Se eles já publicaram alguns meus, de certeza de que os seus serão alvo de atenção. Não custa nada, Daniel, é so mandar, fazer mal não faz!

Arquivo do blogue